A Atmel acaba de lançar três famílias de microcontroladores com core ARM Cortex-M0+: SAM D10, SAM D11 e SAM D21. Os microcontroladores SAM D20 já tinham sido apresentados aqui no Embarcados no artigo de Henrique Rossi. Sua ferramenta de desenvolvimento, a XPLAINED PRO D20 pode ser acessada no link, de minha autoria.
Quais são as novidades desses novos microcontoladores?
Como o SAM D20, todos esses novos micros operam a até 48 MHz, tem um CoreMark benchmark de 2.14 coreMark/MHz e consumo de energia de até 70µA/MHz em modo ativo. Em estado de baixo consumo de energia, consumem menos de 2 µA sem afetar nenhum dado da RAM. Também possuem ADCs de 10-bits que podem operar a até 350ksps. Nesses micros também existe um periférico chamado de SERCOM, que se transforma em I2C, SPI ou USART, conforme a necessidade do desenvolvedor.
Veja o quadro abaixo, que compara os diferentes microcontroladores:
Os microcontroladores SAM D21 possuem USB Full Speed Host e Device e funcionam sem cristal. Além desse periférico, têm I2S pra áudio, doze canais de DMA e Timers e Contadores especiais para controle, uma espécie de PWM especial, de alta resolução.
Os micros SAM D1x têm menos pinos (estão disponíveis nos encapsulamentos 14-SOIC, 20-SOIC e 24-QFN) e menos flash, até 16 KB, que os SAM D2x.
Os microcontroladores SAM D11 têm tambem USB Full Speed, mas opera como Device apenas, e funciona tambem sem cristal, alguns canais de DMA e também Timers e Contadores especiais para controle.
Os SAM D10 são micros de uso geral, os caçulinhas da turma, sem USB e com as mesmas características do D11.
Todos eles já estão disponíveis para amostras e a previsão é que o D21 entre em produção em maio de 2014, e os D10 e D11, no semestre de 2014. Toda a família agora consiste de 35 diferentes microcontroladores com diferentes combinações de pinos, memória, distribuição e disponibilidade de periféricos.
Já estão disponíveis as XPLAINED PRO pro D21 e D11.
Veja o vídeo de lançamento dos microcontroladores, apresentado por Andreas Eieland:






