FAVORITAR
FecharPlease login

Sai a nova lista dos mais poderosos supercomputadores

A 63ª edição da TOP500, lista dos 500 mais poderosos supercomputadores do mundo, mostra que o Frontier, do Oak Ridge National Laboratory, no Tennessee, segue liderando esse ranking.

No entanto, ele não é mais a única máquina exascale da lista, tendo a segunda colocada, o Aurora, do Argonne Leadership Computing Facility, em Illinois, também atingido essa capacidade de processamento.

Tanto o Frontier quanto o Aurora podem executar mais de um exaflop — ou um quintilhão de operações por segundo, sendo por isso chamados supercomputadores exascale – um quintilhão são 10 elevado à 18ª potência. 

Máquinas como essas são utilizadas para pesquisas nas áreas militar, climática, inteligência artificial e medicina em nível molecular, principalmente.

Estão nos Estados Unidos cerca de um terço dos 500 maiores supercomputadores, dentre eles os três primeiros da lista. O japonês Fugaku está em 4º lugar e o LUMI, instalado na Finlândia é o 5º; já a China tem 16% dos maiores.

No dia 25 de Junho de 2024, ocorrerá o “Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2024“, no Holiday Inn Anhembi — Parque Anhembi, São Paulo–SP.

Garanta seu ingresso

A 63ª edição da TOP500 mostra que processadores Intel, AMD e IBM são os mais comumente utilizados nessas máquinas

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Comentários:
Notificações
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Home » Notícias » Sai a nova lista dos mais poderosos supercomputadores

EM DESTAQUE

WEBINARS

LEIA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste:
Nenhum resultado encontrado.


Seminário de
Sistemas Embarcados e IoT 2024
 
Data: 25/06 | Local: Hotel Holiday Inn Anhembi, São Paulo-SP
 
GARANTA SEU INGRESSO

 
close-link