O lançamento da plataforma Vera Rubin da Nvidia, previsto para o próximo ano, promete provocar mudanças significativas na cadeia de suprimentos de hardware para inteligência artificial (IA) e computação de alto desempenho (HPC).
Segundo o banco J.P. Morgan, a empresa planeja passar a fornecer servidores praticamente completos, com todos os componentes de processamento, sistemas de resfriamento e interfaces pré-instalados.
Caso essa notícia se confirme, essa mudança deixará aos parceiros apenas a instalação de uns poucos componentes, tais como fontes de alimentação e sua integração – atividades que não agregam diferenciação significativa ao hardware.
Embora a Nvidia já tenha fornecido subconjuntos parcialmente integrados no passado, a proposta atual é mais ambiciosa, pois o que a empresa fornecerá agora compreende cerca de 90% do custo de um servidor.
Com isso, os atuais parceiros da Nvidia deixam de ser projetistas de sistemas para se tornarem principalmente instaladores e prestadores de suporte; continuarão responsáveis principalmente por contratos de serviço e implantação, mas o “coração” do servidor passa a ser padronizado e fabricado pela própria Nvidia.
A Nvidia parece insaciável…









