Fontes do mercado dão conta que a Huawei está se preparando para lançar o Ascend 910C, um chip de inteligência artificial voltado para o mercado chinês e projetado para competir com produtos da Nvidia, como o já existente HGX H20 e o B20, baseado em Blackwell, que deve ser lançado em breve. De acordo com o Wall Street Journal, a empresa já forneceu amostras do novo chip a parceiros como Baidu, ByteDance e China Mobile.
Segundo a Huawei, o dispositivo é comparável ao H100, o produto de última geração da Nvidia. Dylan Patel, da empresa de pesquisas especializada em semicondutores e hardware SemiAnalysis, acredita que o 910C representa um avanço significativo, mas não entrou em maiores detalhes.
A demanda potencial pelo novo chip é grande, e acredita-se que os pedidos podem superar 70 mil unidades, avaliadas em cerca de US$ 2 bilhões, disse o Wall Street Journal – a Huawei pretende iniciar as entregas em outubro.
No início deste ano, Dylan Patel estimou que a Huawei poderia vender cerca de 550 mil unidades do Ascend 910B em 2024. No entanto, há rumores dando conta que o chip apresentou defeitos, o que gerou atrasos.
Além disso, a Huawei enfrenta problemas na produção do dispositivo, que será fabricado pela SMIC (Semiconductor Manufacturing International Corporation) uma das maiores foundries do mundo, com sede na China. Esses problemas teriam sido causados por sanções aplicadas pelos Estados Unidos, que prejudicam os trabalhos da SMIC.
Embarcados Experience 2024: Evento Presencial
Participe do Embarcados Experience 2024 em São Paulo. Conhecimento técnico, palestras, workshops e oportunidade de networking com profissionais experientes.
Embora limitada pelos controles de exportação, a Nvidia continua a vender a empresas chinesas versões menos poderosas de suas GPUs de IA, como a HGX H20. Em função disso, essas empresas acabam encontrando dificuldades para competir em muitos mercados, dificuldades essas que podem, ao menos em tese, serem superadas com o uso da Ascend 910C.
A rivalidade entre Huawei e Nvidia no mercado chinês está aquecida; se a Huawei puder aumentar rapidamente a produção do Ascend 910C, a Nvidia poderia perder mercado na China, como tem acontecido no caso de GPUs menos potentes. Para evitar que isso aconteça, a Nvidia continua a desenvolver GPUs especificamente projetadas para cumprir as regras de exportação fixadas pelo governo americano.
Sem dúvida é uma briga interessante!