- Arquitetura de Conjunto de Instruções MIPS
- Primeira Instrução MIPS
- Compilação de Expressões no MIPS
- Convertendo uma instrução com Array no MIPS
- Armazenando um valor em Array no MIPS
- Instruções LW e SW com Array no MIPS
- Instrução IF Simples no MIPS
- Instrução IF Composto no MIPS
- Instrução SLT no MIPS
- Operações Lógicas no MIPS
- Operação Lógica AND no MIPS
- Operação Lógica OR no MIPS
- Operação Lógica NOT no MIPS
- Endereços de Memória no MIPS
- Operandos Imediatos e Constantes no MIPS
- Compilando Arrays com índice variável no MIPS
- Testando as instruções MIPS no MARS
- Executando um Array no MARS para MIPS
- Sinal e Overflow no MIPS
- Compilando instruções com ou sem Sinal, Overflow e Imediato no MIPS
- Compilando While no MIPS
- Compilando Switch/Case no MIPS
- Compilando Funções e Procedimentos no MIPS
- Compilando Procedimentos Recursivos e Aninhados no MIPS
- Detalhamento da Compilação de Procedimentos no MIPS
- MIPS: Instruções de Multiplicação
- MIPS: Instruções de Divisão
- MIPS: Subtração e outras instruções
- Compilando o comando FOR no MIPS
- Ponto Flutuante no MIPS
- Convertendo Código de Máquina em Assembly MIPS – Parte 1
- MIPS: Resolução dos exercícios – Parte 1
- MIPS: Resolução de Exercícios Parte 2
- Compilando Potência no MIPS
- Criando e Manipulando Matrizes no MIPS
Oi pessoal! Tudo bem com todos? Conseguiram resolver os exercícios que eu deixei no último artigo? Bom, quem conseguiu, parabéns! Quem não conseguiu, hoje vou explicar uma instrução nova que irá ajudar na resolução desses exercícios. Não se esqueçam de verificar os artigos anteriores para conseguir acompanhar o artigo de hoje, beleza? Bora então?
A Instrução SLT
SLT significa Set on less Than, ao pé da letra seria algo como comparar menor que, então essa instrução será muito utilizada em comparações entre registradores, para identificar quem tem o maior ou menor valor. A função desta instrução é comparar dois valores de dois registradores diferentes e atribuir o valor 1 a um terceiro registrador se o valor do primeiro registrador for menor que o valor do segundo registrador. Caso contrário, atribuir zero. A sintaxe é:
SLT registrador_temporário, registrador1, registrador2
O formato da instrução é:
OpCode | RS | RT | RD | SHAMT | FUNCT |
Código da Operação | Registrador Temporário | Registrador a ser comparado 2 | Registrador a ser comparado 1 | não usado | código da operação aritmética |
6 bits | 5 bits | 5 bits | 5 bits | 5 bits | 6 bits |
Vamos supor a seguinte instrução MIPS:
SLT $t0, $s1, $s2
Isso é o mesmo que:
$st0 = $s1 < $s2
O registrador temporário $t1 armazena o resultado da avaliação da expressão $s1 < $s2. Se for verdade que $s1 é menor que $s2, então, é atribuído ao registrador temporário o valor 1. Agora se o resultado da comparação entre os dois registradores for FALSO, ou seja, $s1 NÃO é menor que $s2, então, é atribuído ao registrador temporário o valor 0. O registrador temporário será utilizado por outra instrução, para realizar outra tarefa.
Exemplo
Considere o seguinte código em C:
1 2 3 4 |
if ( i < j ) a = b + c; else a = b – c; |
Vamos fazer a compilação desse trecho de código em C para MIPS, seguindo o nosso roteiro padrão:
- Linguagem de Montagem;
- Linguagem de Máquina;
- Representação e;
- Código de Máquina.
Considere a = $s0, b = $s1, c = $s2, i = $s3, j = $s4.
a) Linguagem de Montagem
linha | código |
1 | slt $t0, $s3, $s4 |
2 | bne $t0, $zero, ELSE |
3 | add $s0, $s1, $s2 #a = b + c; (se $t0 <> 0) |
4 | j Exit #desvia para exit |
5 | ELSE: sub $s0, $s3, $s4 #a = b – c; (se $t0 = 0) |
6 | Exit: |
Vamos entender o que acontece aqui. A Figura 1 apresenta o Fluxograma da instrução SLT. Para codificar em assembly mips if(i<j), primeiro é feita a comparação entre os registradores $s3 e $s4. Se a resposta for verdadeira, registrador $t0 receberá o valor 1. Se a resposta for falsa, então o registrador $t0 receberá o valor 0. A partir daí, o fluxograma segue para uma próxima avaliação, que será a instrução BEQ (branch if equal – desvie se igual).
