Unidades de medidas para eletricidade e eletrônica

Este post faz parte da série Eletricidade básica

Em 1960, na Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), foi criado o Sistema Internacional de Unidades (SI) com o intuito de padronizar as quantidades medidas, para que profissionais de todos os lugares do mundo possam interpretá-las. O SI é composto por 7 unidades de medida, conforme mostrado na Tabela 1.

QuantidadeUnidade básicaSímbolo
Comprimento metro m
Massaquilograma kg
Tempo segundos
Corrente elétrica AmpèreA
Temperatura termodinâmica Kelvin K
Substânciamolmol
Intensidade luminosa candelacd
Tabela 1 – Unidades padrão do SI.
Fonte: adaptado da Sociedade brasileira de Metrologia e Sociedade brasileira de Física, 2019.

Note que os símbolos associados a cada unidade foram cuidadosamente escolhidos, diferenciados entre letras maiúsculas e minúsculas. Os símbolos iniciam com letra maiúscula quando a unidade é um nome próprio, como: Ampère e Kelvin. Nos demais casos as letras iniciais são minúsculas. 

Portanto, é considerado incorreto escrever, por exemplo, o símbolo do metro como “M”, afinal o símbolo com essa escrita pode representar a unidade de outra medida.

As 7 unidades de medida do SI, servem de base para outras unidades utilizadas na física, como as unidades de: força (Newton), carga (Coulomb) e energia (Joule), respectivamente.

Unidades de medidas para eletricidade

Como as unidades de medidas são definidas? 

Originalmente, a unidade de medida do SI, metro, foi definida em 1795 como sendo a décima milionésima parte de 1/4 do meridiano terrestre, onde as medidas foram realizadas entre as cidades de Dunquerque e Barcelona. Hoje, o metro é o tamanho do percurso percorrido pela luz, no vácuo, durante um intervalo de tempo de 1⁄299792458 s.

Para definir a unidade de medida de cada sistema também existe um padrão. Em 1899, o quilograma é definido como unidade de massa e seu valor é dado por um artefato material feito de uma liga metálica de platina-irídio, Figura 1. O protótipo internacional do quilograma é conservado até hoje na França. Ao longo do tempo essa definição tornou-se problemática, primeiramente porque o protótipo é único e o valor não poderia ser medido novamente, e também devido a massa do protótipo variar ao longo do tempo de forma imprevisível. 

Assim, em 2018, na 26ª CGPM, o quilograma foi redefinido para ser baseado na constante de Planck (h) da Física Quântica, cujo valor é 6,62607015·10-34 [J.s]. Expresso em unidades do SI como: m2·kg·s-1.

Unidades de medidas para eletricidade
Figura 1 – Protótipo internacional do quilograma.
Fonte: Sociedade Brasileira de Metrologia e Sociedade Brasileira de Física, 2019.

O segundo, é a unidade de tempo do SI e foi definido, em 1967, como sendo igual a 9.192.631.770 períodos da radiação eletromagnética emitida em uma determinada transição do átomo de  césio 133. A definição é válida para um átomo de césio em repouso e a 0K. Antes disso, o segundo era definido como a 1⁄86400 de um dia, mas como a rotação da Terra tem diminuído quase 1 segundo a cada 10 anos, o referencial precisou ser mudado.

Em 1948, foi definido que o Ampére é a unidade de corrente elétrica que mantida entre dois condutores retilíneos, paralelos, de comprimento infinito e área de seção transversal desprezível, a um metro de distância um do outro e situados no vácuo, produz uma força igual a 2·10–7 N/m. Hoje o valor do Ampére foi redefinido para ser baseado no valor da carga elétrica elementar, dado por 1,602·10-19 Coulomb [C], ou em unidades do SI: A·s.

