FAVORITAR
FecharPlease login

Gerenciamento Inteligente de Instalações Industriais

O que é a Instalação Inteligente?

Smart Facilities Management (FM) é a integração de sistemas, processos, tecnologia e pessoal para melhorar o gerenciamento de instalações do edifício. Trata-se de fazer o melhor com as novas tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT), big data, sistemas baseados em nuvem e sistemas avançados de gerenciamento de manutenção computadorizado; trata-se de reunir várias disciplinas para garantir a funcionalidade, conforto, segurança e eficiência do sistema de ambiente construído.

Essa mistura de requisitos físicos, por exemplo, instalações de escritório e infraestrutura digital, é o que o FM é. Oferecendo possibilidades fascinantes quando aplicado a vários processos FM, como segurança, controle de acesso, prevenção de incêndio, HVAC, iluminação, controle de conforto, qualidade do ar interno, gerenciamento de energia, limpeza e desinfecção, manutenção preventiva, manutenção física, gerenciamento de resíduos e muito mais.

Papel da IA e IoT no Gerenciamento e Monitoramento de Instalações industriais

A indústria necessita da incorporação de ferramentas e tecnologias apropriadas para que as instalações atinjam a máxima eficiência, com ênfase na higiene e proteção da saúde por meio de processos automatizados e sem contato. Uma plataforma de IoT unificada com uma IA e com aprendizado de máquina (ML) pode fornecer insights acionáveis sobre as deficiências das instalações. Tecnologias baseadas em IA e IoT podem ser integradas em indústrias/fábricas inteligentes para coletar e analisar dados a fim de fornecer insights para ajudar a gerenciar uma instalação. Os dados de construção e ativos físicos podem ser analisados usando abordagens de IA e ML. Essas tecnologias fornecem aos gerentes de instalações um método muito mais abrangente de monitoramento e ajuste fino de todo um edifício e do sistema de ativos.

Uma solução de monitoramento inteligente é um serviço de software completo que permite que organizações e indústrias obtenham melhorias significativas no uso de eficiência energética, ao mesmo tempo, em que diminuem os impactos da manutenção, consumos reduzidos e despesas operacionais. O sistema, que inclui sensores de IoT que coletam dados em tempo real, análise de big data e inteligência artificial (IA), pode identificar oportunidades significativas de economia de energia. Até reduz significativamente o consumo de energia.

No dia 25 de Junho de 2024, ocorrerá o “Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2024“, no Holiday Inn Anhembi — Parque Anhembi, São Paulo–SP.

Garanta seu ingresso

Benefícios do gerenciamento inteligente de instalações industriais

Benefícios ambientais

A IA e a IoT podem ajudar um gerente de instalações a entender e controlar as questões ambientais associadas ao gerenciamento de edifícios. Como a IA é autoconsciente, ela pode prever problemas antes que eles surjam e, em algumas circunstâncias, informar automaticamente as pessoas e equipamentos apropriados para agir.

Análise aprimorada

A IA é simples de integrar em qualquer sistema habilitado para IoT. Isso permite análises avançadas de dados na nuvem, oferecendo insights sobre tendências de dados não descobertas anteriormente e possivelmente levando a economia de custos.

Alarme e notificação

Envie relatórios de alarme abrangentes e instruções de correção para profissionais de gerenciamento e reparo de instalações.

Operação remota

O controle remoto do status do equipamento minimiza a necessidade de visitas ao local e aumenta o tempo de atividade dos ativos.

Identificação de risco

A IA e a IoT podem ajudar a identificar riscos que podem levar a problemas de saúde, como alergias ou pior, para o conforto dos habitantes e funcionários do edifício. Sistemas automatizados de detecção e alerta podem auxiliar na prevenção de problemas, e a análise de dados pode auxiliar na identificação de problemas antes que eles ocorram.

Manutenção preditiva

A IA e a IoT podem ajudar no planejamento da manutenção preditiva por meio da modificação do processo de dados anteriores e monitoramento de ativos em tempo real, reduzindo as despesas totais de manutenção das instalações. A IA também pode auxiliar na separação de despesas de capital e funcionais para análise e relatórios.

Desafios do Facility Management e como ele funciona na Automação Industrial

A indústria manufatureira vem enfrentando diversos desafios, como controlar custos, manter equipamentos antigos, tratar falhas de equipamentos, manter registros exatos, garantir a segurança das instalações e dos dados, incorporar sustentabilidade e desempenho de produção e limitar os impactos ambientais. Essas dificuldades surgem de uma variedade de causas, incluindo mudanças no ambiente industrial global e a adoção tardia da fabricação inteligente através do processo de produção.

