Toda operação do microprocessador SAP-1 é coordenada pelo módulo controlador/sequencializador. Basicamente, essa unidade de controle gera as palavras de controle necessárias para buscar uma instrução na memória e executá-la. Todas as operações realizadas pela unidade de controle são representadas pela palavra de controle CON. Essa palavra representa, em cada bit, a ação da unidade de controle em um determinado elemento do sistema.
Para que esse ciclo seja executado, a unidade de controle realiza uma série de operações coordenadas a fim de manipular os elementos dos sistema. Esse processo é denominado ciclo máquina e no SAP-1 é dividido em 6 estágios. O modo como esses estados são gerados será apresentado na construção do projeto. No entanto, cabe ressaltar que a transição entre os estados é dado pelo sinal de clock do processador. Isso é mostrado na Figura 2.
De modo geral, todas as instruções do SAP-1 levam 1 ciclo de máquina para serem buscadas e executadas. Portanto, conforme a Figura 3 o ciclo de instrução é equivalente a 1 ciclo de máquina.

No ciclo de máquina, os três estados atuais realizam a leitura da instrução na memória, enquanto os últimos 3 determinam sua execução.
Ciclo de Instrução
Basicamente, para cada estado da unidade de controle uma palavra de controle é determinada. Parte da execução das instruções apresenta a mesma palavra de controle. Isso ocorre durante o processo de busca da instrução na memória. No entanto, a etapa de execução é dependente do tipo de operação. Diante disso, cada instrução apresentará uma palavra de controle específica para cada estágio de operação. O formato da palavra de controle é mostrado na Figura 4.

O Ciclo de Busca
- O estado T1, mostrador na Figura 5, é chamado de estado de endereço pois o conteúdo do contador de programa é transferido para o registrador de endereços de memória.
Durante esse estado somente os sinais Ep e !LM são ativados.

- O estado T2 é, mostrado na figura 7, chamado de estado de incremento pois o contador de programa é alterado para apontar para o próximo endereço de memória.
Somente o sinal Cp é ativado.

- O ultimo estágio de busca é representado pelo estado T3, denominado estado de memória. Nesse estado, o conteúdo da RAM endereço por REM é transferido para o registrador de instruções.
Para isso, os únicos sinais ativados são !CE e !LI.

O Ciclo de Execução
Do mesmo modo mostra nas figuras acima, o ciclo de execução fará com que apenas os elementos necessários sejam acionados. Esse é o papel fundamental da unidade de controle, isto é, coordenar as ações!
Instrução LDA:
- T4: A instrução é decodificada e o operando é carregado no REM. Os sinais ativados são !Ei e !Lm;
- T5: O conteúdo da RAM é transferido para o acumulador. Os sinais ativados são !CE e !La;
- T6: Sem operações.
Instrução ADD:
- T4: A instrução é decodificada e o operando é carregado no REM. Os sinais ativados são !Ei !Lm;
- T5: O conteúdo da RAM é transferido para o registrador B. Os sinais ativados são !CE e !Lb;
- T6: A operação de adição (Su = 0) é realizada e o resultado é armazenado no registrador acumulador. Os sinais Eu e !La são ativados.
Instrução SUB:
- T4: A instrução é decodificada e o operando é carregado no REM. Os sinais ativados são !Ei e !Lm;
- T5: O conteúdo da RAM é transferido para o registrador B. Os sinais ativados são !CE e !Lb;
- T6: A operação de subtração (Su = 1) é realizada e o resultado é armazenado no registrador acumulador. Os sinais !La, Eu e Su são ativados.
Instrução OUT:
- T4: A instrução é decodificada e o valor do acumulador é transferido para o registrador de saída. Os sinais Ea e !Lo são ativados;
- T5: Sem operações;
- T6: Sem operações.
Instrução HLT:
- T4: A instrução é decodificada e não requer sinais de controle, pois o processamento é encerrado;
Na Figura 11, as palavras de controle (em hexadecimal) para cada estado das instruções são apresentadas, indicando os sinais ativos.

Referências
- [1] MALVINO, A.P. Microcomputadores e Microprocessadores. McGRAW-HILL do Brasil, 1985.
- Crédito da imagem destacada.










vc poderia disponibilizar o projeto do sap1 ?
tentei baixar mas da erro
Fernando Deluno Garcia, ocorreu uma pequena confusão:
Instrução SUB:
T4: A instrução é decodificada e o operando é carregado no REM. Os sinais ativados são !Ei e !Lm;
T5: O conteúdo da RAM é transferido para o registrador B. Os sinais ativados são !CE e !Lb;
T6: A operação de adição é realizada e o resultado é armazenado no registrador acumulador. Somente o sinal !La é ativado.
Você descreveu o procedimento para a instrução ADD, mas nessa parte é para a instrução SUB. Faltou o bit “Su”. Alias, melhor refazer, pois tem a palavra: La, Su e Eu.
Olá, Souza. Obrigado pelo retorno.
Realmente, faltou citar a função do sinal Su para determinar a operação de adição/subtração.
Ok! Estou bem empolgado com o assunto.
Já “brinco” no Logisim, mas é um hobby. Nas horas de descanso é a minha diversão. Tenho muito, muito a aprender.