ÍNDICE DE CONTEÚDO
Estivemos no shopping. Nós vimos a tecnologia ao nosso redor. Os varejistas estão contando com sensores da Internet das Coisas (IoT) para aprimorar a experiência do cliente.
Os sensores de IoT estão rastreando as preferências e o comportamento do cliente, reunindo dados para direcionar melhor a assistência ou incentivos. Os sensores também estão gerenciando energia e detectando problemas de equipamentos, especialmente em supermercados e armazéns.
Em contato direto com os clientes, os sensores também rastreiam o estoque e prateleiras inteligentes com identificação por radiofrequência (RFID) antes que os clientes finalizem suas compras com plataformas de pagamento automático ou ponto de venda (POS).
Para se manter atualizado, os projetistas devem desenvolver cada vez mais soluções seguras para trabalhar com essa proliferação do uso de sensores IoT. O número de empresas que usam tecnologias IoT aumentou de 13% em 2014 para cerca de 25% hoje1, de acordo com a McKinsey & Company. Não há como voltar aos dias analógicos.
No artigo de hoje, veremos módulos e placas de desenvolvimento da u-blox, Microchip Technology e Silicon Labs que permitem soluções de varejo baseadas em IoT.
Mantendo-se seguro com módulos e placas de desenvolvimento
Os módulos LTE-M/NB-IoT da série u-blox SARA-R5 fornecem posicionamento por satélite com conectividade de dados e funcionalidade de nuvem segura. Os módulos vêm em um fator de forma SARA compacto (26 mm x 16 mm e 96 pinos), permitindo uma melhor integração em projetos compactos e uma migração drop-in mais perfeita de outras famílias de módulos celulares. Os módulos estão prontos para 5G com o chipset celular UBX-R5 da u-blox, o que significa que os usuários poderão atualizar (software) seus dispositivos implantados, uma vez que o 5G LTE tenha sido implementado pelas operadoras móveis. A série SARA-R5 também inclui três variantes Secure Cloud que suportam u-blox IoT-Security-as-a-Service, tornando-os a escolha ideal para dispositivos que transmitem informações críticas e confidenciais.
Profissionais e fabricantes podem prototipar rapidamente aplicativos de IoT seguros para celulares com a placa de desenvolvimento EV70N78A da Microchip Technology. A placa totalmente compatível com Arduino possui um microcontrolador AVR128DB48 (MCU) e um dispositivo ATECC608B CryptoAuthentication™. A placa também se encaixa no fator de forma Adafruit Feather e possui um conector Qwiic/Stemma I2C para adicionar facilmente uma melhor funcionalidade. A placa inclui uma antena celular flexível de 824-2170MHz e um cartão SIM pré-pago com 150MB da Truphone.
Os módulos Bluetooth de modo duplo BT122 da Silicon Labs destinam-se a aplicações que requerem conectividade Bluetooth® Low Energy e Classic. O BT122 pode se conectar a dispositivos legados que suportam perfis Bluetooth SPP ou Apple® iAP2. O módulo integra o rádio Bluetooth®, um microcontrolador arm® Cortex® de baixa potência e o software de pilha de modo duplo da Silicon Labs. O BT122 pode ser usado como um modem junto com um host MCU separado. Os módulos também podem se conectar a dispositivos compatíveis com Bluetooth® Low Energy. Os aplicativos podem ser incorporados ao MCU com a linguagem de script BGScript™.
Conclusão
Conforme os varejistas adotam a inovação dos dispositivos IoT, eles também devem ter um processo robusto para manter o controle e a segurança na mesma medida em que esses dispositivos conectados proliferam. Ao mesmo tempo, os projetistas devem ficar à frente no desenvolvimento de soluções seguras para dispositivos encarregados de comunicar informações financeiras aos data centers da rede.
Fonte
Dahlqvist, Fredrik, Mark Patel, Alexander Rajko e Jonathan Shulman. “Oportunidades crescentes na Internet das Coisas.” Acessado em 28 de novembro de 2022. https://www.mckinsey.com/industries/private-equity-and-principal-investors/our-insights/growing-opportunities-in-the-internet-of-things.
Artigo escrito por Tommy Cummings e publicado no blog da Mouser Electronics: Retailers’ Increased Use of IoT Devices Means Developers Must Keep Up
Traduzido pela Equipe Embarcados. Visite a página da Mouser Electronics no Embarcados
(*) este post foi patrocinado pela Mouser Electronics.