Implementação do MQTT utilizando .NET para comunicação com ESP32 – Parte 2

Este post faz parte da série MQTT utilizando .NET Core. Leia também os outros posts da série:

Este artigo é a continuação do artigo Implementação do MQTT utilizando .NET para comunicação com ESP32 , onde descrevo como criar um servidor com broker MQTT utilizando .NET Core. Neste artigo apresentarei como é possível testar o broker e por fim, a integração com o ESP32.

Teste do Broker

 Para testar a conexão com nosso broker, utilizarei o aplicativo para Android “IoTMQTTPanel”, você pode encontrá-lo aqui.

Com o aplicativo devidamente instalado, crie uma conexão clicando no ícone “+” como mostrado na figura abaixo.

Implementação do MQTT utilizando .NET
Figura 1: Tela de Conexões – Fonte: Autoria própria

    Após pressionar o botão de criação, uma tela de configuração semelhante à figura abaixo aparecerá.

Implementação do MQTT utilizando .NET
Figura 2: Tela de cadastro de conexão – Fonte: Autoria própria

    Agora é o momento de configurar a conexão. No campo Connection Name insira o nome que desejar para a conexão, no campo Broker Web/IP Address insira o endereço IP da máquina onde o servidor está sendo executado. Em Port Number digite o valor 1883. No campo Network Protocol Selecione TCP. A figura abaixo exemplifica a configuração.

Implementação do MQTT utilizando .NET
Figura 3: Tela de conexão preenchida – Fonte: Autoria própria

    Para finalizar a configuração, crie uma dashboard clicando no botão “Create”. Com a dashboard criada, você deve conseguir ver a tela de conexões semelhante à figura abaixo.

Implementação do MQTT utilizando .NET
Figura 4: Tela gestão de conexões – Fonte: Autoria própria

    Selecione a conexão criada, adicione um painel “Text Input” na dashboard. O painel deve ser configurado como mostrado na figura abaixo.

Implementação do MQTT utilizando .NET
Figura 5: Cadastro de panel – Fonte: Autoria própria

Na figura acima, configuramos o Panel para enviar as mensagens ao tópico “teste/topic1”. Neste momento, vamos enviar uma mensagem de teste para verificarmos o funcionamento do broker.

Figura 6: Envio de mensagem – Fonte: Autoria própria

Verificando na saída do servidor MQTT temos.

Figura 7 Recebimento de mensagens – Fonte: Autoria própria

Com isso podemos verificar que o servidor .NET está funcionando, pois, havíamos inserido o comando para exibir os dados recebidos no teste/topic1. Para facilitar a observação das mensagens enviadas ao tópico, adicionaremos o Panel Text Log na dashboard. Clique no ícone “+” e adicione o Panel e o configure da seguinte forma.

Figura 8: Cadastro de panel – Fonte: Autoria própria

Integração do ESP32

Para validar a conexão com o ESP32, desenvolveu-se um código simples o qual pode ser encontrado aqui, sendo também exposto abaixo.

    Para a correta execução do programa, defina as constantes SSID e PASSWORD com as informações da rede Wi-Fi a qual o ESP32 deverá conectar. Defina também a constante BROKER_MQTT com o endereço IP do broker MQTT.

    O funcionamento do firmware de teste é bem simples, basicamente configuramos a conexão Wi-Fi do módulo e em seguida, estabelecemos a conexão com nosso broker MQTT. Na função de loop, verificamos a cada 2 segundos o status das conexões e publicamos a mensagem “Aqui eh o ESP32” no tópico teste/topic1.

A figura abaixo exibe as mensagens recebidas no broker.

Figura 9: Recebimento de mensagens – Fonte: Autoria própria

    A próxima imagem exibe as mensagens recebidas no aplicativo de testes.

Figura 10 Recebimento de mensagens no aplicativo – Fonte: Autoria própria

Conclusão

O MQTT tornou-se uma tecnologia popular no mercado IOT, possuindo suporte para diversas linguagens de programação. Este artigo apresentou como implementar a comunicação MQTT no .NET Core utilizando a biblioteca MQTTnet, mostrando o quão simples é criar um broker e estabelecer conexão com este. 

Com os resultados obtidos, tornou-se evidente que o uso da biblioteca MQTTnet é uma solução interessante aos desenvolvedores .NET que desejam implementar o MQTT em suas aplicações.

Outros artigos da série

<< Implementação do MQTT utilizando .NET para comunicação com ESP32 – Parte 1

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Home » Comunicações » Implementação do MQTT utilizando .NET para comunicação com ESP32 – Parte 2
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste: