FAVORITAR
FecharPlease login

Raspberry Pi

Raspberry Pi

A Raspberry Pi foi lançada em fevereiro de 2012, quando começou a ser oficialmente vendida. De 2012 até hoje, muitas placas foram lançadas, mas nenhum miniPC caiu tanto nas graças do público como ela. Ela é um PC de baixo custo para desenvolvimento de software de forma simples, do tamanho de um cartão de crédito e feita para fins educacionais. Muitas universidades a adotaram como plataforma de ensino e virou paixão de todos os makers. Já vendeu mais de 3 milhões de placas!

Ela possui um processador de 700 MHz core ARM11 da Broadcom, com 512 MB de RAM e diversas conexões com o mundo exterior. Os Makers são fãs dela por conta de sua forma simplificada de controle de I/Os, pinos de entradas e saídas. Assim, “um PC controla o mundo real de forma fácil”. Apesar de seu hardware não ser OPEN SOURCE, seu esquemático está disponível no link.

Diversos sistemas operacionais rodam nessa placa: Debian GNU/Linux, Fedora, FreeBSD, Raspbian OS, Slackware Linux, entre outros.

E como programá-la? Após instalar um Sistema operacional em um SD card externo, boote a placa e mãos a massa – Comece a programar! O Raspbian é uma distribuição linux baseada em Debian. Ela já vem com Python configurado, a linguagem “oficial” da Raspberry Pi, e também com o IDLE 3, um ambiente de desenvolvimento integrado com a linguagem Python. É possível escrever programas que realizam comunicação de baixo nível com o sistema operacional, podendo acessar os periféricos do microprocessador como mostrado na Wiki da placa, Python, Java, Perl, etc. Essa distribuição já oferece o compilador GCC, com o qual é possível desenvolver aplicações em C/C++.

Veja os videos para entender essa placa de forma simples: 

No dia 25 de Junho de 2024, ocorrerá o “Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2024“, no Holiday Inn Anhembi — Parque Anhembi, São Paulo–SP.

Garanta seu ingresso

What Is A Raspberry Pi? , de Saladhouse 

Setting Up Your Raspberry Pi , de Saladhouse on Vimeo

Para ler mais sobre essa placa,  indico dois post do site Fazedores de Manoel Lemos sobre a Raspberry Pi e os projetos incíveis com a Rasp.

raspberrypi-hand-lodef-627x355
aranha

No Embarcados já publicamos alguns artigos sobre a Raspberry Pi. Confira:

Também sorteamos uma placa Rasp Pi na pesquisa de 6 meses do portal Embarcados. 

No Blog do Sergio Prado há uma ótima introdução à Raspberry Pi. Vale a pena conferir! Nesse artigo você pode se surpreender como é simples transformar a Raspberry em um Media Center de bolso!

No fim de junho de 2014 começaram as vendas dessa nova geração de placas. Chega a um preço salgado, US$200,00, mas são os primeiros lotes e esse preço promete cair muito. Escrevi um artigo na época que essas placas foram anunciadas. Acesse no link.

Uma introdução em formato de palestra está disponível no video abaixo, apresentado por Matt Richardson, editor da Make Magazine e um dos autores de um dos livros mais importantes para iniciantes em programação na PI, o “Getting Started with Raspberry Pi“.

Tem uma entrevista bem legal com um dos idealizadores desse projeto, Eben Upton.

Ela até já foi pro espaço! Veja no link.

P1070798-1024x682

 Um canal interessante do Youtube, onde pode-se encontrar diversas informações de como programar a placa, é o canal RaspberryPiIVBeginners.

O site Instructables disponibiliza passo a passo como fazer um case para a Raspberry Pi utilizando peças de lego. Confira no link.

Cases bem legais podem ser contruídos com impressoras 3D para a Raspberry Pi. Existem diversos projetos OPEN SOURCE na internet que permitem fazer diferentes cases utilizando impressão 3D.  A imagem abaixo é de um case construído em um concurso da Adafruit, uma das empresas mais fãs da Raspberry Pi. Clique na figura para ver o artigo do instructables que ensina como fazer esse case em forma de Raspberry.

Uma ótima referência nacional, que sempre trás todas as novidades do mundo desse miniPC, é o site EverPi. Vale a pena verificar tudo que já foi publicado por lá. Diversos projetos de Rasp são postados no site nacional Portal MCU.

Onde Comprar

Você pode conferir o preço da Raspberry Pi Modelo B e acessórios na loja virtual FILIPEFLOP: Arduino e Componentes Eletrônicos. Acesse!

E você, já experimentou essa placa que é um sucesso de público?

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Comentários:
Notificações
Notificar
6 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments

EM DESTAQUE

WEBINARS

LEIA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste:


Seminário de
Sistemas Embarcados e IoT 2024
 
Data: 25/06 | Local: Hotel Holiday Inn Anhembi, São Paulo-SP
 
GARANTA SEU INGRESSO

 
close-link