FAVORITAR
FecharPlease login

Arm vai entrar no mercado de chips para inteligência artificial

A Arm, gigante do design de chips, deve entrar no mercado de chips para inteligência artificial, lançando seu primeiro produto no próximo ano.

Essa decisão da Arm é vista como parte de uma iniciativa da empresa que a controla, o grupo SoftBank, que pretende transformar-se   em uma potência na área de IA. Embora a Arm seja uma empresa com ações na bolsa, a SoftBank, uma corporação multinacional japonesa de telecomunicações e internet, ainda detém aproximadamente 90% de seu capital.

O jornal japonês Nikkei Asia informou que a Arm criará uma divisão de chips de IA, devendo construir um protótipo no primeiro semestre de 2025. A produção será terceirizada, ficando a cargo de empresas como a taiwanesa TSMC, e deve começar no final do mesmo ano.

A Arm arcará com os custos iniciais de desenvolvimento, estimados em cerca de US$ 650 milhões, aos quais se juntarão valores aportados pela SoftBank. Segundo o jornal, quando os chips passarem a ser produzidos em escala industrial, a nova divisão poderá transformada em mais uma empresa do grupo   SoftBank.

A Arm já projeta chips usados em smartphones e também unidades de processamento gráfico (GPUs), mas a   área de IA é uma novidade    para a empresa. Atualmente sua maior fonte de receita são os royalties recebidos em função de chips produzidos a partir de seus projetos.

No dia 25 de Junho de 2024, ocorrerá o “Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2024“, no Holiday Inn Anhembi — Parque Anhembi, São Paulo–SP.

Garanta seu ingresso

O presidente-executivo da SoftBank, Masayoshi Son, está conduzindo esse projeto, pretendendo que a empresa passe a atuar também nas áreas de   data centers e robótica. Esses data centers, equipados com os novos chips, seriam construídos nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oriente Médio já em 2026, e seriam alimentados por    parques eólicos e usinas de energia solar, também de propriedade da empresa.

Os planos são ambiciosos, mas o que ainda não se sabe é se  a Arm disponibilizará seus novos produtos para seus clientes atuais e como esses clientes reagirão à entrada da empresa no mercado de chips de IA. 

Os planos da SoftBank de construir data centers usando seus próprios chips de IA também a farão competir com empresas como Amazon Web Services   e Microsoft, que   utilizam arquitetura Arm para processadores. 

Esperam-se muitas emoções nessa área.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Comentários:
Notificações
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Home » Notícias » Arm vai entrar no mercado de chips para inteligência artificial

EM DESTAQUE

WEBINARS

LEIA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste:
Nenhum resultado encontrado.


Seminário de
Sistemas Embarcados e IoT 2024
 
Data: 25/06 | Local: Hotel Holiday Inn Anhembi, São Paulo-SP
 
GARANTA SEU INGRESSO

 
close-link