FAVORITAR
FecharPlease login

Amazon anuncia novo chip para cloud computing

A Amazon acaba de anunciar um novo chip de inteligência artificial (IA) para seu serviço de computação em nuvem, deixando claro que sua briga com a Microsoft nesses mercados está esquentando.

O CEO da Amazon Web Services (AWS), Adam Selipsky, anunciou o Trainium2, a segunda geração de chips projetados para treinar sistemas de IA; o executivo disse que o novo chip é quatro vezes mais rápido que seu antecessor, ao mesmo tempo que é duas vezes mais eficiente em termos energéticos, tema cada vez mais relevante no campo dos sistemas embarcados.

O lançamento do novo produto da AWS ocorre semanas depois que a Microsoft anunciou seu próprio chip de IA, o chamado Maia. O Trainium2 também competirá com os chips de IA do Google, que oferece seu Tensor Processing Unit (TPU) a seus clientes desde 2018.

Selipsky disse que a AWS começará a entregar os novos chips no próximo ano; a proliferação de chips personalizados ocorre em meio a uma luta para fornecer mais poder de computação para viabilizar os Large Language Models (LLMs) que são a base de serviços como o ChatGPT e similares.

Todos esses chips são, de alguma forma, concorrentes dos produtos da Nvidia, líder de mercado em chips de IA, cujos produtos estiveram em falta nos últimos tempos. 

Selipsky também anunciou a geração 4 de seu processador Graviton, afirmando que este é 30% mais rápido que seu antecessor. O anúncio foi feito semanas depois que a Microsoft lançou seu processador Cobalt, projetado para competir com os Graviton.

Como costumamos dizer, é briga de cachorro (muito) grande…

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Home » Hardware » Amazon anuncia novo chip para cloud computing

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Comentários:
Notificações
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:
Nenhum resultado encontrado.