ÍNDICE DE CONTEÚDO
- Primeiro programa na Particle Photon
- Arcoíris com a Particle Photon
Nesse post faremos um tutorial de como configurar sua Particle Photon até o ponto em que você estará apto a carregar seu primeiro programa. Para saber mais sobre essa placa, acesse esse link no post de Thiago Lima, publicado aqui no Embarcados.
Particle Photon: Carregando seu primeiro programa
Particle Photon é uma placa inicialmente criada pela SparkFun que pode ser programada semelhante ao Arduino. O legal da Photon, no entanto, é que ela já vem com wi-fi embutido, o que permite a prototipação de dispositivos IoT com grande agilidade. Pode não ser a placa mais barata no mercado mas é uma placa bem estável apesar de ainda ser nova.
Configuração
Antes que você possa começar a programar na sua nova Photon, você precisa “reivindica-la” (claim). Se, como eu, você é um apaixonado por linha de comando, você pode usar o comando particle, que pode ser instalado via npm install -g particle-cli. Em seguida, conecte sua Photon ao seu computador via cabo USB e coloque-o em modo wi-fi: mantenha o botão setup pressionado até que o LED comece a piscar azul. Por último, execute o comando abaixo no seu computador. Ele irá criar uma conta no site da Particle pra você, depois pedirá as informações da sua wi-fi, além de um nome para a sua Photon.
1 |
particle setup |
Outra opção é usar o aplicativo Android ou o aplicativo iPhone para configurar sua Photon. Primeiro, conecte sua Photon à energia via USB, e coloque-a em modo wi-fi (pressionando o botão setup) e em seguida abra o aplicativo da Particle no seu smartphone. Você será solicitado a criar / logar em uma conta da Particle e então selecionar sua Photon como mostrado abaixo. Por último, selecione a wi-fi a qual deseja conectá-la.
Pela minha experiência o aplicativo Android tem alguns bugs, pelo menos a versão que eu usei (v1.5.1) e ainda prefiro a abordagem linha de comando. No entanto, ele fornece uma boa alternativa caso você não consiga instalar o node e o npm em seu computador.
Carregando seu primeiro programa
Depois que você reivindicou sua Photon, você pode agora carregar programas nela através do site build.particle.io. Nesse site será necessário logar com a mesma conta criada no passo anterior. Clique no botão code (- canto inferior esquerdo), selecione Create New APP (Criar Novo Aplicativo) e cole o seguinte código:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 |
void setup() { pinMode(D7, OUTPUT); // Start with the blue LED turned on. digitalWrite(D7, HIGH); } void loop() { if(millis() % 1000 == 0) { // Toggle the D7 LED every 1s. digitalWrite(D7, !digitalRead(D7)); } } |
Agora clique no botão verify (- canto superior esquerdo) e em seguida no botão flash (). Sua Photon irá reiniciar automaticamente e começará a piscar um LED azul.
Qual melhor placa para desenvolvimento de uma tecnologia domótica? Esta que você mencionou no artigo ou a ESP32?