FAVORITAR
FecharPlease login

Tabela Verdade: Uma ótima ferramenta para eletrônica digital

tabela verdade

ÍNDICE DE CONTEÚDO

Introdução

Nos circuitos digitais, quando realizamos alguma operação lógica, nós estamos observando o impacto das entradas na saída. Como os valores podem ser apenas 0 ou 1 é possível mapear todas as combinações de entradas e definir uma saída para cada um delas. 

Esse procedimento é conhecido como Tabela Verdade. Neste artigo vamos conhecer mais desta técnica.

Tabela verdade

Uma tabela-verdade é um método para descrever como a saída de um circuito lógico depende dos níveis lógicos das entradas do circuito.

Antes mesmo de saber do que se tratava uma tabela verdade, observamos seu conceito ser aplicado nos artigos Álgebra Booleana e Portas Lógicas. Para relembrar, na Tabela 1 nós temos a tabela verdade da operação AND.

ABAB
000
100
010
111
Tabela 1 – Tabela verdade da operação AND.

Note que, conforme conceituamos, na tabela nós temos a combinação de todas as entradas e as saídas que elas geram. 

As tabelas verdade de todas as operações e porta lógicas básicas já foram vistas nos artigos Álgebra Booleana e Portas Lógicas. Mas é preciso esclarecer que a tabela verdade contempla qualquer lógica criada para um circuito digital.

Assim, por exemplo, temos a Tabela 2 cujo a lógica para se obter a saída X não corresponde a tabela verdade de nenhuma operação lógica básica (AND, OR, NOT, NAND, XOR, etc). 

ABX
001
100
011
110
Tabela 2 – Tabela verdade com 2 entradas.

No entanto, a Tabela 2 pode ser a solução para um problema específico e será muito útil para sua resolução.

As tabelas verdade podem ter 2, 3, 4, inúmeras entradas. Isso pode ser visto na Tabela 3, em que a tabela possui 3 entradas.

ABCX
0000
0011
0101
0110
1000
1010
1100
1111
Tabela 3 – Tabela verdade com 3 entradas.

Observando a Tabela 2 vemos que há quatro linhas para uma tabela verdade de duas entradas e na Tabela 3 vemos que há oito linhas para uma tabela verdade de três entradas. Ou seja, o número de combinações de entrada é igual a 2N para uma tabela verdade de N entradas.

Além disso, a lista das combinações possíveis é uma sequência de contagem binária, o que facilita o preenchimento da tabela.

Referências

TOCCI, R.; WIDMER, N.; MOSS, G. Sistemas Digitais – Princípios e Aplicações. [S.l.]: Pearson Education Limited, 2011.

Outros artigos da série

<< Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Portas LógicasTeoremas de De Morgan >>
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Home » Hardware » Sistemas Digitais » Tabela Verdade: Uma ótima ferramenta para eletrônica digital

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS