Este artigo foi originalmente publicado no site O mundo do Windows Embedded por Guilherme Fernandes.
Minha aventura desta vez foi testar o novo Windows IoT na Pi2. Para enfrentar tal desafio você vai precisar antes de mais nada realizar a instalação do Windows 10 Insider Preview (segundo a Microsoft, particularmente acredito que não seja realmente preciso). Para fazer tal processo você encontra as informações na seguinte página: https://insider.windows.com/
Se quiser saber mais sobre as novidades do Windows 10, aconselho os seguintes links:
Fiz isso em meu note de testes, imagens abaixo. O único problema que estou enfrentando com o sistema por enquanto é a instalação da placa de vídeo. Meu notebook é um i5 Samsung 700Z, não consigo alterar a resolução e nem instalar os drivers da placa de vídeo, o que me irrita bastante!
O próximo passo foi realizar a instalação do Visual Studio 2015 RC Community Edition, você pode encontrar ele no seguinte link: https://www.visualstudio.com/en-us/downloads/visual-studio-2015-downloads-vs.aspx
Finalmente o próximo passo foi acessar o site da Microsoft com as informações relativas ao Windows IoT para a PI2 e seguir a documentações existente, você confere os passos abaixo:
- Fazer o Download da Imagem de teste do WinIoT para a PI2 no seguinte link: https://ms-iot.github.io/content/en-US/GetStarted.htm
- A imagem vem zipada, o próximo passo é extrair o arquivo: Flash.ffu em algum lugar do seu computador
- Em seguida é necessário gravar a imagem no SD Card. A Microsoft aconselha utilizar um SD Card classe 10 com pelo menos 8GB disponíveis. Abra o Command Prompt clicando com o botão direito em seu ícone e executando como administrador
- Encontre o SD Card utilizando o comando DISK PART e em seguida LIST DISK. A figura 1 mostra o resultado em meu computador. O SD é o disco 2.
- Em seguida, no Command Prompt o comando abaixo realiza a gravação da imagem, substitua a letra N pelo número do disco que o seu SD Card ganhou e em seguida execute o comando. O resultado você acompanha na figura abaixo:
dism.exe /Apply-Image /ImageFile:flash.ffu /ApplyDrive:\\.\PhysicalDriveN /SkipPlatformCheck
Note que PhysicalDrive2 é por que meu SD está no drive 2
- Ligando todos os cabos necessários no PI2, Rede, Alimentação e Vídeo (HDMI) a depois de algum tempo de instalação chegamos finalmente a tela do sistema rodando. Conforme as figuras abaixo.
- Agora podemos começar a conversar com o PI2 rodando o Windows IoT através do Windows PowerShell. Mais uma vez é importante solicitar que ele seja executado como administrador.
- No Power Shell , inicialize o Remote Managment utilizando o comando abaixo
PS C:\> net start WinRM
- Em seguida é necessário configurar o acesso a máquina (Pi2) utilizando os seguintes comandos
PS C:\> Set-Item WSMan:\localhost\Client\TrustedHosts -Value <machine-name or IP Address>
E um pequeno detalhe para evitar erros no Client o Power Shell
PS C:\> remove-module psreadline -force
- Finalmente é possível iniciar uma sessão com o Pi2 fazendo a conexão com o comando abaixo:
PS C:\> Enter-PsSession -ComputerName <machine-name or IP Address> -Credential <machine-name or IP Address or localhost>\Administrator
O Sistema solicitará a senha que por padrão é: p@ssw0rd . Uma vez que a conexão é realizada entramos com acesso ao Pi2 e WinIoT.
- De agora em diante existem vários comandos de configuração e diagnóstico que podem ser executados, vide figura abaixo:
Mais informações do que pode ser feito, você encontra em: https://ms-iot.github.io/content/en-US/win10/tools/CommandLineUtils.htm
O próximo passo é fazer um pequeno programa Hello World para rodar na Pi2, mas antes tenho 6GB de instalações do VS2015 Community para terminar!
Até a próxima!








