ÍNDICE DE CONTEÚDO
O SimpleCV é um framework open source para o desenvolvimento de aplicativos de visão computacional. Esse framework faz uso de diversas bibliotecas diferentes, dentre elas o OpenCV. Essa ferramenta é, ao mesmo tempo, simples e poderosa. Como o desenvolvimento é feito em Python, é muito prático, rápido e, por isso, ótimo para fazer programas curtos e/ou protótipos. Pode-se desenvolver por meio de scripts ou de um shell interativo, como no Matlab, o que é muito prático para tarefas simples.
O projeto é bem documentado com muitos tutoriais e exemplos, existindo ainda um livro dedicado a ele. Na página do projeto existe ainda um fórum de ajuda bem ativo onde você pode encontrar todo tipo de ajuda.
Instalando o SimpleCV
Como dito anteriormente, o SimpleCV usa o OpenCV e por isso você precisa tê-lo instalado no seu PC. Um outro artigo de minha autoria, que pode ser acessado em [2], explica como instalá-lo no Ubuntu. Uma ressalva é que, na data em que este post estava sendo publicado, o SimpleCV não era compatível com o OpenCV 3.0. Neste tutorial instalaremos o OpenCV 2.4.9 e usaremos SimpleCV 1.3 para a nossa experiência.
1) Vamos primeiro instalar algumas dependências. Digite no terminal o seguinte comando:
1 |
sudo apt-get install ipython python-opencv python-scipy python-numpy python-pygame python-setuptools python-pip |
2) Faça o download da última versão no link aqui. Você também pode fazer o download do projeto direto do github no link se preferir.
3) No diretório onde foi salvo o arquivo, digite os seguintes comandos no terminal:
1 |
$ sudo dpkg -i ./SimpleCV-1.3.deb |
Ou:
1 2 3 4 |
$ git clone https://github.com/sightmachine/SimpleCV.git $ cd SimpleCV/ $ sudo pip install -r requirements.txt $ sudo python setup.py install |
4) Para testar é simples! Basta seguir a sequência de comandos abaixo:
1 2 3 4 5 6 |
$ mkdir test_simplecv $ cd test_simplecv $ wget https://embarcados.com.br/wp-content/uploads/2014/08/lena_result-e1408715225232.png $ simplecv SimpleCV:1>img = Image("lena_result-e1408715225232.png") SimpleCV:1>img.show() |
Se tudo estiver correto, a clássica imagem de Lenna Soderberg será apresentada:
Conclusão
Como visto, SimpleCV é realmente muito simples e intuitivo. Nos próximos posts iremos trabalhar com essas três ferramentas – Octave, OpenCV e SimpleCV -, apresentando algumas teorias e implementando-as na prática.
Referências
Fonte da Imagem de destaque: https://simplecv.org/
Fonte da Figura 1: https://tutorial.simplecv.org/en/latest/_images/lenna.png