FAVORITAR
FecharPlease login

Como programar a Franzininho WiFi: 6 opções para você escolher!

programar a Franzininho WiFi

Com a Franzininho WiFi, é possível escolher a abordagem de programação mais adequada às suas necessidades, já que oferece uma ampla variedade de opções para programação e desenvolvimento de projetos. A seguir, serão apresentados os principais frameworks e SDKs disponíveis para programar a placa.

Compre sua Franzininho WiFi (com frete gratis) clicando neste link.

Arduino

O Arduino é um framework de código aberto que tem como objetivo simplificar o desenvolvimento de protótipos eletrônicos. Devido à sua popularidade, o Arduino é muitas vezes o primeiro passo para quem quer aprender programação e/ou eletrônica, além de ser uma ferramenta útil para projetistas validarem ideias de maneira rápida e prática.

Com isso em mente, o projeto Franzininho oferece suporte da placa Franzininho WiFi à plataforma Arduino, incluindo exemplos de código e projetos para ajudar os iniciantes a dar os primeiros passos. Para mais informações, acesse a documentação de programação do Franzininho WiFi no Arduino.

Confira o artigo: Franzininho WiFi: Primeiros passos na Arduino IDE

ESP-IDF

O Espressif IoT Development  Framework (ESP-IDF) é uma ferramenta open-source  desenvolvida para a família de SoCs  ESP32, ESP32-S, ESP32-C e ESP32-H. O framework utiliza a linguagem C e C + + e fornece suporte para componentes, drives, protocolos, stack de rede e Real-Time Operating System (RTOS). 

A proposta do ESP-IDF volta-se em explorar os recursos do chip a uma camada mais baixo nível, o que exige conhecimento prévio em tópicos avançados. Devido a customização e a modularização  do software desenvolvido, o ESP-IDF torna a escolha profissional para o desenvolvimento de Sistema Embarcados de diversos players do mercado. Como a Franzininho WiFi possui o SoC ESP 32-S2 todos os recursos disponíveis do framework podem ser desfrutados, ademais a documentação da Franzininho contempla exemplos práticos para dar início no ESP-IDF

Confira o artigo: Franzininho WiFi – Primeiros passos com ESP-IDF

CircuitPython

CircuitPython é uma versão simplificada e adaptada da linguagem de programação Python, projetada para ser executada em placas de desenvolvimento de hardware microcontroladas. Ele é utilizado principalmente em projetos de eletrônica DIY (faça você mesmo) e robótica, permitindo que os desenvolvedores usem a simplicidade e facilidade de uso da linguagem Python para controlar dispositivos físicos.

O CircuitPython oferece uma maneira fácil e acessível para iniciantes em eletrônica e programação criarem projetos interativos. Além disso, a linguagem também é utilizada por muitos profissionais para desenvolvimento de projetos de prototipagem rápida e criação de dispositivos personalizados.

A Adafruit, a criadora e mantenedora do projeto CircuitPython, dedicou-se a criar uma estrutura modularizada para acessar os periféricos, como GPIO, I2C, SPI, entre outros. Isso permite que os desenvolvedores abstraiam as configurações de hardware e se concentrem na programação de maneira mais fácil e simplificada. Com a ajuda da comunidade, a placa Franzininho WiFi foi adicionada à base do projeto CircuitPython, tornando-se uma opção popular para programação de projetos DIY. Além disso, há uma documentação extensa disponível para a Franzininho WiFi, com exemplos detalhados e instruções para programação com o CircuitPython.  Acesse a documentação referente a programação da Franzininho WiFi com CircuitPython.

Confira o artigo: Hello World com a Franzininho WiFi no CircuitPython

MicroPython 

MicroPython é uma implementação da linguagem de programação Python otimizada para rodar em microcontroladores e sistemas embarcados com recursos limitados. Ele foi criado por Damien George em 2013 e é um projeto de código aberto. O MicroPython tem como objetivo tornar a programação em Python acessível para uma ampla gama de dispositivos, como placas de desenvolvimento, sensores e sistemas embarcados, além de oferecer uma alternativa viável às linguagens de baixo nível tradicionalmente utilizadas em sistemas embarcados. O MicroPython permite que os desenvolvedores utilizem os recursos avançados do Python para desenvolver aplicações para esses dispositivos, tornando a programação de sistemas embarcados mais simples e intuitiva. Esse projeto está em desenvolvimento pela comunidade Franzininho.

Zephyr

O projeto Zephyr consiste em um Real-Time Operating System (RTOS) que visa atender a diferentes arquiteturas de hardware (ARM, RISC-V, Tensilica Xtensa dentre outras) e otimizar os recursos interno do chip, ocupando menos espaço de memória dentro dos dispositivos. Atualmente o  projeto atende a mais de 400 placas de desenvolvimento e continua ampliando o suporte para mais placas no mercado como também uma vasta lista de drivers para sensores.  

O RTOS fornece diversos recursos que visam atender projetos que exigem elevada complexidade e integração. Desta forma ganhou notoriedade no cenário e foi aderido por empresas de diferentes setores (Confira aqui). A Franzininho WiFi faz parte do projeto do Zephyr e possui uma documentação oficial, nela encontra-se uma descrição da placa e mostra como fazer o “Hello, World!”, confira para mais informações.

NuttX

O NuttX é um Real-Time Operating System (RTOS) gratuito e open-source projetado para trabalhar em Sistemas Embarcados com microcontroladores e processadores de 8 a 64 bits. O NuttX tem o compromisso de alinhar-se aos padrões Operating System Interface (POSIX) e o American National Standards Institute (ANSI), ou seja, manter esses conformidade  permite uma portabilidade, reutilização e suporte a aplicações que utilização interface tornando assim o firmware escalável, outra característica a destacar é fato de ocupar um pequeno espaço em memória (small-footprint).

O NuttX possui vários subsistemas similares aos já existentes no Linux. Contém exemplos que incluem Virtual File System (VFS), Audio Subsystem, USB System e Memory Technology Device (MTD). Além disso, são desenvolvidos continuamente drivers para sensores, displays, protocolos de rede e protocolos seriais. A Franzininho WiFi entrou recentemente no projeto do NuttX, confira o processo de instalação da ferramenta.  

Saiba Mais

Treinamento Franzininho WiFi – Videos gravados

Zephyr RTOS no ESP32 – Primeiros Passos

Primeiros Passos com o ESP32 e o NuttX

MicroPython: Python para microcontrolador

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Home » Software » Como programar a Franzininho WiFi: 6 opções para você escolher!

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS