FAVORITAR
FecharPlease login

ChipInventor: uma nova abordagem para projeto de chips – acessível a todos

Uma plataforma completa em nuvem para projeto, prototipação e fabricação de chips semicondutores

Com o ChipInventor, qualquer um pode projetar e fabricar um chip, mesmo sem ser um especialista na área de eletrônica ou microeletrônica. Utilizando recursos de IA, No Code e outros diferenciais, a nova ferramenta muda o paradigma de design tradicional de semicondutores, viabilizando acesso direto a foundries de semicondutores em todo mundo. Esta abordagem abre a possibilidade de estudantes e profissionais aprenderem e se aperfeiçoarem, respectivamente, enquanto que, para empresas que necessitam de posicionamento estratégico nos mercados onde atuam, uma plataforma segura para estruturar novos produtos e serviços no universo fabless de domínio sobre IPs de Semicondutores e Cadeias Produtivas associadas. 

Ter domínio do projeto de um semicondutor e acesso direto às Foundries que manufaturam de fato os Chips, possibilita não apenas resolver questões prementes, por acelerar enormemente a conceituação, design e prototipagem, mas também maior flexibilidade na integração de sistemas e chegada mais rápida ao mercado com o próprio design. 

A empresa que detém projetos de chips próprios tem, além de maior autonomia no mercado onde atua, maior Valor de Mercado, já que passa a dominar processos que antes só poucas empresas tinham realmente acesso. 

Empresas que operam no Brasil e passam a realizar projetos dessa natureza são potencialmente elegíveis a diversos benefícios e isenções fiscais, como o PADIS, por exemplo.

Antes da plataforma ChipInventor, tanto ferramentas de automação de design eletrônico (EDA) quanto engenheiros especializados eram essenciais para o projeto de muitos chips semicondutores que poderiam ser realizados por não-especialistas. Tudo isso muda com o ChipInventor

As ferramentas usuais podem ser custosas e complexas para instalar e gerir, necessitam de estações de trabalho de alto desempenho, além de requerer treinamento bastante especializado para serem efetivamente úteis. O ChipInventor oferece um ambiente de linguagem de alto-nível onde o conceito de um projeto pode ser efetivamente desenhado e testado no formato de blocos de funções já disponíveis numa biblioteca de soluções, que são interligadas por simples ações de ‘drag-and-drop’ pelo usuário, que não precisa conhecer a fundo circuitos e minúcias de arquitetura de projetos de eletrônica. O teste em simulações online e prototipagem em Foundries de Semicondutores reais pode ser feito através de um simples ‘click’ do mouse, recebendo pelos serviços de entrega os Chips já encapsulados para testes finais ou mesmo para integrar a produção de um dispositivo.

Ao mesmo tempo que permite uma linguagem de acesso facilitado para todo o time que integra os sistemas de uma solução ao projeto, permite também que o profissional da área, especialista, possa realizar ajustes diretamente em códigos de baixo nível para um projeto mais complexo. 

Lançamento do ChipInventor 

O lançamento do ChipInventor, que é uma solução da empresa #Data, originada no Von Braun Labs, será anunciado oficialmente no Vale do Silício em Santa Clara, Califórnia nos dias 05 de Junho de 2024, no IOT Expo North America (https://www.iottechexpo.com/northamerica/). Se você tiver disponibilidade, venha nos visitar no evento.

ChipInventor: Mais de 150 blocos para usar, com mais de 130 projetos comunitários!

O ChipInventor é uma ferramenta de design de chips semicondutores que disponibiliza atualmente um ambiente voltado a projetos digitais em nuvem: basta se cadastrar e usar o ChipInventor a partir de qualquer navegador web. Até mesmo no seu celular!

A #Data lançará ainda em 2024 uma nova versão da ferramenta, com acesso a múltiplas funções e ambientes para design de Projetos Analógicos.

