A empresa zGlue lançou uma tecnologia para que qualquer pessoa projete um chip personalizado, acessível, ultracompacto e eficiente em termos de consumo de energia. A tecnologia chamada de ZiP (zGlue Integration Platform), promete revolucionar a maneira como os SoC (System on Chip) são projetados, personalizados e fabricados. Através de um um software, o zCAD, é possível projetar SiPs sobre demanda, usando a tecnologia de integração ativa 2.5D, proprietária do zGlue. Eles afirmam que os designs criados com o zCAD podem ser fabricados em volume dentro de alguns dias, o que o torna uma opção muito atraente para o lançamento de novos dispositivos inteligentes.
A figura a seguir, exibe o ZGLZ1BA, o primeiro exemplo comercialmente disponível de criação de um SoC personalizado usando a tecnologia ZiP:
Para mostrar o poder dessa tecnologia, foi lançado um design de referência para um projeto de wearable, chamado de zOrigin. O zOrigin, um wearable similar aos de mercado usados para fitness, possui sensores de batimento cardíaco, acelerômetro e de temperatura. Ele é bem pequeno (11mm x 27 mm), como comunicação BLE, pode ser rapidamente adaptado a vários designs, como botões de pânico, joias inteligentes, palmilhas de calçados, faixas de fitness / saúde, entre outros.
O projeto foi lançado em uma campanha de financiamento coletivo no Crowd Supply, e está nos últimos dias. Confira o vídeo de apresentação do zOrigin:
Para esse projeto, foi usando o ZGLZ1BA, cujo datasheet pode ser encontrado aqui.
O financiamento tem objetivo de lançar a nova tecnologia no mercado. Além das recompensas de hardware, os patrocinadores também receberão uma avaliação gratuita do software zCAD.










