ÍNDICE DE CONTEÚDO
Segundo a ABRAMET, 80% das causas de acidentes de trânsito de 2022 estavam relacionadas aos fatores humanos, sendo fadiga e sonolência alguns dos principais fatores. Neste webinar apresentaremos uma solução IoT baseada em Android Automotive para detecção de situações de perigo relacionadas à fadiga e sonolência.
A sonolência é identificada na Jetson utilizando técnicas de Edge Analytics. Primeiramente, a partir dos frames de uma câmera comunicando com a Jetson, é detectada a face, e com a face detectada, são encontrados landmarks dos olhos e boca. Então, é calculado os índices de sonolência através da distância entre estes landmarks.
A Jetson se comunica via GPIO com uma Raspberry Pi 4B sinalizando quando é detectado um evento de sonolência. O sistema operacional usado na Raspberry foi o Android Automotive 11, o qual é baseado na arquitetura do AOSP, incluindo driver, HAL, serviço de framework e aplicativos. O sinal de GPIO que chega à Raspberry é abstraído pelo sistema e tratado pelo aplicativo Android desenvolvido especificamente para a solução.
O sistema Android também coleta outros dados do veículo (ex. Velocidade), emite alertas sonoros ao motorista em situações de perigo e envia todas as informações para a Cloud.
Por fim, na Cloud, realizamos Analytics do comportamento do condutor ao longo do tempo.
Apresentação
Geise Santos – Cientista da dados e Especialista em Machine Learning / Instituto de Pesquisas Eldorado
Doutora em Ciência da Computação pela Unicamp, com foco em ciência de dados e aprendizado de máquina. Trabalha atualmente como analista nas áreas de ciência/engenharia de dados, aprendizado de máquina e IoT no Instituto de Pesquisas Eldorado.
Álison Venâncio – Analista de Software Embarcado / Instituto de Pesquisas Eldorado
Engenheiro de Computação pela Universidade Federal do Amazonas e especialista em sistemas embarcados, possui experiência com sistemas embarcados desde 2012. Trabalha atualmente no Instituto de Pesquisas Eldorado com desenvolvimento de atualizações de celulares Motorola com Android.