FAVORITAR
FecharPlease login

Como instalar o STM32CubeIDE: Guia de Primeiros Passos

Introdução

O STM32CubeIDE é uma plataforma avançada de desenvolvimento C/C++ com recursos de configuração periférica, geração de código, compilação de código e depuração para microcontroladores e microprocessadores STM32. Nesse artigo, vamos mostrar como instalar e configurar o STM32CubeIDE para uso com a placa Franzininho C0, além de destacar algumas funcionalidades importantes desse ambiente de desenvolvimento.

Instalação STM32CubeIDE

  1. Para começar, acesse a página https://www.st.com/en/development-tools/stm32cubeide.html e faça o download do STM32CubeIDE para o seu sistema operacional. 

Neste tutorial, vamos instalar no Windows, mas o processo é semelhante para outros sistemas operacionais. Certifique-se de selecionar a versão mais recente disponível para garantir a melhor experiência. 

  1. Leia e aceite a licença.
  1. Em seguida, você será solicitado a criar uma conta na STM para iniciar o download. Embora não seja obrigatório, é recomendável criar uma conta para receber atualizações sobre novos produtos e possíveis atualizações no ambiente de desenvolvimento.
  1. Após aceitar a licença e, se desejar, criar uma conta na STM, o download iniciará automaticamente. Com a conclusão do download, descompacte o arquivo baixado para prosseguir com a instalação.
  1. Inicie a instalação, siga as instruções clicando em ‘Next’ e aceitando a licença, conforme mostrado nas figuras abaixo. Ao selecionar o local de instalação, é aconselhável deixar o diretório padrão sugerido.   

  1. Selecione os componentes como indicado na imagem abaixo, clique em “Install” e aguarde a instalação. Depois, clique em “next” novamente e finalize. 

No dia 25 de Junho de 2024, ocorrerá o “Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2024“, no Holiday Inn Anhembi — Parque Anhembi, São Paulo–SP.

Garanta seu ingresso

  1. O STM32CubeIDE foi instalado com sucesso. Ao abri-lo, você será solicitado a selecionar um diretório de workspace. Selecione o local desejado e clique em ‘Launch’ para iniciar a IDE. Agora, você pode começar a usar a STM32CubeIDE para desenvolver seus projetos.

Explorando a IDE e iniciando projeto com Franzininho C0

Com o STM32CubeIDE instalado podemos preparar o ambiente para compilar um projeto com o nosso Franzininho C0. 

  1. Inicie um novo projeto como demonstrado na figura abaixo.
  1. Neste momento será exibido uma tela com todas as famílias de microcontroladores da família STM32 suportadas pela CubeIDE. Para poder encontrar nosso microcontrolador, iremos no campo de busca “commercial part number” e digitaremos “STM32C011F6P6”, que é o microcontrolador do Franzininho. Selecione-o e clique em “Next”.

Perceba que ao selecionar o microcontrolador, é possível ver suas features detalhadas, seu diagrama do bloco de funcionamento e recursos de periféricos, verificar seu datasheet, application notes e manuais de referências. Essas informações são de extrema ajuda ao desenvolver um projeto.

Um outro detalhe,  ao clicar no ícone de estrela, mostrado na figura abaixo, é possível adicionar placas à lista de favoritos. Essa funcionalidade simplifica o processo de iniciar novos projetos, facilitando o acesso às placas frequentemente utilizadas.

  1. Neste momento iremos ver a tela onde será possível nomear o projeto, não sendo necessário modificar mais nada, apenas nomeá-lo, clicar em next e finish.
  1. Após isso, teremos a tela de carregamento do CubeMX como demonstrado na figura. Essa etapa, auxilia na configuração dos periféricos, como GPIO ou USART,  as pilhas de middleware e a configuração dos valores de clock, além de ajudar a resolver conflitos de pinagem e também ter uma calculadora de consumo de energia.
  1. Inicialmente, vamos configurar o Clock, nesse tutorial vamos usá-lo na frequência máxima, portanto, mude o HCLK para 48 e o sistema fará as configurações necessárias para que opere nesse valor. 
  1. Depois, vamos voltar para a opção “Pinout & Configuration”  e configurar qual depurador iremos utilizar, que por convenção de uso do ST-Link/V2, será escolhida a opção “Serial Wire” de acordo com a figura.

Nota-se que os pinos PA13 e PA14 foram configurados para receber o SWCLK e SWDIO do ST-Link/V2. 

  1. Neste ponto, você está pronto para salvar o projeto e iniciar o desenvolvimento de código. No entanto, neste artigo, também vamos configurar alguns periféricos, conforme mostrado nas imagens abaixo. Selecionamos os pinos PB7 e PB6, definindo-os como saídas GPIO, e o PA8 como entrada GPIO. Em seguida, na seção “System Core > GPIO”, aparecerão os pinos, e selecionamos cada um individualmente para as configurações necessárias. Definimos o PA8 como PULL_UP e sua etiqueta como “botão” (opcionalmente, você pode alterar o nome da etiqueta). Para os pinos PB6 e PB7, deixamos as configurações padrão, mudando apenas a etiqueta para “LED1” e “LED2”.
  1. Agora chegou a grande hora de gerar a configuração final do projeto, neste momento vamos até a opção “Project” e clicamos em “Generate Code”.

Quando o projeto é gerado, ele apresenta uma estrutura como demonstrado na imagem, contendo o arquivo STM32C0xx.h, que traz todas as estruturas de ponteiros para os registradores. Dentro dessa mesma estrutura, estão os arquivos gerados pelo CubeMX para a camada HAL de programação. Ao expandir a pasta “inc” da estrutura de arquivos, você encontrará os arquivos de inclusão necessários.

Conclusão

Em resumo, este artigo guiou você através da instalação do STM32CubeIDE e da configuração do ambiente para iniciar um projeto com o Franzininho C0. Este foi apenas o primeiro passo de uma série de tutoriais que serão publicados aqui.

Saiba Mais

Franzininho C0 – Primeiros passos com Arduino

Compre a Franzininho C0 – Robocore

Compre a Franzininho C0 – Casa da Robótica

Outros artigos da série

Franzininho C0: Entradas e Saídas no STMcubeIDE >>
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Comentários:
Notificações
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Home » Notícias » Como instalar o STM32CubeIDE: Guia de Primeiros Passos

EM DESTAQUE

WEBINARS

LEIA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste:
Nenhum resultado encontrado.


Seminário de
Sistemas Embarcados e IoT 2024
 
Data: 25/06 | Local: Hotel Holiday Inn Anhembi, São Paulo-SP
 
GARANTA SEU INGRESSO

 
close-link