O mercado relativo a Internet das Coisas (IoT) continua crescendo e se tornando mais presente para consumidores e engenheiros. O surgimento da Internet das Coisas causou uma explosão de novos produtos IoT a serem lançados, com vários ecossistemas e tecnologias reivindicando ser melhores que os outros. Com todas as opções agora disponíveis, os desenvolvedores ficam confusos e inseguros quanto à tecnologia que melhor atende às suas necessidades de projeto. Duas tecnologias populares para comunicação em IoT são ZigBee e Z-Wave. Ambos são excelentes soluções sem fio para automação residencial, sistemas medidores de energia inteligentes, telecomunicações, saúde, controle remoto (RF4CE ou radiofrequência para produtos eletrônicos de consumo), automação predial e serviços de varejo. No entanto, eles diferem em suas especificações e aplicações e, portanto, são adequados para diferentes usos. Entender as diferenças entre ZigBee e Z-Wave pode ser complicado.
Leia a seguir uma comparação e o que você precisa saber sobre ZigBee e Z-Wave.
ZigBee
ZigBee é um padrão de rede mesh sem fio de baixa potência para dispositivos alimentados por bateria. Como uma solução para aplicações de controle e monitoramento sem fio, ZigBee se tornou muito popular em automação residencial, monitoramento de dados, sistemas de gerenciamento e equipamentos industriais. A tecnologia ZigBee foi projetada para apoiar o desenvolvimento e implantação de perfis personalizados, tornando-se uma solução eficiente para os fabricantes criarem produtos sem fio para aplicações comuns.
Z-Wave
Z-Wave é um System on a Chip (SoC) e protocolo proprietário de automação residencial, projetado para oferecer suporte a aplicações de controle, monitoramento e leitura de status. Embora menos flexível do que o ZigBee, essa tecnologia se beneficia de um processo de certificação rigoroso que permite aos desenvolvedores evitar limitações que costumam ocorrer com o ZigBee e outras soluções. Este processo permite que todos os dispositivos Z-Wave funcionem de maneira interoperável e contínua. Nos últimos anos, a Silicon Labs adquiriu o protocolo Z-Wave da Sigma Designs e agora é o único fabricante licenciado de chips Z-Wave. Um dos últimos avanços no portfólio de produtos Z-Wave é a plataforma Z-Wave 700 produzida pela Silicon Labs. Essa plataforma permite que as aplicações de casa inteligente sejam mais versáteis; permitindo com que os consumidores controlem vários sensores usando o mínimo de energia em uma faixa mais ampla.
Como comparar ZigBee e Z-Wave?
ZigBee e Z-Wave são capazes de operar como redes mesh. Os dispositivos nessas redes podem durar anos com uma bateria de célula tipo moeda quando usados no modo de hibernação ou alguns meses durante a transmissão de um sinal constantemente. Além dessas duas semelhanças principais, a Tabela 1 descreve as diferenças nas especificações entre essas tecnologias:

Por que escolher ZigBee?
- Fornece mais flexibilidade no desenvolvimento do produto, o que levou à sua popularidade entre os fabricantes de equipamentos OEMs.
- Vários fornecedores permitem que os OEMs tenham mais opções para escolher.
- Portfólios abertos o tornam uma solução sem fio altamente versátil (embora o protocolo seja bastante complexo).
- Mais dispositivos conectados permitem mais recursos e suporte da comunidade para a aplicação que está sendo construído.
Por que escolher Z-Wave?
- Alcance maior do que ZigBee. O alcance do Z-Wave é de 100 m de linha de visada, enquanto o ZigBee é de apenas 20 m.
- Opera a 908 MHz, o que evita interferência com outros sinais sem fio que normalmente operam a 2,4 GHz, incluindo Wi-Fi, Bluetooth® e ZigBee. As interferências podem resultar em sinais perdidos ou não confiáveis.
- Usa menos energia do que ZigBee. Dependendo da aplicação e configuração, um conjunto de baterias AA pode manter o módulo Z-Wave funcionando por anos.
- Uma das maiores vantagens do Z-Wave é sua interoperabilidade. O padrão Z-Wave garante que todos os dispositivos implantados sejam compatíveis uns com os outros, independentemente do fabricante. Isso torna o Z-Wave um sistema verdadeiramente aberto que remove as restrições nas escolhas de produtos para os consumidores. Além disso, o Z-Wave é totalmente compatível com versões anteriores. A obsolescência do dispositivo ou da tecnologia sempre foi uma grande preocupação para os fornecedores. A Z-Wave, portanto, tornou um requisito fundamental garantir que todos os novos dispositivos se comuniquem efetivamente com os dispositivos mais antigos.
Conclusão
ZigBee e Z-Wave têm seus benefícios. Embora possam ser usados em soluções sem fio similares, a escolha entre os dois se resume aos requisitos de sua aplicação.
Para artigos como esse, acesse o link.
Artigo escrito por Tyler Wojciechowicz e publicado no blog da Mouser Electronics: ZigBee vs. Z-Wave: What’s the Difference?
Traduzido e Adaptado por Equipe Embarcados.









Apenas uma observação: no Brasil a frequência do Z-wave é a de 921Mhz. Esse é um detalhe importante a ser observado pq nem todos devices z-wave funcionam no Brasil.
Muito obrigado por esta observação Cássio. Realmente de muita valia.
Boa tarde Cassio. Não entendi o que isso quer dizer?