Após ter sido apresentado na CES 2014, o Intel Edison é tido como a maior aposta na Intel no segmento de baixo consumo aliado a computação de alto desempenho.
O artigo de Thiago Lima (disponível no link) destaca os aspectos iniciais do Intel Edison quando no momento do seu anúncio. Essa placa foi modificada e agora possui um novo design e circuito.
Até então, haviam poucos materiais, e o acesso à plataforma era restrito a alguns pesquisadores e instituições de ensino, o que mudou recentemente quando a Intel decidiu liberá-lo para o mundo no evento IDF14.
Com maiores detalhes disponíveis no link, basicamente a plataforma Intel Edison ficou definida como tendo:
-
Intel Atom SoC de 22nm com 2 cores, cada CPU com 2 threads a uma frequência de 500 MHz, somado a um processador Intel Quark (mesma linha do Galileo) de 32 bits a 100 MHz.
-
WiFi dual-band com Bluetooth 4.0 Low Energy
-
40 GPIOs
-
1GB RAM LPDDR3
-
4 GB eMMC
Inicialmente os módulos Intel Edison irão suportar desenvolvimento com Arduino, C/C++, seguidos de Node.JS, Python, RTOS e uma linguagem de programação visual que será liberada em um futuro próximo. E para os amantes de Linux, suporta Yocto 1.6 já de fábrica.
Embarcados Experience 2024: Evento Presencial
Participe do Embarcados Experience 2024 em São Paulo. Conhecimento técnico, palestras, workshops e oportunidade de networking com profissionais experientes.
Por se tratar de uma arquitetura x86, muitas distribuições Linux poderão se adaptar, ou até mesmo surgir com foco para esta plataforma. E como visto no caso das placas Intel Galileo doadas pela Microsoft, é possível que logo vejamos uma versão do Windows adaptada para este módulo.
Além disso, a Intel também destaca que o módulo Intel Edison inclui um framework de conectividade que permite comunicações interdispositivos envolvendo comunicação direta e com a nuvem.
O módulo Intel Edison em separado já se encontra disponível para venda, com destaque para a SparkFun por $ 49.95 no seguinte link.
A primeira leva de kits envolvendo o Intel Edison é caracterizada por pequenas placas que permitem uma funcionalidade básica, conectividade USB, entrada para energia e bateria, e até mesmo um módulo compatível com Arduino.
No site Maker Shed é possível adquirir o kit Intel Edison para Arduino por $ 107,00, que basicamente é o módulo com uma placa-base de suporte aos pinos de conectividade e fonte de alimentação.
Sobre essa placa de prototipação Arduino para Intel Galileo, podemos destacar as seguintes características:
-
20 pinos digitais para entrada/saída e 4 pinos como PWM
-
6 entradas analógicas
-
1 UART (RX/TX)
-
1 I2C
-
1 Conector ICSP de 6 pinos com SPI
-
Conector microUSB – USB Host
-
Conector microUSB – UART
-
Conexão com cartão SD
-
Entrada de alimentação DC 7V – 15V
Finalizando, a Intel destaca sua nova comunidade: “Intel Makers: What Will You Make?” com o lema “Make for Makers”, aonde é possível compartilhar conhecimentos, solucionar problemas e ganhar inspiração nessa nova onda da Internet das Coisas. (Disponível no link)
Confira o vídeo de unboxing feito pelo Embarcados:
Confira o vídeo de review feito pelo Embarcados:
Confira o vídeo de review feito pela SparkFun:
Maiores detalhes sobre a plataforma Intel Edison, documentação, links para compra, fóruns e suporte estão disponíveis no site da intel.
Muito bom! Artigo com grande detalhamento do Intel Edison.
Valeu aí!
😉
Muito didático o resumo!
Parabéns!