Estabelecendo Autenticação Segura na área automotiva

autenticação segura

Autenticação Andrew Jackson

O que é real? O que é falso? As economias digitais são parte integrante de nossa era digital e, talvez mais do que nunca, precisamos ser capazes de reconhecer as falsificações. Portanto, precisamos ser capazes de autenticar o que tem valor real. Por exemplo, um dia, após o almoço, um conhecido foi até o balcão do restaurante para pagar, entregando ao caixa uma nota de $ 20 (Figura 1). O caixa olhou para ele e, após testá-lo rapidamente, informou que era falso. Alguém o transferiu essa nota falsa de $ 20 para ele – e agora essa pessoa estava $ 20 mais rico, às custas do meu conhecido.

Autenticação Segura
Figura 1: Uma nota de US $ 20 dos Estados Unidos com a foto impressa de Andrew Jackson (Fonte: Pakhnyushchy / Shutterstock.com)

A última coisa que alguém deseja é que alguém tire vantagem sobre si. Os governos envidam grandes esforços para garantir que suas moedas fortes tenham tecnologia sofisticada para identificar a diferença entre o que é real e falso. Essas técnicas nos permitem autenticar o que tem valor real.

Em quem você pode confiar?

O mesmo se aplica ao mundo dos sistemas e componentes eletrônicos. Ninguém quer ser enganado e usar produtos falsificados. No setor automotivo, isso é uma preocupação importante. Partes falsificadas podem visar sistemas automotivos com sensores, periféricos, módulos ou partes substituíveis ou de vida limitada. Substituições falsificadas podem introduzir preocupações de segurança de passageiros e veículos, ao mesmo tempo que reduzem a eficácia e eficiência do sistema.

Maxim Integrated, agora parte da Analog Devices, Inc. (ADI), está na vanguarda em segurança e autenticação. A ADI construiu uma sólida reputação como especialista em ajudar engenheiros de projetos eletrônicos automotivos a implementar segurança física baseada em hardware para obter proteção contra falsificações de baixo custo, autenticaçã segura o de dispositivos periféricos e configuração de recursos seguros.

Autenticar componentes automotivos

Veículos autônomos e carros conectados estão rapidamente se tornando uma realidade nas estradas de todo o mundo. À medida que a tomada de decisões passa cada vez mais do motorista para o veículo e seus sistemas eletrônicos inteligentes, a demanda por segurança automotiva se tornou crítica. A segurança automotiva foi expandida para incluir autenticação de veículos, prevenção contra falsificação de periféricos do sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS) e proteção da comunicação de dados com a nuvem. Com a implantação iminente de veículos autônomos e movidos a bateria produzidos em massa, o imperativo é que os fabricantes de veículos considerem e projetem proteções que atenuem ataques externos e hackers, malware e manipulação externa inadequada (Figura 2).

Autenticação Segura
Figura 2: Foto de uma van futurística autônoma se movendo em uma rodovia pública em uma cidade moderna. (Fonte: Gorodenkoff / Shutterstock.com)

A proteção eletrônica embarcada, habilitada por CIs de segurança, está ajudando a proteger a tecnologia automotiva para os veículos de amanhã. Esses chips de segurança exigem componentes de segurança qualificados pelo Automotive Electronics Council (AEC) -Q100 Grau 1 para aumentar a segurança e preservar a funcionalidade ideal do sistema. A Analog Devices é o parceiro certo para garantir a segurança e confiabilidade do veículo por meio da autenticação de peças automotivas.

Autenticação segura

Métodos criptográficos modernos protegem as informações e comunicações usando um conjunto de regras. A criptografia possibilita apenas aqueles que estão devidamente autorizados a acessar e processar os dados. Autenticadores seguros são CIs de segurança projetados para discernir a autorização adequada e manter pessoas não autorizadas fora.

Autenticador DeepCover® Automotive 1-Wire

Como exemplo, considere o Autenticador 1-Wire DS28E40 DeepCover® Automotive. Este produto é um autenticador seguro que fornece um conjunto básico de ferramentas criptográficas derivadas de funções de segurança integradas assimétricas (criptografia de curva elíptica (ECC) -P256) e simétricas (algoritmo de hash seguro (SHA) -256). Os algoritmos de criptografia assimétrica usam uma combinação de chaves públicas e privadas para gerar e verificar as assinaturas digitais dos dados. Os algoritmos de criptografia simétrica usam uma única chave privada para gerar e verificar hashes de dados HMAC.

Além dos serviços de segurança fornecidos, os mecanismos criptográficos implementados por hardware integram um gerador de números aleatórios reais (TRNG) de Padrões de processamento de informações federais (FIPS) / Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST). Este recurso gera números aleatórios para criar chaves criptográficas para proteger dados e operações. Além disso, ele fornece 6Kb de memória One-Time Programmable (OTP) para dados do usuário, chaves e certificados, uma entrada / saída de uso geral (GPIO) configurável e um número de identificação ROM exclusivo de 64 bits (ROM ID) (Figura 3).

Autenticação Segura
Figura 3: Diagrama de blocos do Autenticador 1-wire Maxim Integrated DS28E40 DeepCover® Automotive. (Fonte: Maxim Integrated)

Conclusão

Não seja vítima daqueles que falsificam peças. Lembre-se, vivemos na era digital. A autenticação é, portanto, essencial para determinar o que é valioso. Os fabricantes automotivos agora podem estabelecer autenticação segura de muito mais maneiras do que nunca. A Analog Devices tem soluções que garantem a segurança e confiabilidade do veículo, autenticando componentes automotivos e ocultando seus dados confidenciais sob várias camadas de segurança avançada. Embora essas soluções não sejam uma licença para imprimir dinheiro, é a melhor maneira que conheço de mantê-lo circulando. Se você decidir não seguir meu conselho, poderá encontrar muitos Andrew Jacksons porque não autenticou com segurança .

Artigo escrito por Paul Golata e publicado no blog da Mouser Electronics: Establishing Secure Authentication in Automotive

Traduzido e adaptado por Equipe Embarcados .Visite a página da Mouser Electronics no Embarcados

(*) este post foi patrocinado pela Mouser Electronics

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Sem licença Creative Commons
Home » Hardware » Estabelecendo Autenticação Segura na área automotiva
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste: