Foi anunciado ontem, um acordo de colaboração entre a The Linux Foundation e a RISC-V Foundation, para acelerar o desenvolvimento open source com a ISA RISC-V.
Estávamos ansiosos por essa parceria, que caminhava para acontecer, devido a natureza de open source das duas organizações. Apesar da RISC-V Foundation já incluir mais de 210 membros, essa parceria com Linux Foundation permitirá que que a RISC-V Foundation melhore o ecossistema, e suporte para atender o rápido crescimento e adoção da sua Arquitetura RISC de código aberto.
Uma das primeiras colaborações entre as organizações será o desenvolvimento de guias para executar o Zephyr e Linux em plataformas baseadas em RISC-V. Os guias serão divulgados no dia 3 de Dezembro, durante o RISC-V Summit, em Santa Clara.
Segundo Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation, eles estão ansiosos para colaborar com a RISC-V Foundation para promover a adoção da ISA RISC-V e construir um forte ecossistema globalmente. Ele também acredita que o RISC-V tem uma grande tração em vários mercados, como: aplicações de IA, aprendizado de máquina, IoT, realidade aumentada, nuvem, data centers, redes e muito mais.
Para quem vem acompanhando a evolução de projetos open hardware, sabe o significado dessa notícia. Inicia-se uma nova era para projetos open source hardware.
Fonte:










