Nova Raspberry Pi Pico W: Agora com WiFi (e Bluetooth)

A fundação Raspberry Pi acaba de anunciar sua mais nova placa, a Raspberry Pi Pico W. 

Baseada no mesmo microcontrolador da sua antecessora, o RP2040, essa nova versão adiciona um módulo Wi-Fi 4 (802.11n) + Bluetooth 5.2 da Infineon:

Pico W mantêm compatibilidade com a Pi Pico, mantendo o mesmo form factor e pinagem (Note que não foi adicionado o botão de reset tão solicitado pelos usuários). Uma diferença é que o LED de uso geral está conectado ao módulo wireless, porém ainda é possível controlá-lo através do SDK. Outra diferença está na posição do conector Serial Wire Debug (SWD). Ele foi deslocado para dentro da placa. Esse é um detalhe a ser avaliado caso se queira usar a Pico W em uma placa desenvolvida para Pi Pico.

A placa foi lançada por $6 sendo agora uma alternativa para placas com ESP32 a ser considerada. Infelizmente, para manter esse valor, não houve um upgrade na capacidade da flash onboard. Foram mantidos os 2 MB de flash

Suporte de software

O Pico SDK já suporta a rede sem fio. A pilha de rede é construída em com lwIP e usa libcyw43 de Damien George( o MicroPython). Por padrão, a libcyw43 é licenciada para uso não comercial, mas os usuários do Pico W e qualquer outra pessoa que construa seu produto em torno de RP2040 e CYW43439 se beneficiam de uma licença gratuita de uso comercial.

Como o desenvolvedor da libcyw43 foi o Damien George, é natural que o Micropython também já suporte a rede sem fio. 

Como mencionado acima, o módulo CYW43439 também possui bluetooth, porém ainda não há suporte de software para essa funcionalidade.

Video de lançamento da Raspberry Pi Pico W

E aí, o que achou dessa nova versão da Raspberry Pi Pico? Deixe seu comentário.

Mais detalhes em: Raspberry Pi Pico W: your $6 IoT platform

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Home » Notícias » Nova Raspberry Pi Pico W: Agora com WiFi (e Bluetooth)
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
4 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Rogerio Moreira
Membro
21/07/2022 15:49

É o Franzininho da Raspberrypi ?

Daniel Quadros
Membro
04/07/2022 14:05

Olhando o datasheet do CYW43439 e o esquema do Pico W, reparei que os pinos referentes ao Bluetooth não estão conectados (por exemplo, os dados do BT são transferidos através de uma UART). Portanto acho que não é apenas uma questão de software.

Cesar
Cesar
02/07/2022 19:57

O raspberry pico w roda o linux?

Talvez você goste:
Nenhum resultado encontrado.