A Figura 2 mostra o que acontece depois de se realizar esta comparação com SLT, isto é, o que a instrução BEQ deve fazer. Quando entra no ELSE? Quando o valor de i for menor que o valor de j. Portanto, para entrar no ELSE o valor de $t0 deve ser zero. Assim, quando $t0 = 0 entra no ELSE, caso contrário, executa o que está no IF. Por isso usamos a instrução BEQ pois ela vai desvia se os valores forem iguais, então, desviará quando $t0 = 0.
b) Linguagem de Máquina
slt $8, $19, $20
bne $8, $zero, ELSE
add $17, $18, $16
j Exit
ELSE: sub $19, $20, $16
Exit:
c) Representação
Endereço de Memória
|
Representação | |||||
OPCODE |
RS |
RT |
RD |
SHAMT |
FUNCT | |
80000 |
0 |
$19 |
$20 |
$8 |
0 |
42 |
80004 | 4 |
$8 |
$zero |
80016 | ||
80008 |
0 |
$17 |
$18 |
$16 |
0 |
32 |
80012 |
2 | 80020 | ||||
80016 |
0 |
$19 |
$20 |
$16 |
0 |
34 |
80020 | . . . |
Agora vamos entender algo importante sobre os valores que devem ser inseridos no lugar dos labeLs ELSE e EXIT. Sabemos que o endereço 80004 pula para o endereço 80016, que é a nossa quinta linha de código, ou seja, o ELSE.
Precisamos lembrar que as instruções MIPS possuem endereços em bytes, de modo que os endereços das palavras sequenciais diferem em 4 bytes. Começamos esse bloco de comando no endereço 80000 e terminamos no endereço 80020 (exit).
Cada instrução está inserida no seu endereço correspondente que difere em quatro bytes. O cálculo que devemos fazer deve considerar o endereço SEGUINTE e NÃO o endereço atual da instrução.
Assim, a instrução BEQ, na segunda linha, acrescenta duas palavras, ou oito bytes, ao endereço da instrução SEGUINTE, especificando o destino do desvio em relação à instrução seguinte, e não em relação à instrução de desvio.
O endereço da instrução seguinte é 80008. Agora, veja que curioso, se você fizer 80016 – 80008, tem-se como resultado o número 8, isto é, oito bytes, o que significa que devemos “pular” duas posições na memória, portanto, o número 2 é quem deve ir no campo endereço da instrução BEQ. Se você fizer 80008 + 8, o resultado será 80016, que é exatamente o endereço para onde queremos ir.
Ainda está difícil de entender? Vou tentar simplificar, veja como a tabela deve ficar:
Endereço de Memória |
Representação | |||||
OPCODE |
RS |
RT |
RD |
SHAMT |
FUNCT | |
80000 |
0 |
$19 |
$20 |
$8 |
0 |
42 |
80004 | 4 |
$8 |
$zero |
2 | ||
80008 |
0 |
$17 |
$18 |
$16 |
0 |
32 |
80012 |
2 | 1 | ||||
80016 |
0 |
$19 |
$20 |
$16 |
0 |
34 |
80020 | . . . |
O número 2 é o número de instruções de distância para se desviar até ELSE. O número 1 é o número de instruções de distância para se desviar até EXIT. Abstraindo, podemos resumir o cálculo MANUAL em duas fases:
a) Número de Instruções de Distância do Desvio
Qtde de bytes = endereço de memória de desvio – endereço de memória seguinte
Qtde de bytes = 80016 – 80008 = 8 bytes => 2 instruções de distância
Qtde de byte = 80020 – 80016 = 4 bytes => 1 instrução de distância
b) Cálculo do endereço de desvio
endereço desejado = endereço seguinte ao atual + quantidade de bytes
endereço desejado = 80008 + 8 = 80016
endereço desejado = 80016 + 4 = 80020
É claro que os compiladores fazem esse cálculo de forma automática, aqui estou mostrando pra vocês algo bem manual, no sentido de aprendizagem didática. Mas, no geral, o cálculo automático é feito usando o PC (Contador de Programa), que contém o valor da instrução corrente. O endereço relativo ao PC é o endereço relativo à instrução seguinte, isto é:
PC = PC + 4.
(PC = Endereço Atual + 4 bytes)
Assim, EXIT seria calculado como o conteúdo do registrador mais o campo do endereço, o qual é calculado pela própria instrução de desvio condicional. Portanto, a instrução de desvio poderia calcular algo como:
Contador de Programa = Contador de Programa + Endereço de Desvio.
Vale ressaltar aqui que os desvios condicionais tendem a desviar para a instrução mais próxima e quase metade de todos os desvios condicionais é para endereços situados a menos de 16 instruções (de “distância”) da origem do desvio. Se você ainda não conseguiu entender, não se preocupe! Voltarei a falar sobre endereçamento, especificamente sobre eles, então não se preocupe tanto por hora.
d) Código de Máquina
Endereço de Memória |
Representação | |||||
OPCODE |
RS |
RT |
RD |
SHAMT |
FUNCT | |
80000 |
000 000 |
10 011 |
10 100 |
000 101 |
00 000 |
101 010 |
80004 | 000 100 |
01000 |
00 000 |
0000 0000 0000 0010 | ||
80008 |
000000 |
10 001 |
10 010 |
10 000 |
00 000 |
100 000 |
80012 |
000 010 | 0000 0000 0000 0000 0000 0000 01 | ||||
80016 |
000 000 |
10 011 |
10 100 | 10 000 |
00 000 |
100 010 |
80020 | … |
Agora que vocês já conhecem essa instrução, que tal refazer alguns dos exercícios apresentados nos artigos anteriores e verificar o resultado? Para concluir, saliento que a arquitetura MIPS não inclui uma instrução “desvie se menor que”.
