ÍNDICE DE CONTEÚDO
As infraestruturas de rede 2G e 3G estão sendo desativadas em todo o mundo para acomodar a tecnologia 4G e 5G. Essas redes já foram desligadas em países como EUA e Austrália. No entanto, na Europa, a expectativa é que as redes sejam desativadas até o final de 2025, enquanto na América Latina e na Ásia, essas redes devem estar disponíveis até o final de 2026. Muitos casos de uso de telemetria e rastreamento de ativos utilizam redes 2G e 3G. Para evitar interrupções, esses produtos devem ser atualizados para 4G ou 5G antes que o desligamento seja concluído. A categoria 1 (Cat. 1) do 4G permite que dispositivos de telemetria e de rastreamento atuem com baixa latência e recursos de roaming para mobilidade contínua. Além disso, o 4G Cat. 1bis oferece os mesmos benefícios a um custo menor, ao mesmo tempo em que permite que os dispositivos sejam desenvolvidos com a necessidade de apenas uma antena.
O que você aprenderá nesse webinar:
- O que significa o desligamento das redes 2G e 3G para aplicações IoT, como telemática e rastreamento de ativos
- As vantagens e desvantagens de Cat. 1 e Cat. 1bis
- Como escolher o melhor caminho de migração de 2G/3G e evitar interrupções no serviço
Apresentação
André Martins – CEO (NLT)
Graduado em Administração de Empresas e Engenharia de Telecomunicações, passou desde cedo por várias empresas de porte como White Martins, GLOBOSAT e NET. Com forte atuação no mercado de telecomunicações e tecnologia, principalmente em empresas em estágio de lançamento e aceleração, André teve relevante papel no lançamento das operadoras Angola Cables (cabos submarinos), On Telecom (FWA 4G) e Acom Comunicações (adquirida pela Sky). Atualmente, lidera a NLT (operadora de telecomunicações SMP/SCM), operadora focada em conectividade IoT através de redes celulares e LoRaWAN. Além disso, é professor de tecnologia da Startse University e atua de maneira relevante em associações como Telcomp e ABINC.
Erich Sander – Engenheiro de Aplicação de Campo (Telit Cinterion)
FAE da Telit Cinterion, com mais de 20 anos de experiencia na indústria de telecomunicações e 15 anos na automação industrial. Sólida experiência em aplicações de IoT/M2M para redes móveis LTE, 3G e 2G.