FAVORITAR
FecharPlease login

BIPES – Plataforma Integrada Baseada em Blocos para Sistemas Embarcados

Este post faz parte da série Franzininho WiFi com BIPES. Leia também os outros posts da série:

Introdução

Se aventurar no mundo da programação de Sistemas Embarcados pode parecer intimidante para muitos. É nesse contexto que a plataforma BIPES surge como uma solução acessível e poderosa. Neste artigo você irá conhecer a plataforma BIPES, seus recursos, placas de desenvolvimento suportadas e começar sua jornada na programação de Sistemas Embarcados usando o BIPES.

BIPES

A BIPES (Plataforma Integrada Baseada em Blocos para Sistemas Embarcados) é uma ferramenta que facilita o desenvolvimento de sistemas embarcados através de uma interface visual simples. Aqui estão os principais pontos:

  1. Programação Visual: Usa blocos que você arrasta e solta para criar programas, tornando o processo mais intuitivo e acessível, especialmente para iniciantes.
  2. Integração de Hardware: Funciona com vários dispositivos de hardware, como Arduino e ESP32, facilitando a conexão com sensores e outros componentes.
  3. Ambiente de Desenvolvimento Completo: Inclui todas as ferramentas necessárias para escrever, testar e depurar código em um único lugar.
  4. Conectividade: Suporta comunicação sem fio, como Wi-Fi e Bluetooth, permitindo o desenvolvimento de projetos IoT (Internet das Coisas).
  5. Recursos Amplo: Oferece muitas bibliotecas e exemplos que ajudam a acelerar o desenvolvimento.
  6. Suporte Comunitário: Tem uma comunidade ativa onde os usuários podem compartilhar projetos e ajudar uns aos outros.

Em resumo, a BIPES é uma plataforma que torna o desenvolvimento de sistemas embarcados mais simples e eficiente, usando uma interface de programação visual.

Você encontra mais detalhe em bipes.net.br

No dia 25 de Junho de 2024, ocorrerá o “Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2024“, no Holiday Inn Anhembi — Parque Anhembi, São Paulo–SP.

Garanta seu ingresso

Placas suportadas na plataforma

Vamos explorar algumas das placas suportadas pela plataforma BIPES para você começar a programar. Uma das opções, que merece destaque, é a placa Franzininho WiFi.

BIPES - Plataforma Integrada Baseada em Blocos para Sistemas Embarcados

Saiba quais são as outras placas suportadas: https://bipes.net.br/wp/boards/

Conheça 5 recursos importantes do BIPES

  1. IDE para programação baseada em blocos ou texto.
BIPES - Plataforma Integrada Baseada em Blocos para Sistemas Embarcados
  1. Gerenciador de arquivos via USB ou WiFi.
BIPES - Plataforma Integrada Baseada em Blocos para Sistemas Embarcados
  1. Compartilhe programas por link da internet.
  1. Gratuito e de código aberto
  1. Painel personalizado para Internet das Coisas

Conhecendo a plataforma

Ao acessar a plataforma [link], você encontrará várias abas na parte superior, que podem ser exploradas conforme você utiliza a plataforma.

Inicialmente, vamos focar nas seguintes áreas: Blocos (1), Console (2), Ícone de Conexão (3) e a seleção da placa a ser programada (4).

1 – Blocos: Ao lado esquerdo temos conjuntos pré-definidos de blocos, ao clicar em cada um deles irá disponibilizar mais blocos. Este local é onde será montada nossa programação clicando e arrastando para a lateral, confome na imagem abaixo:

2 –  Console: Onde você consegue ver o que foi executado no programa, o que está rodando na placa. Se deu certo o código ou se sua placa está conectada

3 – Ícone de conexão: Ao conectar sua placa na USB, você deve clicar no ícone > serial e escolher o dispositivo. 

BIPES - Plataforma Integrada Baseada em Blocos para Sistemas Embarcados

4 – Seleção da placa a ser programada:  Aqui você escolhe com que placa você deseja trabalhar.

Conheça a plataforma BIPES para programação de Sistemas Embarcados. Descubra como usar blocos arrastáveis e integrar hardware Arduino e ESP32.

No meu caso, escolhi a Franzininho WiFi, uma placa compatível com ESP32, pois é com ela que trabalharemos a partir de agora.

Você pode assistir nossa playlist e em breve serão mais vídeos:

Conclusão

A plataforma BIPES é ideal para dar os primeiros passos em sistemas embarcados usando programação em blocos. Com uma interface intuitiva baseada em blocos, suporte a diversos dispositivos de hardware e uma comunidade ativa, a BIPES torna o desenvolvimento de projetos mais acessível e eficiente. Desde a programação visual até a conectividade com dispositivos IoT, a BIPES oferece um ambiente completo para desenvolver, testar e compartilhar seus projetos diretamente no navegador.

Estamos trabalhando intensamente para desenvolver o suporte à placa Franzininho WiFi, disponibilizando diversos exemplos práticos tanto para iniciantes quanto para quem deseja fazer prototipagem rápida.Com o BIPES, o projeto Franzininho estará mais acessível aos iniciantes e oferecerá ainda mais possibilidades de aplicações.

Aguardamos você no próximo artigo, onde mostraremos como configurar a Franzininho WiFi no BIPES.

Outros artigos da série

Configurando a Franzininho WiFi para usar na BIPES >>
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Comentários:
Notificações
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Home » Comunicação » BIPES – Plataforma Integrada Baseada em Blocos para Sistemas Embarcados

EM DESTAQUE

WEBINARS

LEIA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste:


Seminário de
Sistemas Embarcados e IoT 2024
 
Data: 25/06 | Local: Hotel Holiday Inn Anhembi, São Paulo-SP
 
GARANTA SEU INGRESSO

 
close-link