Resumo do webinar
Sistemas Embarcados Linux, arquitetura ARM, geralmente não possuem barramentos com protocolos de auto configuração ou enumeração. Por essa razão os device tree são usados para configuração e descrição do hardware para o Kernel. Um função importante da configuração do hardware é a correta atribuição de configuração e multiplexação de pinos, GPIOs, para correta operação de periféricos. A tarefa de gerenciar e controlar essas atribuições fica por conta do driver de pin control, que realiza o parse dos nós de pinctrl do device tree e aplica as configurações nos registradores do processador. Neste webinar demonstro na prática, com uma placa de desenvolvimento, o stack do pinctrl subsystem desde o device tree até seu uso nos drivers de dispositivo.
Objetivo do webinar
Introduzir e demonstrar o pin control subsystem do Kernel Linux. Desmistificar o uso dos device trees para configuração e multiplexação de GPIOs, e mostrar os detalhes dependentes de arquitetura.
Slides
Convidados
Matheus Castello
Technical Marketing / Embedded SW Developer / Kernel Developer nas horas vagas
Cientista da Computação atuando nas áreas de sistemas embarcados, Android e Linux. Trabalhou diretamente com o Kernel Linux embarcado em modelos de smartphones e tablets Samsung comercializados na América Latina. Colaborou no upstream do Kernel Linux, árvore git do Linus Torvalds, para o controlador de GPIO da família de processadores utilizados nos Raspberry Pi. Palestrante Linux Developer Conference Brazil 2018 e 2019.