O Kelvin foi definido como a unidade de temperatura termodinâmica em 1954, na 10ª CGPM, cujo valor de referência selecionado foi o ponto triplo da água como o ponto fixo fundamental para a unidade, cujo valor era de 273,16 K ou 0 °C. Anos mais tarde foi definido que símbolo K, ao invés de grau kelvin °K.

Por ser baseado em um material cuja caracterização é complexa, água, seu valor foi redefinido para ser baseado na constante de Boltzmann, cujo valor é igual a 1,380·10-23 [J·K-1], em unidades do SI: m2·kg·s-2·K-1.

Em 1967, o mol é definido como a quantidade de uma substância de um sistema que contém a mesma quantidade de partículas que 0,012kg do isótopo carbono 12 tem de átomos. Hoje seu valor é definido com base na Constante de Avogadro, cujo valor é igual a 6,022·1023 mol-1.

Em 1979, a 16a CGPM definiu a candela como a intensidade luminosa numa direção determinada, cujo valor é dado pela a quantia numérica da eficácia luminosa da radiação monocromática de frequência 540·1012, em 683 lm·W-1, no SI essa unidade é  cd·sr·kg-1·m-2·s3.

O objetivo de todas essas mudanças é dar uma maior precisão a esses valores utilizando propriedades que são comprovadamente imutáveis.

Unidades de medidas para eletricidade e eletrônica

As unidades de medidas mais utilizadas nos campos de elétrica e eletrônica da física, também são oriundas das unidades do SI. Na Tabela 2, pode-se observar as unidades mais comuns e seu correspondente no SI.

QuantidadeUnidade básicaSímboloUnidade no SI
Tensão ElétricavoltVkg·m²/(s³·A)
Carga ElétricaCoulombCA·s
PotênciaWattWkg·m²/s³
ResistênciaohmΩkg·m²/(s³·A²)
CapacitânciaFaradFA²·s4/(kg·m²)
IndutânciaHenryHkg·m²/(s²·A²)
Condutância   SiemensSA²·s³/(kg·m²)
FrequênciaHertzHzs-1
EnergiaJouleJkg·m²/s²
Tabela 2 – Unidades de medidas padrão do SI.

Prefixos utilizados no SI

Uma solução útil para representar grandes ou pequenas unidades no SI é através dos prefixos baseados na potência de 10. A Tabela 2 mostra os prefixos SI e seus símbolos.

MultiplicadorPrefixoSímbolo
1012teraT
109gigaG
106megaM
103quilok
102hectoh
10dekada
10-1decid
10-2centic
10-3milim
10-6microµ
10-9nanon
10-12picop
Tabela 3 – Múltiplos de 10 usados no SI.
Fonte: adaptado de ALEXANDER, 2013.

Com tais prefixos podemos, por exemplo, expressar de diversas formas a mesma resistência em ohms (Ω): 

Unidades de medidas para eletricidade

Conclusão

Neste artigo foram apresentadas quais são as 7 unidades de medidas do SI, como foram definidas e quais os seus símbolos. E, também, foram mostrados os múltiplos da potência de 10 mais utilizados para simplificar unidades, grandes e pequenas, no SI.

Saiba Mais

Calibração de Sensores na prática

Introdução à Fusão de Sensores

Trazendo o mundo real para dentro do processador – Condicionamento de sinais analógicos – Parte 4

Referências

ALEXANDER, Charles K.. Fundamentos de circuitos elétricos. Porto Alegre: Amgh, 2013.

BOYLESTAD, Robert L.. Introdução à análise de circuitos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

Sociedade Brasileira de Metrologia e da Sociedade Brasileira de Física. O novo Sistema Internacional de Unidades (SI). 2019.

Sistema Internacional de Unidades (SI)

Eletricidade básica

Circuito Elétrico Primeira e Segunda Lei de Ohm
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Comentários:
Notificações
Notificar
0 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Home » Unidades de medidas para eletricidade e eletrônica

EM DESTAQUE

WEBINARS

VEJA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste: