O Arduino IoT Cloud foi disponibilizado ao público recentemente e com suporte a família MKR, permitindo conectar as placas Arduino diretamente à Internet, usando o protocolo MQTT. As placas MKR possuem chip de criptografia que facilita a autenticação com o servidor de uma maneira segura e trocando dados por TLS.
Devido à dependência do chip de criptografia das placas MKR, não havia suporte para placas de terceiros no Arduino IoT Cloud.
Agora foi anunciado o suporte para placas baseadas no ESP8266, que podem ser adicionadas como ‘Cloud Thing’ ao dashboard do Arduino IoT Cloud.
Como mencionado, a plataforma necessita do elemento seguro na placa para autenticação e segurança. As placas de terceiros não possuem tal elemento. Para contornar isso, a transferência de dados será criptografada por SSL, e parte de autenticação do servidor será um pouco menos rigorosa, permitindo que o Arduino IoT Cloud esteja disponível para uma base de usuários mais ampla.
Para uso de placa de terceiros na plataforma é necessário contratar um plano que custa US $ 6,99 por mês. A atualização também oferece outras vantagens, incluindo tempo ilimitado de compilação e maior retenção de dados:
Esse anúncio abre portas para introdução de novas placas à plataforma. Acredito que em breve placas com elemento seguro on board de terceiros e o popular ESP32, que já possui elemento seguro no chip, serão habilitadas ao Arduino IoT Cloud.
A empresa Arduino continua trabalhando para fornecer uma solução completa de prototipagem IoT, e trazer mais usuários para sua plataforma.
O que achou dessa novidade? Deixe seu comentário abaixo.
É pago.
Muito bom artigo!
Eu faço o uso do Cloud MQTT, acredito que deve ser parecido.
Fabio excelente notícia …..