A Raspberry Pi sem dúvida foi a SBC com mais sucesso entre as placas lançadas nos últimos tempos. Desenvolvida com o objetivo de ensinar programação para crianças, começou a ser vendida em 2012 e tornou-se a porta de entrada para aplicações de Linux embarcado, na área educacional, projetos makers e também para projetos profissionais.
Desde o seu lançamento, foram apresentadas novas versões que apresentaram melhorias e maior capacidade de processamento. Thiago Lima apresentou um excelente artigo sobre a Raspberry Pi aqui no Embarcados.
A figura 1 exibe os modelos de placas Raspberry Pi:
A fundação Raspberry Pi continua promovendo o uso da sua placa por crianças e ambientes educacionais. Por outro lado uma subsidiária comercial da fundação, chamada de Raspberry Pi Trading e criada em 2013, cuida da fabricação, projetos, distribuição das placas.
A Raspberry Pi Trading está trabalhando arduamente com seus parceiros para deixar a placa mais acessível e facilitar ainda mais o seu uso em projetos comerciais.
A ultima novidade é que a placa poderá ser vendida em versões customizadas, ou seja, dependendo do volume de placas pedidas, poderão ser feitas pequenas customizações.
Esse serviço nasceu através de um acordo entre a Raspberry Pi Trading e a Element14. A Element14 é a fabricante oficial da placas Raspberry Pi. Esse acordo fornecerá serviços de projetos e fabricação para clientes OEM, criando projetos sobre medidas com as placas Raspberry Pi. Claro que essa customização dependerá do cliente e volume do pedido, segundo o comunicado do acordo, o volume inicial para pedidos entre 3000 a 5000 peças, dependendo do tipo de customização. A figura 3 exibe o processo para uma customização:
A Element14 possui mais de 200 engenheiros para prover este serviço de customização através das empresas Embest e AVID. Estes engenheiros avaliarão as necessidades de cada cliente fornecendo a personalização necessária para cada caso.
As customizações mais comuns que poderão ser feitas são apresentadas na figura 3:
Conforme exibido na figura 3, não será possível (a princípio) trocar o GPU e o software. Porém será possível trocar o SD card por uma memória eMMC, adicionar ou remover conectores, colocar outras funções na placa, como I/Os, gerenciamento de energia, wireless, etc.
O vídeo a seguir explica mais detalhes sobre este novo serviço:
Para mais informações acessa a página da Element14 sobre: Raspberry Pi Customization Service
Confira o video do anuncio dessa novidade e outro com mais detalhes sobre este novo serviço:
E você leitor, tem um projeto que necessite de uma customização da Raspberry Pi? Deixe sua opinião sobre essa novidade.









Muito bacana essa ideia!