Introdução
O Tinkercad é uma ferramenta online de design de modelos 3D em CAD e também de simulação de circuitos elétricos analógicos e digitais, desenvolvida pela Autodesk. Por ser gratuito e fácil de usar, encontramos nele uma oportunidade de ensino de Programação Embarcada, visto que a primeira barreira encontrada pelos alunos é a de não possuir os componentes e o microcontrolador em mãos.
Nesta série de artigos vamos realizar a montagem de circuitos e a programação dos periféricos da maneira em que estão dispostos na PQDB (Pão de Queijo Development Board), uma placa didática de baixo custo compatível com qualquer placa que tenha o footprint do Arduino, desenvolvida na Universidade Federal de Itajubá sob orientação do professor Rodrigo Almeida. Ainda não conhece a PQDB? Então conheça seus detalhes no link acima.
Montando o primeiro circuito no Tinkercad
Ao fazer login no Tinkercad, entrar na seção de circuitos e criar seu primeiro projeto. Então é aberta uma página como esta:
No canto direito são encontrados os componentes, assim como circuitos pré-montados. Logo acima o botão “Code”, que abre a interface onde é realizada a programação, tanto em blocos como em texto, dos microcontroladores utilizados no projeto (inclusive mais de um simultaneamente). Para conferir o funcionamento do circuito, basta pressionar o botão “Start Simulation”.
A ferramenta conta com a simulação de circuitos analógicos e digitais, com uma vasta gama de componentes (resistores, capacitores, indutores, chaves, botões, potenciômetros, circuitos integrados, protoboard, multímetros, gerador de funções, osciloscópio, etc.), portanto podemos montar tanto nossos circuitos elétricos quanto programar os microcontroladores.

Conclusão
Neste artigo foi apresentada a ferramenta de simulação Tinkercad, com foco em circuitos analógicos e digitais, e suas funcionalidades.
Nos próximos artigos desta série vamos apresentar os circuitos da PQDB, tais como, LED RGB, sensores de temperatura e luminosidade, potenciômetro, displays de 7 segmentos, um chip registrador de deslocamento (HC74595), teclado matricial e um display LCD 16×02 compatível com o HD44780. Além de trabalhar conceitos, como a multiplexação de displays, a transformação de dados seriais em paralelos, etc., por meio da programação destes periféricos utilizando a simulação do Arduino UNO que o Tinkercad oferece.
Todos os códigos podem ser acessados em meu GitHub.
Saiba mais – Assuntos relacionados a Tinkercad
Site do Tinkercad
Primeiros Passos com a PQDB Mini e Arduino UNO





gostaria de tirar uma duvida, aqui no tinkercad eu consigo encontrar a placa arduino due?
Não consegue Olavo. O tinkercad é bem limitado na quantidade de placas suportadas
Exitem algum sistema open source similar ao tinkercad para simular arduino?
Parabéns mesmo!! Muito bom e auto explicativo !!!
Boa noite, Tiago!
Quero te parabenizar pelo site!
Muito bem organizado e rico em informações.
Procurei um site que me falasse sobre o Tinkercad e acabei chegando aqui!
Adorei a explicação! Parabéns!
Professora Cleia Nogueira
Boa tarde, Cleia.
Fico feliz em saber que gostou do texto. Muito obrigado!
Não deixe de conferir os outros artigos da série sobre o Tinkercad.
https://embarcados.com.br/serie/tinkercad-e-pqdb/