A partir do Chip Inventor, você pode projetar chips digitais conectando blocos lógicos, escrevendo diretamente código de descrição de hardware (linguagem Verilog) ou usar a Inteligência Artificial (IA) embarcada no ChipInventor para descrever blocos lógicos e o Chip Inventor cria automaticamente para você. Não importa se você quer projetar, mesmo que seja um processador, um chip de RFID ou ainda algum sistema avançado de processamento de sinais digitais — o assistente inteligente do ChipInventor pode ajudar você — tanto para iniciar no design quanto para ser mais produtivo em projetos profissionais.

Durante o processo de design, o ChipInventor permite simular em tempo real, diretamente online, o projeto através de ferramentas de verificação automáticas que garantem a funcionalidade do design realizado. 

O ChipInventor também permite a Síntese do circuito desenhado e, a partir do próprio navegador web, oferecido no ambiente da ferramenta, a implementação do circuito em uma placa de prototipação em FPGA de forma rápida e prática, sem a necessidade da instalação de nenhum software específico ou configurações e ajustes de permissões, ou seja, de forma natural e totalmente integrada ao ambiente de trabalho.

Do projeto à fabricação

Finalmente, o mesmo design que foi simulado, validado e testado em FPGA, pode ser sintetizado para ser fabricado em uma fábrica de chips – as tradicionais Foundries. No ambiente de desenvolvimento ChipInventor fabricar um chip em uma foundry que atende as maiores empresas de semicondutores do mundo passa a ser um processo extremamente rápido, simples e acessível: os contratos de confidencialidade, instalação de PDKs (Process Design Kits) da fábrica de chips e outros procedimentos extremamente específicos já estão totalmente integrados no ambiente de desenvolvimento do ChipInventor. 

Com o ChipInventor, a fabricação está literalmente “a um click” de mouse através de uma abordagem disruptiva. Você pode ir da ideia ao protótipo e pedido de fabricação em poucos dias, recebendo seus próprios chips, projetados por você, na sua empresa, ou mesmo em casa.

RISC-V

A #DATA, responsável pelo Chip Inventor, é a única empresa na América Latina membro estratégico RISC-V, uma arquitetura de processadores que vem crescendo de forma vertiginosa em aplicações em vários segmentos de mercado. O ChipInventor disponibiliza blocos funcionais completos de processadores e microcontroladores, bastando arrastar esses blocos prontos para rapidamente projetar, testar e então fabricar seu próprio processador específico, com todos os periféricos, sensores e funções que diferenciam o produto final! 

PARTICIPE DO CHIP ACTION

A partir de hoje a #DATA inicia uma campanha exclusiva: o CHIP ACTION, que libera o acesso gratuito por 60 dias ao ChipInventor para os primeiros usuários que se cadastrarem na plataforma. Empresas interessadas podem cadastrar propostas de projeto através do link https://chipinventor.com/action. Os melhores projetos serão premiados com um TAPEOUT totalmente gratuito financiado pela #DATA. O TAPEOUT é uma das etapas finais do fluxo do projeto de um chip, onde um chip é fabricado. Os projetos selecionados serão efetivamente levados à fabricação  com os chips já encapsulados e entregues diretamente  às empresas participantes selecionadas.


Acesse agora o ChipInventor, em https://chipinventor.com/, conheça a ferramenta, proponha um projeto em https://chipinventor.com/action, projete e fabrique seu próprio chip. A partir de agora desenhos de conceito de chips podem ser efetivamente desenhados em uma plataforma de linguagem de alto-nível, acessível, que automatiza todo o processo de prototipagem e comissionamento de foundries para produção — um novo meio indispensável (e inevitável a partir deste momento) de realizar projetos. Com o ChipInventor, todos podem projetar chips! 

*Este post foi patrocinado pela #Data

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Comentários:
Notificações
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Home » Hardware » Ferramentas de Desenvolvimento » ChipInventor: uma nova abordagem para projeto de chips – acessível a todos

EM DESTAQUE

WEBINARS

LEIA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste:


Seminário de
Sistemas Embarcados e IoT 2024
 
Data: 25/06 | Local: Hotel Holiday Inn Anhembi, São Paulo-SP
 
GARANTA SEU INGRESSO

 
close-link