A BBC inglesa lançou há um tempo uma placa chamada Micro:bit a fim de despertar o interesse dos alunos por tecnologia, inovação e empreendedorismo. Trata-se na verdade de uma plataforma que contempla a placa e o ambiente de programação, criada pensando na simplicidade e facilidade de uso. Assim, professores e alunos poderiam ter o aprendizado facilitado, o que inspirariam quem aprende a continuar descobrindo sobre tecnologia programável.
Foi uma iniciativa que deu muito certo, principalmente na Inglaterra. Muitas empresas apoiaram e financiaram o projeto, o que fez com que o instituto Micro:bit alcançasse mais de 1 milhão de pessoas que já utilizaram a placa e o ecossistema preparado para ela.
Aqui no Brasil a placa chega com o apoio do Sepin, Secretaria de Políticas de Informática do MCTIC, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e em breve será disponibilizada para os educadores a fim de utilizarem-na em sala de aula.
Características de hardware da placa Micro:bit
- Microcontrolador de 32 bits ARM Cortex-M0+ NXP/Freescale KL26Z;
- Microcontrolador de 32 bits ARM Cortex-M0 Nordic nRF51822, responsável também pela comunicação Bluetooth low energy e comunicação via rádio;
- Acelerômetro de 3 eixos da NXP/Freescale MMA8652;
- Magnetômetro de 3 eixos da NXP/Freescale MAG3110;
- 25 pequenos leds dispostos em matriz;
- 2 push buttons do usuário;
- MicroUSB para programar a placa.
Veja abaixo a foto da placa:
Veja a seguir um diagrama que ilustra onde estão dispostos os componentes na placa.
Para acessar o esquemático, acesse este link.
A lista de materiais para montar essa placa está disponível neste link.
A placa está publicada sob a licença Solderpad License.
Software
Para programar a placa Micro:bit são disponibilizados dois ambientes: um para linguagem de programação escrita e outro para programação em blocos.
Para o editor de código em blocos em JavaScript, acesse este link.
Para acessar o editor para programação usando a linguagem Python, acesse este link. Semelhante com o que acontece com o Arduino e o mbed, esta também é uma forma fácil de programar e trás bibliotecas prontas para o uso.
Mais detalhes sobre a Micro:bit
A placa micro:bit foi tema da palestra de Jose Scodiero no IoT Experience 2, evento da Fibo e Embarcados, realizado no começo deste ano. Essa placa está sendo trazida para o Brasil e poderá ser adquirida em breve.
Para mais detalhes, acesse os links a seguir e descubra mais sobre a Micro:bit:















Mandei buscar uma para alguns testes e em seguida vai para o acervo do fb.com/museu.jp e tão logo chegue, estaremos postando lá.
Nossa…que iniciativa. Vou pesquisar mais a fundo. Sou louco para ensinar minha filha.