A Zilog é uma empresa americana fundada em 1974 pelo italiano Federico Faggin, um antigo engenheiro da Intel, onde liderou o projeto do processador Intel 4004, além de ter sido responsável por sua promoção e comercialização.
Seu produto mais conhecido é a Z80, uma das mais bem-sucedidas CPUs de 8 bits da história, cuja aposentadoria está sendo agora anunciada, depois de permanecer 48 anos no mercado, amplamente utilizada em dispositivos para jogos e computação geral.
A Zilog Z80 foi lançada em julho de 1976, concebida como um aprimoramento do processador Intel 8080. Desenvolvida por uma equipe de apenas 12 pessoas, a Z80 obteve um sucesso notável, levando a Zilog a criar suas próprias fábricas, passando, em dois anos, a ter mais de mil funcionários.
A Z80 teve uma presença significativa em computadores domésticos e dispositivos para games, como o SG-1000 e o Master System da Sega, os Game Boy da Nintendo e o Pac-Man. Era também usada em aplicações militares, sintetizadores como o Roland Jupiter-8 e em vários outros dispositivos eletrônicos.
A Zilog licenciou a tecnologia Z80 para outros fabricantes, como as americanas Synertek e Mostek e a europeia SGS-Thomson, que fabricaram suas próprias versões do produto.
O projeto da CPU foi posteriormente replicado por fabricantes japoneses como NEC, Toshiba, Sharp e Hitachi, além de outros do leste europeu, que produziram suas próprias versões da mesma.
Nos últimos anos, a Zilog tem se focado em microcontroladores para dispositivos embarcados, compatíveis com o design original da Z80 e muito presentes em controles remotos de aparelhos de áudio e vídeo, além de software, ferramentas de desenvolvimento e outros produtos.










