O circuito integrado 555 é um dos CIs mais utilizados pela indústria, devido à sua versatilidade. Quando o projeto necessita de temporização ou um circuito oscilador, o 555 pode ser a escolha certa.
Esse circuito integrado foi criado nos anos 70 e até hoje continua sendo produzido. Possui 8 pinos, conforme exibido na figura 1, e o seu circuito interno é exibido na figura 2.
Dependendo da forma de montagem, ele pode trabalhar em 3 modos:
- Modo monoestável: funciona como um disparador podendo ser utilizado como temporizador, detector de pulsos, etc;
- Modo astável: funciona como um oscilador, podendo ser utilizado para gerar pulsos para uma aplicação, alarmes, piscar leds, etc;
- Modo biestável: funciona como um flip-flop. Nesse modo podem ser criados interruptores imunes a ruído e aplicações que necessitem ligar ou desligar equipamentos.
Para facilita o aprendizado do circuito integrado 555, a seguir são apresentadas 2 aulas, desenvolvidas por Wagner Rambo da WR Kits em seu canal no Youtube, que abordam detalhadamente o 555 como funciona o circuito integrado 555 e como utilizá-lo.
Circuito integrado 555 em operação monoestável (timer)
Nesse vídeo é apresentado de forma fácil e ilustrativa como funciona o circuito integrado 555 em sua operação monoestável, atuando como temporizador.
Aprenda a projetar um timer
Nesse vídeo é apresentado como projetar um timer para aplicações práticas, desde o cálculo dos componentes até os testes em laboratório.
Para mais vídeos sobre o assunto, acesso o canal do WR Kits no Youtube e bons estudos!
Qualquer dúvida deixe seu comentário ou acesse o fórum e deixe sua pergunta.
Imagem de destaque: wikipedia









Trago comigo um fato na minha carreira profissional que foi muito, vamos dizer, engraçada. Trabalhei em uma indústria de Semicondutores aqui no Brasil (pode acreditar) a S!D Microeletrônica em que um dos seus produtos era este, o famoso 555. Fabricávamos este produto e vendíamos muito, mas ele apresentava um defeito que somente a engenharia sabia, quando o componente era configurado como oscilador para trabalhar na frequência de 17kHz ele entrava em HALT, ou seja parava de oscilar. Diversos engenheiros da empresa se empenhava para solucionar o problema, mas todo esforço era em vão e não se achava a causa do… Leia mais »