A Texas Instruments lançou há poucos dias uma solução que promete substituir FPGAs em diversas aplicações comerciais, o 66AK2L06. Esse novo dispositivo, que integra em um mesmo chip DSPs e cores de processadores, promete ser o ideal para aplicações que hoje usam FPGA e está sendo oferecido como uma solução que proporciona menor tempo de desenvolvimento, mais fácil e mais barata em relação a sistemas contruídos com FPGA, além de também consumir menos. A ideia é eliminar a codificação em HDL e todo o tempo necessário para verificação de projetos de hardware. O diferencial desse CI é sua interface JESD204B que proporciona conectividade direta do dispositivo a CIs externos responsáveis por conversões analógico-digitais de alta performance e alta velocidade. É, conforme diz os engenheiros da Texas Instruments, a interface mais rápida de sua categoria para esse fim.
De forma bem resumida, esse novo dispositivo da Texas Instruments conta com:
- Dual core ARM A15, com 64KB de Cache L1 e 1 MB de Cache L2, cada core;
- Quatro DSPs TMS320C66x programáveis que operam a até 1.2GHz, cada um com DSP core de 1 ou 1,2 GHz C66x Ponto Flutuante-Fixo
- 38.4 GMacs/Core para ponto fixo @ 1.2 GHz;
- 19.2 GFlops/Core para ponto flutuante @ 1.2 GHz;
- 32K Bytes de memória L1P e 32K Byte de memória L1D por Core;
- 1024K Bytes de memória Local L2 por core;
- Interface Digital Front End, que suporta até 4 linhas de comunicação JESD204A-B, que pode ser utilizado para se comunicar com conversores ADC (Conversores Analógico Digital), DAC (Conversores Digital Analógico), AFE (Front End Analógico) para geração ou aquisição de dados em alta velocidade a uma taxa máxima de 7.37 Gbps;
- Diversos periféricos comuns nas famílias de processador TMS320C66x.
A Texas Instruments tem uma placa de avaliação desse dispositivo, a 66AK2L06 EVM, disponível para compra por aproximadamente US$ 2100,00 e que suporta uma plataforma de desenvolvimento Linux open source, o MCSDK (Multicore Software Development Kit). Há um Application note disponível no site da Texas onde essa placa é conectada a duas outras, a placa ADC12J4000 EVM e a placa DAC38J84 EVM para fazer aquisição de sinais. A ideia principal desse Application Note é mostrar a integração da placa de processamento de sinais às placas que são responsáveis pela conversão de dados, utilizando o JESD204B. Velocidades de sampling multicanal que chegam a 368 Mbps com 120 MHz de largura de banda de processamento são conseguidas utilizando as três placas de avaliação da Texas. Confira a imagem das três placas conectadas.
Veja um video em inglês da Texas sobre o 66AK2L06:
Saiba mais
Mais informações pode ser encontrado no site da Texas Instruments sobre o 66AK2L06. Esse dispositivo entrará em produção apenas no próximo trimestre (Q3, 2015) mas já pode ser comprada sua placa de avaliação.