Uma instrução como esta fugiria do princípio de simplicidade de equipamento proposta por Von Neuman, além de que, ela também poderia esticar o tempo do ciclo de clock, ou ainda exigiria mais ciclos de clock.
Assim, duas instruções rápidas são mais úteis do que várias instruções mais complexas. Compiladores MIPS utilizam as instruções SLT, SLTI, BEQ, BNE e o valor fixo ZERO (registrador $zero) para criar todas as condições de operações relacionais: igual, diferente, menor que, maior que, menor ou igual, maior que e maior ou igual.
Fiquem atentos, nos próximos artigos falarei sobre como implementar operações lógicas, o uso de valores imediatos, números com e sem sinal, e outras operações matemáticas básicas.
Até pessoal!!
alguém pode explicar como na linha “bne $t0, $zero, ELSE” foi usado BNE seguindo pelo que eu compreendi até agora nesse caso usando o BNE teria o resultado inverso ao proposto em C, já que se $t0 for diferente de zero então deveria cair na soma “ a = b + c;” e não na subtração “ELSE: sub $s0, $s3, $s4 #a = b – c; (se $t0 = 0)”
Oi Marcos, obrigada pelo seu comentário e desculpe pela demora pra responder. Ando bem ocupada com o doutorado. Vou postar os resultados dos exercícios e talvez isso te ajudará a entender melhor ta bom. [ ]s
Oi!!! Só pra dizer que já estou corrigindo o exemplo do artigo e dos resultados dos exercícios ta bom. Realmente, devemos usar o beq. Obrigada.
Acredito que na transformação do exemplo de código em C para Assembly deveria ser usado beq no lugar de bne. Tirando isso, um ótimo artigo!
Oi! Estou explicando as instruções pouco a pouco, então, um exemplo para cada instrução. Depois cada um pode escolher o comando que desejar para a conversão! Muito Obrigada =)
Oi!!! Só pra dizer que já estou corrigindo o exemplo do artigo e dos resultados dos exercícios ta bom. Realmente, devemos usar o beq. Obrigada =)
b) Linguagem de Máquina
slt $8, $19, $20
bne $8, $zero, ELSE
add $17, $18, $16
j Exit
ELSE: sub $19, $20, $16
Exit:
c) Representação
Endereço de Memória
Representação
OPCODE RS RT RD SHAMT FUNCT
80000 0 $19 $20 $8 0 42
80004 5 $8 $zero 80016
80008 0 $17 $18 $16 0 32
80012 2 80020
80016 0 $19 $20 $16 0 34
80020 . . .
ESTA linha 80004 5 $8 $zero 80016
Tem que ser 4 opcode por ser bne?
Oi! É de 4 em 4 pois é assim que é feito o endereçamento de memória no MIPS. Esta regra deve ser seguida a risca ok! Explico isso em outro artigo.
O OPCODE nessa linha é 5. Esse número 8004 é o endereço de memória, que está no formato hexadecimal: 0x 0008 0004.
Mais um ótimo artigo Elaine meus parabéns! Teve uma coisa que ficou confuso para mim, no exemplo que você usou: if ( i < j ) a = b + c; else a = b – c; Ou seja se i for menor que j faz a = b + c se não for faz a = b – c, mas da forma que você colocou no código de montagem e no fluxograma acontece o contrario. slt $t0, $s3, $s4 bne $t0, $zero, ELSE add $s0, $s1, $s2 #a = b + c; (se $t0 0) j Exit #desvia para… Leia mais »
Neto, o preenchimento da tabela e código fonte é diferente mesmo, é preciso notar que a representação deve seguir os campos específicos e, os valores, devem ser colocados no campo respectivo. Veja, isso está definido na linguagem e deve ser preenchido assim, mesmo que pareça estar ao contrário.
Oi!!! Só pra dizer que já estou corrigindo o exemplo do artigo e dos resultados dos exercícios ta bom. Realmente, devemos usar o beq. Muito Obrigada.
Diz para mim que os copiladores já fazem isto! hahahahah
Oi Luiz!!!! Os compiladores das Linguagens de alto e médio nível fazem isso sim, você não tem que se preocupar. Logo escreverei um artigo detalhando esse processo de compilação. Mas se você for programar diretamente em Linguagem Assembly, você terá de conhecer essas instruções mais a fundo, tudo bem?
Muito Obrigada!
Até
hahahahah ferrou! Obrigado.
aheoieauoeiahoeuaaeh é legal, não se preocupe, dá trabalho no começo, mas depois fica fácil!