A Renesas Electronics Corporation, acabou de lançar uma nova família de microcontroladores ARM Cortex-M de 32 bits que foi chamada de Renesas Advanced (RA).
Segundo a empresa, o ecossistema da família RA ajudará a acelerar o desenvolvimento de aplicativos de IoT com tecnologias essenciais como segurança, proteção, conectividade e IHM. Essa nova família de MCUs vem para facilitar o desenvolvimento de aplicações para Internet das Coisas (IoT) em área de automação industrial e predial, medição, assistência médica e eletrodomésticos. A família RA é certificada PSA ™ nível 1 e inclui as séries RA2 (até 60 MHz), RA4 (até 100 MHz), RA6 (até 200 MHz) e a série RA8 de núcleo duplo que será lançada no futuro próximo.
“Os MCs da RA oferecem aos clientes a melhor segurança de IoT, combinando nosso Secure Crypto Engine IP com as certificações NIST CAVP no Arm TrustZone® para Armv8-M, além de fornecer detecção de violação e reforçar a resistência a ataques de canal lateral”, disse Roger Wendelken, Vice-presidente sênior da unidade de negócios de IoT e infraestrutura da Renesas. “A escalabilidade e a compatibilidade em toda a família RA permitem que os clientes construam uma gama de produtos, e eles podem começar rapidamente o desenvolvimento com nosso pacote de software flexível usando o Amazon FreeRTOS, ThreadX ou outras soluções RTOS e middleware.”
Os cinco grupos de dispositivos RA disponíveis atualmente são compostos por 32 MCUs escaláveis com núcleos de processador Arm Cortex-M4 e Cortex-M23. Eles apresentam pinagem de 32 a 176 pinos, além de 256 KB a 2 MB de memória flash, SRAM de 32 KB a 640 KB e conectividade como USB, CAN e Ethernet.
“Com o ritmo acelerado da inovação de hoje, os desenvolvedores precisam acelerar o tempo de colocação no mercado sem comprometer recursos cruciais, como segurança e conectividade”, disse Dipti Vachani, vice-presidente sênior e gerente geral da Automotive e IoT Line of Business, Arm. “A nova família de MCUs RA é certificada pela PSA, demonstrando que é construída com base em princípios sólidos de segurança, permitindo que os desenvolvedores aprimorem a segurança em dispositivos de alto desempenho.”
O pacote de software possui suporte para o Amazon FreeRTOS e também adicionará suporte pronto para o ThreadX RTOS e middleware nos MCUs Cortex-M23 e Cortex-M33 até o início de 2020. Essas opções prontas para uso podem ser facilmente substituídas e expandidas por qualquer outro RTOS ou middleware.
Dentro do roadmap da família RA está o lançamento de MCU adicionais em 2020 com tecnologias mais avançadas, recursos exclusivos e um crescente ecossistema de parceiros. Serão lançados dispositivos compatíveis com a API PSA Certified e Trusted Firmware-M (TF-M), incluindo MCUs Cortex-M33, MCUs Cortex-M23 de baixa potência e produtos IoT sem fio BLE / IEEE 802.15.4.
Confira o video de apresentação da nova família Renesas RA:
Fonte:https://www.renesas.com/br/en/about/press-center/news/2019/news20191008.html










