ÍNDICE DE CONTEÚDO
Foi realizado no dia 31 de maio em São Paulo, o 1º IoT Day, onde pudemos aprender bastante sobre Internet das Coisas (Internet of Things), quais suas aplicações e o que está por vir por aí.
INTRODUÇÃO À PLATAFORMA JAVA EMBEDDED
Palestrante: Marco Antonio Maciel (Oracle)
Nesta palestra foi abordado como a plataforma Java está preparada para sistemas embarcados de micro, pequeno, médio ou grande porte. Através do Java ME Embedded conseguimos atender dispositivos pequenos, com RAM a partir de 2MB até 32MB oferencedo APIs diversas para segurança, atualização, GPIO entre outros, mostraremos alguns exemplos do Java ME com a placa concept board que reune 3G, programação em Java ME e capacidade de receber shields Arduinos. Em seguida vamos mostrar como o Java SE foi preparado para sistemas embarcados para placas mid-size com linux, como Raspberry Pi, Beagle, Intel Minnow Board e Galileo.
Clique aqui para baixar os slides
O QUE O PESSOAL DO MARKETING NÃO CONTA A RESPEITO DA INTERNET DAS COISAS
Palestrante: Alessandro Cunha (Tech Training)
A palestra abordou temas temas:
1 – O que é a Internet das Coisas
2 – Quais os recursos necessários para implementar a Internet das Coisas
3 – Quais as aplicações possíveis com a Internet das Coisas
Clique aqui para baixar os slides
Confira o vídeo da apresentação:
INTERNET OF THINGS COM NODE.JS E INTEL GALILEO
Palestrantes: Vitor Leal (Telefonica) / Jomar Silva (Intel)
Como desenvolver uma solução de Internet of Things utilizando Node.JS. O lançamento do Node.JS não só possibilitou o desenvolvimento BackEnd utilizando JavaScript mas também o desenvolvimento de software e aplicações embarcadas.
Na segunda parte da palestra será mostrado o board Intel Galileo sendo utilizado usando NODE.JS.
Clique para baixar os slides da primeira parte.
Clique aqui para baixar os slides da segunda parte.
PROGRAMAÇÃO GPIO COM PINGO
Palestrante: Luciano Ramalho (membro da Python Software Foundation e co-fundador do Garoa Hacker Clube)
Pingo pretende ser API universal (!) para programação de alto nível de placas com pinos de entrada e saída programáveis, como Raspberry Pi, BeagleBone Black, Arduino Yún, Intel Galileo etc. O Pingo define uma
API em Python, orientada a objetos, fácil de usar e fácil de estender para suportar novas placas.
Nesta palestra apresentaremos a arquitetura do Pingo, como fazê-lo rodar embarcado em uma placa comPython instalado ou controlando uma placa remotamente (é possível controlar um Arduino UNO remotamente via
serial, com Pingo rodando no computador). Também mostraremos como estender o Pingo para suportar novas placas e novas funcionalidades nas placas existentes.
Clique aqui para baixar os slides.
O QUE É LINUX EMBARCADO?
Palestrante: Diego Sueiro (Embarcados/ ESD Tecnologia)
O uso do Linux em dispositivos eletrônicos tem se tornado cada vez mais predominante. Além de não oferecer custos diretos com licença, ele ajuda a diminuir o tempo de desenvolvimento e aumentar a qualidade do produto. Esta palestra traz uma introdução sobre o Linux em sistemas embarcados. O participante irá aprender quais são as características e os diversos componentes que integram um sistema Linux embarcado.
1-IoT-Day-OQueELinuxEmbarcado.pdf
272.90 KBVocê deve estar logo no site para fazer o download.