FAVORITAR
FecharPlease login

Microsoft e OpenAI devem construir um mega supercomputador

Segundo rumores que correm pelo mercado, a Microsoft e a OpenAI estariam trabalhando juntas em um gigantesco data center para abrigar um supercomputador com milhões de GPUs, voltado à IA.

O portal The Information relata que o projeto poderia custar “mais de US$ 115 bilhões” e que o data center, que vem sendo chamado “Stargate”, ficará localizado   nos Estados Unidos, sendo sua construção bancada pela Microsoft.

O Stargate seria o maior de uma série de data centers (e supercomputadores) que as duas empresas esperam construir nos próximos anos, e as empresas esperam tê-lo funcionando até 2028.

A OpenAI e a Microsoft estão construindo esses supercomputadores em fases, diz o The Information, e o Stargate seria um sistema que sucederia uma máquina de uma fase anterior, menos poderosa, mas que custaria menos e poderia ser lançada em 2026. 

Esses sistemas consumiriam tanta energia que   a Microsoft e a OpenAI estariam considerando utilizar fontes alternativas de energia, como a nuclear – segundo o portal CNBC, no segundo semestre de 2023 a Microsoft pretendia contratar um executivo para liderar o processo que pode levar ao uso de pequenos reatores nucleares próprios para alimentar (e refrigerar) os datacenters onde residiriam suas aplicações de inteligência artificial. 

No dia 25 de Junho de 2024, ocorrerá o “Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2024“, no Holiday Inn Anhembi — Parque Anhembi, São Paulo–SP.

Garanta seu ingresso

Parece que as empresas também estão usando esse de projeto para se tornarem menos dependentes da Nvidia; no ano passado, a Microsoft apresentou seu processador ARM   de 128 núcleos e sua GPU Maia 100, voltados para IA. No início deste ano, o Embarcados informou que o CEO da OpenAI, Sam Altman, pretendia construir chips para IA e estava buscando levantar até US$ 7 trilhões para construir foundries para produzi-los. 

Os detalhes e certeza acerca do projeto ainda são poucos, mas faz sentido que essas empresas procurem depender menos da Nvidia, não só para terem certeza de que terão o material que precisam no momento adequado, mas também para não deixar essa última se tornar ainda mais poderosa. 

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Comentários:
Notificações
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Home » Hardware » Microsoft e OpenAI devem construir um mega supercomputador

EM DESTAQUE

WEBINARS

LEIA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste:
Nenhum resultado encontrado.


Seminário de
Sistemas Embarcados e IoT 2024
 
Data: 25/06 | Local: Hotel Holiday Inn Anhembi, São Paulo-SP
 
GARANTA SEU INGRESSO

 
close-link