O desafio na indústria é permitir o monitoramento em tempo real das linhas de produção que suportam uma abordagem de relatórios sem papel devido a máquinas, pessoal e processos intimamente conectados. Um supervisor de fábrica pode monitorar todas as máquinas em uma linha ou em toda a planta para identificar a disponibilidade do equipamento, carga de trabalho, tempo de inatividade, desempenho e uma variedade de outros dados críticos que podem afetar a eficiência da produção. Além disso, os dados coletados de equipamentos em uma variedade de linhas de produção são continuamente observados e analisados para identificar tendências e descobrir anormalidades, permitindo que os operadores reorganizem as atividades programadas e minimizem o tempo de inatividade repentino.

Apesar de ter um ambiente de produção automatizado, a maioria das empresas não consegue aumentar a produtividade de fabricação. Para superar o desafio a seguir, o IoT Industrial conecta e troca dados entre máquinas, equipamentos, sistemas e pessoal, permitindo que as empresas industriais combinem as operações da planta e alcancem melhores níveis de eficiência. Os dados coletados de equipamentos e processos são revisados para informar escolhas sobre segurança, qualidade e operações, em vez de automação. A fábrica automatizada é transformada em uma fábrica inteligente habilitada para IoT, conectando máquinas e equipamentos para capturar dados e recuperar informações úteis e conectá-las à nuvem com uma solução abrangente de IoT.

O sistema de monitoramento de linha de produção com tecnologia IoT permite que os fabricantes conectem máquinas em várias linhas de produção, coletem dados de várias fontes e criem recursos como monitoramento remoto e análise preditiva. Os supervisores de piso podem monitorar o desempenho da linha de produção a partir de um painel centralizado e interativo com este sistema de automação industrial flexível e fácil de usar. Ele permite que as indústrias tomem decisões mais inteligentes para aumentar a eficiência e o lucro.

Casos de uso de gerenciamento de instalações industriais inteligentes

Alerta para fogo e fumaça

Os sistemas de alerta são organizados em categorias com base na prioridade e no requisito, como Alerta de emergência, Alerta alto, Alerta de prazo e Alerta de rotina. A manutenção e monitoramento desses alertas e equipamentos de segurança contra incêndio pode levar um tempo significativo. Os sensores habilitados para IoT podem auxiliar na automatização da manutenção e garantir uma resposta adequada a circunstâncias de emergência. Sensores sensíveis de incêndio e fumaça da IoT podem alertar os funcionários nos estágios iniciais de um problema, permitindo que um problema menor seja resolvido antes que se torne grave. Os transeuntes podem notar os sensores de incêndio e fumaça que acionam um alarme local, mas os sensores habilitados para IoT podem enviar avisos em tempo real para o gerenciamento das instalações e até para os funcionários do serviço de emergência, permitindo que o problema seja tratado rapidamente.

Gerenciamento de fábrica

O acompanhamento da produção no chão de fábrica e a avaliação do seu desempenho são feitos por sistemas inteligentes de monitoramento de linha de produção impulsionados por tecnologias de IA e IoT, permitindo que você monitore tudo no chão de fábrica a partir de um painel centralizado e ao vivo. Algoritmos de aprendizado de máquina altamente treinados são usados em soluções de automação industrial para prever falhas de máquina e fornecer maior inteligência operacional do que os sistemas legados que podemos fornecer. Os fabricantes podem usar a solução Industry IoT para vincular várias linhas e máquinas de produção, coletar dados em vários estágios de produção de diferentes fontes e criar recursos como monitoramento remoto, análise de borda, manutenção preditiva e gêmeo digital.

Monitoramento de ativos

Ajuda a aproveitar ao máximo os ativos antigos e a reduzir as despesas de vida útil dos ativos, além de auxiliar no monitoramento de ativos virtuais, como dados de várias plataformas de negócios. As habilidades de análise preditiva resultam em custos de tecnologia mais baixos e maior eficiência dos processos de negócios. A IoT não apenas permite que você tenha um melhor controle sobre seus equipamentos e máquinas, mas também tem uma influência benéfica em fatores como aumentar a eficiência e a produção, reduzir os custos operacionais, melhorar a experiência do cliente e assim por diante.

Gestão de Edifícios

As empresas que não possuem IoT ainda não conseguem monitorar de forma autônoma os sistemas de seus edifícios em tempo real. Isso aumenta as despesas com o aumento da inspeção e manutenção manual, bem como as chances de falhas imprevistas do equipamento. No entanto, um BMS (Building Management System) sofisticado baseado em IoT que integra novos sensores com sistemas legados pode economizar despesas de gerenciamento de edifícios.

Contato da Newark no Brasil

Para mais informações e adquirir componentes contate a LATeRe , representante da Newark, pelo Telefone (11) 4066-9400 ou e-mail: [email protected] 

* Texto originalmente publicado em: link

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Comentários:
Notificações
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Home » Internet Das Coisas » Gerenciamento Inteligente de Instalações Industriais

EM DESTAQUE

WEBINARS

LEIA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste:


Seminário de
Sistemas Embarcados e IoT 2024
 
Data: 25/06 | Local: Hotel Holiday Inn Anhembi, São Paulo-SP
 
GARANTA SEU INGRESSO

 
close-link