Gravação
Simplificando a nova geração de fontes chaveadas com controlador ST-ONE e MasterGAN, propiciando: aumento de eficiência, evitando o uso de dissipadores de calor, implementando retificação síncrona / protocolo USB-PD e reduzindo o BOM da solução.
O crescimento do mercado de fontes chaveadas e conversores em geral tem aumento drasticamente ano a ano. Desta forma o uso racional e eficiente da energia disponível é fundamental, em muitos mercados níveis de eficiência mínimos já são mandatórios. Para atendermos esta demanda, a STMicrolectronics disponibiliza ao mercado o novo controlador digital ST-ONE para fontes chaveadas na topologia ACF “Active Clamp Flyback” possibilitando um controle inteligente para minimizar perdas nas chaves de potência. Somado a este controlador temos no estágio de potência nosso SiP “System-In-Package” baseado na tecnologia GaN que é nossa família MasterGAN. Este conjunto controlador digital inteligente com chaves GaN possibilita um aumento significativo da densidade de potência, redução das perdas e das temperaturas na fonte chaveada, trazendo confiabilidade e incrível redução no espaço necessário para implementação de uma fonte chaveada.
Objetivo do Webinar
Possibilitar ao engenheiro/projetista entender:
- As vantagens da tecnologia GaN comparado às tecnologias baseadas em Silício;
- As vantagens da topologia ACF “Active Clamp Flyback” comparado à topologia flyback convencional;
- Conhecer o ecossistema de ferramentas disponíveis na ST para facilitar a implementação da prova de conceito da solução;
- Conhecer nosso exemplo de projeto de uma fonte isolada de 65W com protocolo USB-PD com dimensões extremamente reduzidas;
- Conhecer em detalhes o novo controlador ST-ONE e a familia MasterGAN para explorar toda a potencialidade destes novos itens.
Apresentação
Rogério Bueno – Marketing de produtos de conversão de energia na ST
Graduado em engenharia elétrica em 2002 e pós-graduado em marketing em 2007. Mais de 27 anos de experiência com desenvolvimento de produtos eletrônicos.











Excelente conteúdo da ST sobre a tecnologia GAN. Parabéns ao Rogério pela sua excelente didática no Webnar!
Sugiro fazer uma parte 2 com um exemplo prático da escolha de componentes p/ uma fonte Chaveada tipo Flypback entrada 100-240Vac e saída 24V 10A com ST-ONE e Driver Master GAN, utilizando os softwares da ST, ou algo similar exemplificando o uso das ferramentas ST.