FAVORITAR
FecharPlease login

A CPU Zilog Z80 será descontinuada

A Zilog é uma empresa americana   fundada em 1974 pelo italiano Federico Faggin, um antigo engenheiro da Intel, onde liderou o projeto do processador Intel 4004, além de ter sido responsável por sua promoção e comercialização.

Seu produto mais conhecido é a Z80, uma das mais bem-sucedidas CPUs de 8 bits da história, cuja aposentadoria está sendo agora anunciada, depois de permanecer 48 anos no mercado, amplamente utilizada em dispositivos para jogos e computação geral.

A Zilog Z80 foi lançada em julho de 1976, concebida como um aprimoramento do processador Intel 8080. Desenvolvida por uma equipe de apenas 12 pessoas, a Z80 obteve um sucesso notável, levando a Zilog a criar suas próprias fábricas, passando, em dois anos, a ter mais de mil funcionários. 

A Z80 teve uma presença significativa em computadores domésticos e dispositivos para games, como o SG-1000 e o Master System da Sega, os Game Boy da Nintendo e o Pac-Man. Era também usada em aplicações militares, sintetizadores como o Roland Jupiter-8 e em vários outros dispositivos eletrônicos.

A Zilog licenciou a tecnologia Z80 para outros fabricantes, como as americanas Synertek e Mostek e a europeia SGS-Thomson, que fabricaram suas próprias versões do produto. 

No dia 25 de Junho de 2024, ocorrerá o “Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2024“, no Holiday Inn Anhembi — Parque Anhembi, São Paulo–SP.

Garanta seu ingresso

O projeto da CPU foi posteriormente replicado por fabricantes japoneses como NEC, Toshiba, Sharp e Hitachi, além de outros do leste europeu, que produziram suas próprias versões da mesma.

Nos últimos anos, a Zilog tem se focado em microcontroladores para dispositivos embarcados, compatíveis com o design original da Z80 e muito presentes em   controles remotos de aparelhos de áudio e vídeo, além de software, ferramentas de desenvolvimento e outros produtos.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Comentários:
Notificações
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Home » Notícias » A CPU Zilog Z80 será descontinuada

EM DESTAQUE

WEBINARS

LEIA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste:
Nenhum resultado encontrado.


Seminário de
Sistemas Embarcados e IoT 2024
 
Data: 25/06 | Local: Hotel Holiday Inn Anhembi, São Paulo-SP
 
GARANTA SEU INGRESSO

 
close-link