FAVORITAR
FecharPlease login

Decodificadores e Codificadores

Introdução

Por mais simples que seja, circuitos combinacionais podem formar elementos com aplicações úteis e diversas. Neste artigo vamos estudar o que são decodificadores e codificadores e entender seu funcionamento.

Decodificador

Um decodificador é um circuito lógico capaz de converter um conjunto de entradas que representa um número binário de N bits em M linhas de saída. Porém, cada linha de saída será ativada somente uma por vez.

Em outras palavras, o decodificador analisa as N entradas, determina o número binário e ativa a saída correspondente ao número de entrada. Lembrando que todas as demais saídas permanecem desativadas.

Na Figura 1, vemos o diagrama geral de um decodificador com N entradas e M saídas. Como cada uma das N entradas pode ser 0 ou 1, existem 2N combinações possíveis. E para cada uma delas haverá somente uma das M saídas ativadas, ou seja, em nível lógico alto, todas as outras estarão em nível baixo. 

Figura 1 – Diagrama geral de um decodificador
Fonte: Adaptado de (TOCCI, 2011).

É preciso dizer que muitos decodificadores são projetados para gerar saídas ativas em nível baixo, onde somente a selecionada estará em nível baixo e todas as outras estarão em nível alto. Isso será indicado pela presença de um símbolo de bolinha na saída do decodificador, semelhante a usada quando temos um NOT no circuito.

Existem alguns decodificadores que não utilizam todas as 2N possibilidades de códigos de entrada, somente uma determinado número delas. Por exemplo

Alguns decodificadores não usam as 2N possibilidades de códigos de entrada, mas apenas um determinado número delas. Um bom exemplo disso é um decodificador BCD para decimal que conta com um código de entrada de quatro bits e dez linhas de saída que correspondem aos dez grupos do código BCD (0000 a 1001). Assim, decodificadores desse tipo normalmente são projetados, de modo que, se a entrada não estiver dentro daquele intervalo nenhuma das saídas será ativada. 

Codificador

Enquanto os decodificadores recebem uma entrada e produz um nível lógico alto (ou baixo) em uma saída. O codificador faz o processo oposto da decodificação.

Um codificador tem número M de linhas de entrada, onde somente uma é ativada por vez, e produz uma saída composta por N bits e essa saída depende de qual entrada está ativada. A Figura 2 mostra o diagrama geral para um codificador com M entradas e N saídas.

Figura 2 – Diagrama geral de um codificador
Fonte: Adaptado de (TOCCI, 2011).

É importante se atentar que as entradas são ativadas em nível lógico alto, logo elas estão em default em nível baixo.

Referências

TOCCI, R.; WIDMER, N.; MOSS, G. Sistemas Digitais – Princípios e Aplicações. [S.l.]: Pearson Education Limited, 2011.

Outros artigos da série

<< Circuitos CombinacionaisCódigo BCD – Eletrônica digital >>
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Home » Hardware » Sistemas Digitais » Decodificadores e Codificadores

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS