Introdução
Oi pessoal! Tudo bem com vocês? Bom, nesta semana vamos ver um pouco de programação com pseudocódigo. É!!!! Os primeiros artigos fundamentaram a nossa base e, finalmente, agora, podemos de fato resolver alguns problemas programando. Bora lá então?
Pseudocódigo
Pseudocódigo é uma forma de representação de algoritmos, é praticamente um programa escrito em português que, depois, podemos passar para o computador. Para escrevermos códigos com pseudocódigo precisaremos conhecer alguns comandos básicos.
- escreva (” “) = comando usado para imprimir uma mensagem na tela;
- leia () = comando usado para ler valores digitados no teclado;
- <- = comando de atribuição;
- inicio = palavra usada para iniciar o programa principal;
- fimalgortimo = palavra usada para finalizar o algoritmo;
- var = palavra usada para declarar variaveis;
- algoritmo = palavra usada para indicar o inicio do programa.
Exemplo
Construa um algoritmo para ler dois números. Em seguida, calcule a soma desses números, armazenando o resultado em outra variável. Imprima os dados iniciais e a soma.
algoritmo "exemplo1"
var
n1, n2, soma: real
inicio
escreva("digite um número ")
leia(n1)
escreva("digite outro número ")
leia(n2)
soma <- n1 + n2;
escreva(" primeiro número = ", n1)
escreva(" segundo número = ", n2)
escreva(" soma = ", soma)
fimalgoritmo
Vamos analisar o algoritmo desenvolvido pra solucionar o problema de somar dois números.
Linha 1: usamos a palavra chave ALGORITMO para começar o nosso algoritmo. Observe que em seguida temos um nome entre as aspas duplas, então, sempre que for desenvolver um algoritmo você deve escrever na primeira linha algoritmo “nome_do_algoritmo”. É importante saber que toda linguagem de programação tem um modo de identificar o inicio do programa. Você sempre deve consultar a documentação da linguagem de programação que deseja trabalhar para verificar a estrutura da mesma.
Linha 2: usamos a palavra chave VAR para indicar que naquele espaço devemos declarar as variáveis que usaremos em nosso programa.
Linha 3: aqui são declaradas as variáveis, com seus identificadores e tipos. Observe que primeiro vem o nome (identificador) da variável e após os dois pontos é que vem o tipo dela. n1 e n2 são os dois números, soma é a variável que armazenará o resultado da operação.
Linha 5: usamos a palavra chave INICIO para indicar que a partir daquele ponto, tem-se o início do programa principal. Programa principal? Mas peraí, a gente já não está no programa? Pois é!!! Vamos esclarecer isso. O algoritmo inteiro, das linhas 01 à 16, é um programa, mas o programa é dividido em partes, como estamos percebendo aqui: nome do programa, declaração de variáveis, etc. Isso é norma para todas as linguagens de programação. O que ocorre é que, o que de fato o algoritmo vai fazer, vai no programa principal, ou seja, dentro de INICIO e FIMALGORITMO. Essas divisões existem pois, como veremos mais adiante, um programa na verdade é um conjunto de programas, é o que chamamos de modularização. Não fiquem com medo, logo falaremos sobre isso. No momento, o mais importante é saber que o programa principal é aquele que faz EXECUTAR os seus comandos.
Linha 7: usamos o comando ESCREVA para que seja impresso na tela do usuário um texto. Neste caso, está sendo impresso na tela um texto de solicitação. Solicitamos que o usuário digite um número.
Linha 8: usamos o comando LEIA para que o valor digitado pelo usuário, no teclado, seja armazenado na variável correspondente. Portanto, será atribuído à variável N1 o valor que o usuário digitar.
Linha 9: idem à linha 7.
Linha 10: idem à linha 8.
Linha 11: aqui é realizada uma operação matemática, mais especificamente aritmética. Observe que usamos o comando <- para que seja atribuído à variável SOMA o resultado da soma entre os valores armazenados em n1 e n2.
Linha 12: aqui novamente usamos o comando escreva, mas observe que desta vez tem algo diferente em relação às linhas 7 e 9. Estamos imprimindo na tela, junto com o texto que queremos, os valores das variáveis. Isso é feito usando-se a vírgula e, pondo após ela, a variável que queremos que seja impressa na tela.
Linha 13: idem à linha 12
Linha 14: idem à linha 12
Linha 16: usamos a palavra chave FIMALGORITMO para finalizar o programa principal e terminar a execução do programa. Essa palavra chave força a saída do programa, fechando a janela e liberando o espaço de memória que estavam reservados para as variáveis.
VisuAlg: software para pseudocódigo
Para ajudar no desenvolvimento dos seus algoritmos, você pode usar um software. Claro que fazer na mão é uma boa ideia sempre, pois quando escrevemos, aprendemos e memorizamos melhor, mas depois dessa fase, é legal testar a sua solução no computador. Este software pode ser baixado aqui.
Após baixar o software, faça a instalação, que é bem fácil e simples. Caso tenha dificuldades neste momento, por favor, deixe ali nos comentários. Depois que o programa estiver instalado, execute-o. No próprio site do software tem um manual que ensina a usá-lo, confira neste link.
Assim que entrar no programa, escreva o código deste artigo lá e execute-o, seguindo o manual citado acima. Uma tela preta, que se chama console, se abrirá quando você executar o programa, e nessa telinha serão solicitados os números para realizar a soma. Você deve se comportar agora como um usuário final para poder testar o seu programa. Digite os números (aperte enter) e aguarde o resultado aparecer.
Pode ser que você tenha dificuldades nesse momento, caso ocorra, deixe nos comentários que eu respondo, ok? O mais importante ao tentar resolver seus problemas usando VisuAlg, é usar corretamente os comandos e, desenvolver seu pseudocódigo com bastante clareza.
Bom, vamos tentar resolver alguns exercícios então? Faça primeiro no papel, depois passe para o VisuAlg, beleza? Até galera.
Exercícios
- Construa um algoritmo para ler dois números. Em seguida, calcule a soma, a subtração, a multiplicação e a divisão desses números, armazenando os resultados em outras variáveis. Imprimir os dados iniciais e os resultados.
- Faça um algoritmo para ler a base e a altura de um triangulo. Em seguida, calcular a sua área. Imprimir: base, altura e a área.
- Elabore um algoritmo para ler o nome de um aluno, sua idade (em anos) e as quatro notas (de quatro bimestres). Calcular a média anual do aluno. Imprimir: nome, idade, notas e média.










oie alguem poderia me ajuda com essa aqui
Projete um algoritmo que receba um número e mostre o seu valor elevado ao
quadrado e ao cubo
Olá Evelin Rosa.
Eu acabei de entrar nesta plataforma, estou estundando usando o PORTUGOL, caso estiver usando outro PSEODOCÒDIGO só alterar algum caracter se necessário…
programa
{
funcao inicio()
{
//oie alguem poderia me ajuda com essa aqui
//Projete um algoritmo que receba um número e mostre o seu valor elevado ao
//quadrado e ao cubo
inteiro n1, resultado
escreva(“Digite um número: “)
leia(n1)
resultado = n1
escreva(“\nO resltado ao QUADRADO é: “, resultado, “²”)
escreva(“\nO resultado ao CUBO é: “, resultado, “³”)
}
}
Correndo para te seguir, estou fascinada com o mundo da programação e não sei nadaaaaaaaaaa. E fazendo algumas pesquisas te achei. Tenho dificuldade com a concentração e achei uns post que irão me ajudar a assimilar as coisas.
Obrigada!
Oi Vanessa! Que bom. Desculpe a demora pra responder. Precisando de algo entre em contato. Obrigada.
Quais os comandos que modificam o valor de uma variável em um pseudocódigo?
Oi Samuel. Não sei se entendi bem o que você quer saber. Pode dar mais detalhes. Obrigada
Professora, bom dia,
Foi passado um exercício de como fazer um Fluxograma com esses dados abaixo.
Gostaria de saber como poderia montá-lo?
Desde já, agradeço!
ce = input(‘Custo da aquisição de um novo equipamento: ‘);
ct = input(‘Custo da implementação de mais um turno: ‘);
cf = (ce+ct);
if (cf<=15000000) then
mprintf(‘opção1’);
else if (ce<=ct) then
mprintf(‘opção2’);
else
mprintf(‘opção3’);
end
end
Oi Rodrigo. Primeiro, desculpa o super atraso! Acredito que está correto o que você fez, mas eu precisaria ver o fluxograma. Obrigada
Preciso dessa resposta tbm.
Alguém sabe a resposta do 1?
Oi Gaby, estou me esforçando para postar as respostas ta bom. [ ]s
Var // Seção de Declarações das variáveis n1,n2,soma,subtracao,divisao,multiplicacao,resultado_soma,resultado_subtracao,resultado_divisao,resultado_multiplicacao:inteiro Inicio // Seção de Comandos, procedimento, funções, operadores, etc… escreval (” digite o numero 1″) leia (n1) escreval (“digite o numero 2 “) leia (n2) soma <- n1 + n2 subtracao <- n1 – n2 divisao <- n1 \ n2 multiplicacao <- n1 * n2 resultado_soma <- soma resultado_subtracao <- subtracao resultado_divisao <- divisao resultado_multiplicacao <- multiplicacao escreval (” o resultado da soma é :” , resultado_soma ) escreval (” o resultado da subtracao : é ” , resultado_subtracao ) escreval (” o resultado da divisao é : ” , resultado_divisao ) escreval… Leia mais »
eu postei a solução ta gente, confiram la depois
ok não te conheço, mas valeu mano me ajudou bastante ,sou de são tome
Oi Jilmey! ahhaahahahah obrigada =) sucesso a vc
Olá, na questão 3 do exemplo está pedindo para que o algoritmo leia o nome do aluno, porém, se não me falha a memória, a variável de caractere só armazena uma letra, devo utilizar algum vetor? Se sim, qual?
A Variável caractere não armazena só uma letra. pode declarar como caractere, não vai ter problema.
Excelente conteúdo, ajudou muitíssimo, só tenho a agradecer.
Que bom Cátia! Obrigada e sucesso.
Gostei muito do post, claro e simples de perceber. Só acho que poderia ter as soluções dos exercícios propostos para comparação e correção. Valeu ?
Oi Tiago, estou me organizando para escrever as soluções. Com o Doutorado meu tempo está meio escasso, por isso estou demorando um tico. Desculpe por isso, mas em breve estará disponível ok. Muito Obrigada mesmo.
top adorei muito bem explicado , onde aperta o botão pra dá 1 milhão de curtidas , nossa nunca vi minguem explicar como você explicou , muitíssimo obrigado por nos ajudar e compartilhar esse conhecimento maravilhoso , que deus lhe abençoe a sua vida . Gratidão eterna …
agora que me deu mais vontade de praticar e me preparar para entrar na faculdade . 😀
Opa! Nossa, estou super feliz! Obrigada mesmo. Sucesso total pra vc!