FAVORITAR
FecharPlease login

Microcontroladores STM32C0 — 32 bits para soluções de 8 bits

A nova família de microcontroladores STM32C0 da STMicroelectronics pertence às soluções de baixo custo e é uma continuação da série STM32G0, fabricada com tecnologia de 90nm e sendo pino a pino compatível. Ela preenche perfeitamente a lacuna entre soluções de 8 ou 16 bits e microcontroladores mais poderosos de 32 bits.

Aparentemente a STMicroelectronics pretende substituir os chips de 8 bits ao introduzir o STM32C0 com núcleo ARM Cortex-M0+ a uma frequência de clock de 48MHz. Assim, os engenheiros que desenvolviam aplicações com microcontroladores de 8 ou 16 bits agora podem facilmente atualizar seus projetos e migrar para o STM32C0 com um impacto limitado na estrutura de custos e com suporte do comprovado ecossistema STM32.

Microcontroladores STM32C0

Confira neste artigo todos os recursos da familia de microcontroladores STM32C0, ecossistema e ferramentas de desenvolvimento.

Recursos da série de Microcontroladores STM32C0

Ao preencher a lacuna entre os MCUs de 8 ou 16 bits e os MCUs de 32 bits de maior desempenho, o STM32C0 oferece acesso aos benefícios dos designs STM32. Alimentado pelo núcleo Arm® Cortex®-M0+, operando a 48MHz, o STM32C0 permite que os desenvolvedores façam mais com menos.

No dia 25 de Junho de 2024, ocorrerá o “Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2024“, no Holiday Inn Anhembi — Parque Anhembi, São Paulo–SP.

Garanta seu ingresso

  • Para os desenvolvedores que trabalham com MCUs de 32 bits, o STM32C0 ajudará a reduzir os custos, graças ao seu preço atrativo e à Lista de Materiais Otimizada (BOM), sem comprometer a qualidade do design.
  • Para os projetistas que desenvolvem aplicações geralmente atendidas por MCUs de 8 ou 16 bits, o STM32C0 permite que você atualize seu projeto com um impacto limitado em sua estrutura de custos e suporte adicional graças a um ecossistema STM32 comprovado.
  • Ideal para aplicações em linha branca, dispositivos industriais e dispositivos de consumo.
  • Possuem política de longevidade de 10 anos, com um compromisso renovado anualmente. Assim como os outros MCUs da ST.
Microcontroladores STM32C0

Além do núcleo Cortex M0+ de 48MHz, com um desempenho computacional de 44 DMIPS, oferece também até 32kB de memória FLASH e de 6 a 12kB de SRAM, um módulo DMA de 3 canais, uma ampla variedade de funções de sistema, I/O estendidas e diversos periféricos. O core arm Cortex M0+ oferece também robustez de segurança da plataforma, com Unidade de Proteção de Memória (MPU) integrada.

Microcontroladores STM32C0

As interfaces de comunicações comuns estão presentes no STM32CO:

  • 2x USART,
  • 1x I2C,
  • 1x SPI
  • 1x I2S;

E recursos poderosos como:

  • 1x ADC de 12 bits com taxa de amostragem de 2,5MSps e até 19 canais,
  • 1x RTC com alarme,
  • 1x temporizador PWM avançado de 16 bits,
  • 4x temporizadores de propósito geral de 16 bits,
  • 2x temporizadores watchdog
  • 1x temporizador SysTick.

Microcontroladores STM32C0

Possui uma otimização do consumo dinâmico de energia combinada com modos de economia de energia (Sleep, Stop, Standby, Shutdown) permitindo aplicações com baixo consumo de energia. O consumo de energia na maioria das situações é menor do que nos microcontroladores STM8L, reconhecidos por essa característica.

Mais alguns recursos em destaque:

  • A interface de programação/depuração é a serial wire debug (SWD). Além disso, possui, bootloader de fábrica que pode ser via USART ou I2C.
  • A faixa de tensão de alimentação dos microcontroladores é de 2,0V a 3,6V. Existem opções em três faixas de temperatura de operação: -40°C to 85°C/105°C/125°C.
  • Possui boa capacidade de corrente no I/O chegando a 20mA (Sourced e Sunk). Corrente máxima para todos os pinos 80mA (Sourced e Sunk).

O STM32C0 ainda reduz o custo do BOM ao mínimo. Possui oscilador interno de alta velocidade com RC com alta precisão de 1% e alimentação única, reduzindo a quantidade de componentes necessários em volta do MCU.

Estão disponíveis 5 tipos de encapsulamentos, que vão de 8 a 48 pinos. Além dos encapsulamentos padrões, como SON, TSSOP e LQFP, foram adicionados os pequenos encapsulamentos UFQFPN de 3x3x0,6mm e WLCSP de 1,42×1,7×0,6mm.

Essa variedade de opções de encapsulamentos permite que os desenvolvedores escolham a configuração que melhor se adapte às necessidades de seus projetos, oferecendo flexibilidade em termos de tamanho e recursos. Lembrando que por ser pino a pino compatível com a família STM32G0 e usar o mesmo ecossistema de software, fica fácil o update de projeto.

Microcontroladores STM32C0

Ecossistema de desenvolvimento para os Microcontroladores STM32C0

A família de microcontroladores STM32C0 tem total suporte ao ecossistema STM32CubeIDE, que combina um configurador gráfico (STM32CubeMX) e um ambiente de escrita de software e ferramentas de gravação/depuração (STM32CubeProgrammer).

A programação é baseada em uma biblioteca HAL de alto nível para interagir com os circuitos periféricos do microcontrolador e uma biblioteca LL de baixo nível relacionada às funções orientadas por hardware do STM32.

Microcontroladores STM32C0

O Azure RTOS da Microsoft foi adicionado ao ecossistema STM32CubeIDE, facilitando o design e desenvolvimento de soluções que necessitam de um RTOS no STM32C0.

Ferramentas de desenvolvimento

A STMicroelectronics disponibiliza alguns kits de desenvolvimento para os microcontroladores STM32C0:

Microcontroladores STM32C0

Spoiler: Estamos trabalhando em uma placa de desenvolvimento nacional, a Franzininho C0, que estará disponível em novembro desse ano. Se você tem interesse em adquirir essa placa, fique ligado nas novidades.

Microcontroladores STM32C0 - Franzininho C0

Enquanto isso, aproveite para testar o STM32C0 no simulador Wokwi: Simule projetos com STM32C0 no Wokwi

Aproveite também o treinamento online gratuito da ST para os microcontroladores STM32C0.

Saiba mais

Desbravando todo o potencial do STM32CubeProgrammer

STMicroelectronics oferece suporte completo para STM32 no Visual Studio Code

STLINK-V3PWR: Nova ferramenta de programação e depuração com medição de energia para microcontroladores STM32

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Comentários:
Notificações
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Home » Hardware » Microcontroladores STM32C0 — 32 bits para soluções de 8 bits

EM DESTAQUE

WEBINARS

LEIA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste:


Seminário de
Sistemas Embarcados e IoT 2024
 
Data: 25/06 | Local: Hotel Holiday Inn Anhembi, São Paulo-SP
 
GARANTA SEU INGRESSO

 
close-link