FAVORITAR
FecharPlease loginn

Matter: Padronização no desenvolvimento de dispositivos de casa inteligente

O Matter é um novo padrão sem fio doméstico inteligente de conectividade baseado em IP unificado que nos ajudará a conectar e construir ecossistemas confiáveis de Internet das Coisas (IoT) para o futuro, em especial, para casa inteligente. Com essa tecnologia unificadora, os projetistas podem se concentrar no desenvolvimento de produtos inovadores e acelerar o tempo de lançamento no mercado.

Ainda não está totalmente aqui. A primeira geração de dispositivos projetados para o padrão de casa inteligente Matter deve ser lançada em algum momento no final de 2022, salvo atrasos. Para quem tentou conectar seus dispositivos de casa inteligente à rede, isso é música para os ouvidos. Não apenas as novas configurações se tornam fáceis, mas também ajudam os desenvolvedores a projetar um único e universal ambiente doméstico inteligente que simplesmente funciona. Todos nós queremos isso.

E uma notícia ainda melhor: o padrão do protocolo Matter tem um poder de permanência potencial significativo. Mais fabricantes, sabendo que o Matter chegará em breve, estão apoiando o seu desenvolvimento, o que significa que os consumidores podem trabalhar na construção lenta de suas casas inteligentes sabendo que estarão melhor integrados.

Neste artigo, veremos os produtos de desenvolvimento da Nordic Semiconductor, Silicon Labs e Texas Instruments que testam uma variedade de dispositivos Thread.

Desenvolva Matter com estes Kits de desenvolvimento

O kit de desenvolvimento Nordic Semiconductor nRF5340 desenvolve o System on Chip (SoC) nRF5340 em uma única placa usando uma ampla variedade de protocolos sem fio. Os desenvolvedores podem testar iluminação, wearables, dispositivos médicos e domésticos inteligentes, rastreadores de ativos, sistemas de localização em tempo real e áudio LE. Os protocolos de malha, como malha BLUETOOTH®, Thread e Zigbee®, podem ser executados simultaneamente com o Bluetooth LE, permitindo que os smartphones forneçam, autorizem, configurem e controlem nós de malha. O kit inclui uma antena Near Field Communication (NFC) que permite testar o periférico de tag NFC-A do nRF5340. Um depurador SEGGER J-Link também está na placa, o que permite programação e depuração completas do SoC nRF5340 e de destinos externos.

Os Módulos Mighty Gecko da Silicon Labs MGM111 são focados em aplicativos de rede mesh com suporte para software ZigBee e Thread. Os módulos MGM11 e os SoCs sem fio possuem recursos técnicos e interfaces de programação de aplicativos (APIs) semelhantes. Essa compatibilidade de hardware e software facilita a migração de módulos para SoCs, permitindo que os desenvolvedores preservem seus investimentos em ferramentas e software com pouco ou nenhum redesenho do sistema. A combinação do módulo de pilhas integradas, opções de antena e certificações regulatórias de radiofrequência ajuda os desenvolvedores a reduzir custos, complexidade e tempo de colocação no mercado para uma variedade de aplicativos de rede mesh, incluindo automação residencial e predial, iluminação conectada, medição inteligente, sistemas de segurança e outras plataformas de IoT.

O kit de desenvolvimento Texas Instruments LAUNCHXL-CC1352P Multibanda CC1352P Wireless MCU LaunchPad™ testa dispositivos CC1352P e CC2652P com suporte a rádio multibanda para operação simultânea de 2,4 GHz e sub-1 GHz. O kit suporta protocolos que incluem Bluetooth ® Low Energy, Sub-1 GHz, Thread, Zigbee® e 802.15.4 com o SDK CC13x2-CC26x2 compatível. O kit também possui variações de LaunchPad disponíveis que apresentam diferentes redes de correspondência de RF na porta de saída PA de 20dBm. Estes incluem o LAUNCHXL-CC1352P1 com 868/915MHz até 20dBm e 2.4GHz até 5dBm. O LAUNCHXL-CC1352P-2 tem 868/915MHz até 14dBm e 2.4GHz até 20dBm, que pode ser usado para suportar CC1352P e CC2652P. Para começar, os desenvolvedores devem primeiro adquirir o CC1352P LaunchPad, baixar o CC13x2 SDK e, finalmente, fazer o treinamento CC13x2 SimpleLink Academy.

Conclusão

Quando o Matter chegar, será uma tecnologia bem-vinda. Isso ajudará os desenvolvedores a se concentrarem na criação de produtos inovadores conectados e na aceleração dos caminhos para o mercado. Ter dispositivos certificados pela Matter significa que, idealmente, eles trabalharão em harmonia uns com os outros, padronizando ambientes domésticos inteligentes e facilitando as configurações.

Artigo escrito por Tommy Cummings  e publicado no blog da Mouser Electronics: Matter Is Poised to Standardize Development of Smart-Home Devices

Traduzido pela Equipe Embarcados. Visite a página da Mouser Electronics no Embarcados

(*) este post foi patrocinado pela Mouser Electronics

Sem licença Creative Commons
Home » Internet Das Coisas » Matter: Padronização no desenvolvimento de dispositivos de casa inteligente

WEBINARS

LEIA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Comentários:
Notificações
Notificar
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste: