FAVORITAR
FecharPlease login

Conectores Impulsionam a Qualidade na Manufatura

A Chave para Montagem Rápida e Confiável

Conectores que Oferecem Confiança para Usuários e Fabricantes

Mais do que nunca, os fabricantes dependem de sua reputação junto aos usuários e consumidores. O mercado altamente competitivo, aliado à demanda dos clientes por inovação, mesmo nos eletrodomésticos mais comuns, tem colocado uma pressão crescente sobre os fabricantes para encontrar soluções que aprimorem a qualidade de sua linha de produtos.

Os fabricantes escolhem componentes que oferecem a confiabilidade e o desempenho necessários para garantir a satisfação do cliente. No entanto, eles também compreendem que mesmo componentes de alta qualidade não podem prevenir falhas se forem montados incorretamente.

Isso significa que os projetistas estão constantemente buscando maneiras de tornar o processo de produção o mais eficiente e consistente possível. Na busca por uma fabricação sem erros, os produtos precisam ser projetados com o processo de montagem em mente, e isso é especialmente verdadeiro ao analisar o papel dos conectores na eletrônica moderna.

Um conector inadequado causará uma falha, cujas consequências variam desde uma inconveniente solicitação de garantia até um acidente potencialmente perigoso. Para evitar esses problemas, os engenheiros devem tomar medidas para garantir uma operação confiável e segura nas fases iniciais do projeto.

Um aspecto frequentemente esquecido de um conector é o grau em que ele depende da montagem manual. Mesmo no mundo altamente automatizado de hoje, a terminação de conectores de energia, dados e sinal depende de operadores qualificados. E, para os ambientes de alto volume encontrados em linhas de produção, escolher o conector certo pode proporcionar grandes benefícios na redução das taxas de falha e no aumento da eficiência.

Redução de fadiga

Seja para conectores projetados com terminais grandes para conduzir correntes elevadas ou equipados com um grande número de circuitos para as últimas aplicações de dados,  às vezes pode ser necessária uma força considerável para operá-los. Essas forças representam riscos para os operadores, pois forças elevadas durante a conexão e desconexão podem resultar em fadiga. Isso pode levar a erros, como alinhamento inadequado de conectores, danos aos contatos e até lesões por esforço repetitivo para os operadores.

Com a saúde e segurança sendo prioritárias para fabricantes e operadores, conectores que exigem uma baixa força durante a conexão ajudam a reduzir a fadiga dos operadores e, consequentemente, melhoram a produtividade e a precisão. Esses tipos de conectores devem apresentar designs de contato inovadores, como a Família Fit da Molex de conectores de placa para fio (Figura 1). A entrega e distribuição de energia nos conectores da Família Fit da Molex são realizadas usando um terminal de receptáculo com seis pontos de contato para oferecer o melhor desempenho elétrico possível, ao mesmo tempo em que minimiza a força necessária para conectar e desconectar.

Figura 1: Os conectores da família Molex Fit podem ser modificados, personalizados ou adaptados para atender praticamente qualquer aplicação necessária. (Fonte: Mouser Electronics)

Os conectores também podem ser projetados com características físicas que impedem o alinhamento incorreto. Os conectores coloridos e mecanicamente chaveados da Molex são projetados com isoladores assimétricos que impedem a conexão a menos que estejam na orientação correta. Isso reduz o número de erros durante a montagem e garante que o produto final esteja funcionando corretamente antes da entrega.

No entanto, a simples chave mecânica não pode evitar erros ao montar equipamentos complexos que exigem vários conectores. Em aplicações que utilizam vários conectores semelhantes, é possível que a fadiga cause erros, pois um momento de desatenção pode resultar em um cabo sendo conectado ao local incorreto, com resultados potencialmente desastrosos.

Para oferecer uma solução altamente visível para operadores dedicados, os conectores da Molex são fabricados em uma variedade de cores diferentes. Ao combinar conectores coloridos com os receptáculos corretos, os usuários recebem uma indicação instantânea de que todos os componentes foram montados corretamente. Combinado com a chave mecânica, esse feedback positivo reduz a chance de erros e proporciona confiança durante o controle de qualidade.

Condições Rigorosas

Os eletrodomésticos destinados aos consumidores estão expostos a condições surpreendentemente extremas dentro de casa. Os perigos da alta umidade, produtos químicos agressivos, temperaturas extremas e vibração em eletrodomésticos podem rapidamente danificar eletrônicos sensíveis. Para proteger placas de circuito impresso (PCBs) delicadas, muitos fabricantes recorrem ao processo de encapsulamento, conhecido como potting. Esse processo envolve encapsular a PCB concluída em um composto que endurece a vedação e protege a PCB contra umidade e poeira, ao mesmo tempo que permanece flexível o suficiente para responder à expansão causada por mudanças de temperatura. Além da proteção contra contaminantes, o composto de vedação fornece suporte mecânico para junções de solda em componentes montados na PCB.

Os conectores destinados a serem montados em uma PCB encapsulada precisam ser projetados de forma que o composto não interfira no processo de conexão. A Molex fabrica uma variedade de soluções sem orifícios de drenagem que são compatíveis com o processo de encapsulamento. A família de conectores Fit, juntamente com as linhas de conectores Micro-Lock e Spot-On, pode ser utilizada nessas aplicações para proporcionar estabilidade adicional e maior proteção.

Conclusão

O melhor conector do mundo é tão confiável quanto o processo utilizado para montá-lo. Com a crescente demanda na indústria eletrônica por classificações de corrente mais altas, maior contagem de circuitos e maior compactação, o projeto dos conectores deve evoluir para garantir uma maior confiabilidade durante a montagem e operação.

A Molex fabrica uma variedade de conectores projetados especificamente para abordar questões de qualidade e desempenho, reduzindo o número de erros associados à instalação inadequada. Com baixas forças de acoplamento, uma variedade de opções como chaveamento por cor e mecânico, e uma seleção de soluções encapsuladas, os conectores da Molex proporcionam confiança para usuários e fabricantes.

Artigo escrito por David Pike e publicado no blog da Mouser Electronics: Connectors Boost Manufacturing Quality

Traduzido pela Equipe Embarcados. Visite a página da Mouser Electronics no Embarcados

Sem licença Creative Commons
Home » Hardware » Conectores Impulsionam a Qualidade na Manufatura

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS