Daily Meeting, Stand-up Meeting, entre outros nomes, é uma ferramenta de processo ágil que consiste em uma reunião técnica diária, geralmente no início do dia, em pé, em que cada desenvolvedor responde a três perguntas básicas. Foi elaborado como uma ferramenta de incentivo à comunicação e criatividade de equipes de desenvolvimento, difundiu-se na década de 90 nos países de tecnologia desenvolvida, e hoje é requisito básico do processo de qualquer empresa que intencione confeccionar software ou firmware de qualidade e até hardware, de qualidade.
A reunião tem o propósito de otimizar a comunicação e transparecer as etapas do trabalho de cada desenvolvedor para a equipe, e em paralelo, torna o processo de prestação de contas à gerência mais amplo e significativo, para dar certo, uma série de regras devem ser seguidas:
- Ocorre em um horário marcado, diariamente;
- Todos os membros da equipe devem participar;
- Todos devem estar em pé, sem escorar-se;
- Duração máxima de 15 minutos;
- Perguntas devem ser adiadas para depois da reunião entre os interessados;
As perguntas do Daily Meeting
As três perguntas da reunião são:
- O que eu fiz ontem (ou desde a última reunião);
- O que eu vou fazer hoje;
- O que me impede de produzir o resultado ideal.
Quando uma equipe adota o Daily Metting, ela passa a ter informação suficiente para melhor se organizar e melhor colaborar, cada colaborador vai ter a oportunidade de entender como o seu trabalho se relaciona com o trabalho do colega e assim melhor organizar a prioridade das suas tarefas. A ferramenta organiza a comunicação evitando excesso de interrupções e diálogo redundante.
As principais habilidades adquiridas na adoção do Daily Meeting são:
- A equipe resolverá conflitos de microprioridades automaticamente;
- Desafios individuais recebem a atenção do coletivo;
- Dá oportunidade do gerente saber o andamento das tarefas sem ter que efetivamente perguntar.
Por consequência, tem-se os seguintes ganhos abstratos:
- Elevação da qualidade da comunicação;
- Incentivo da genialidade coletiva;
- Incentivo ao planejamento individual;
- Afastamento do microgerenciamento.
Diferentemente das demais ferramentas ágeis, o Daily Meeting pode ser aplicado em uma equipe que não usa processos ágeis e, mesmo assim, o grupo é beneficiado pelas vantagens da reunião integralmente. É de fácil gestão e é a ferramenta que gera o menor efeito colateral, portanto o seu uso é altamente recomendado, do software ao hardware.
Referências
Agile Project Management with Scrum – Ken Schwaber – Apendix A
https://criatividadeaplicada.com/2010/03/28/micro-gerenciamento-como-se-livrar-da-obsessao-pelo-controle-excessivo/
Tenho uma dúvida. Em que momento de uma sprint a daily não precisa ser realizada? por exemplo, em dias que a aplicação está sendo homologada? em dias de planning, etc… Existe alguma regra para isso?
Felipe, excelente artigo.
Acho que essa prática aumenta o senso de cooperação da equipe. Acredito que essa prática propicia um ambiente em que as pessoas envolvidas em um projeto tem abertura pra contribuir com o trabalho de seu colega e, assim, torna o ambiente de trabalho mais agradável e colaborativo.
Acredito muito no trabalho em grupo e força do coletivo pra um trabalho mais produtivo.
ótimo artigo.