PSEUDOCODIGO bubble sort switch case
Este post faz parte da série Introdução a algoritmos

Introdução

Oi pessoal! Tudo bem com vocês? Bom, nesta semana vamos ver um pouco de programação com pseudocódigo. É!!!! Os primeiros artigos fundamentaram a nossa base e, finalmente, agora, podemos de fato resolver alguns problemas programando. Bora lá então?

Pseudocódigo

Pseudocódigo é uma forma de representação de algoritmos, é praticamente um programa escrito em português que, depois, podemos passar para o computador. Para escrevermos códigos com pseudocódigo precisaremos conhecer alguns comandos básicos.

  • escreva (” “) = comando usado para imprimir uma mensagem na tela;
  • leia () = comando usado para ler valores digitados no teclado;
  • <- = comando de atribuição;
  • inicio = palavra usada para iniciar o programa principal;
  • fimalgortimo = palavra usada para finalizar o algoritmo;
  • var = palavra usada para declarar variaveis;
  • algoritmo = palavra usada para indicar o inicio do programa.

Exemplo

Construa um algoritmo para ler dois números. Em seguida, calcule a soma desses números, armazenando o resultado em outra variável. Imprima os dados iniciais e a soma.

algoritmo "exemplo1"
var
   n1, n2, soma: real

inicio

escreva("digite um número ")
leia(n1)
escreva("digite outro número ")
leia(n2)
soma <- n1 + n2;
escreva(" primeiro número = ", n1)
escreva(" segundo número = ", n2)
escreva(" soma = ", soma)

fimalgoritmo

Vamos analisar o algoritmo desenvolvido pra solucionar o problema de somar dois números.

Linha 1: usamos a palavra chave ALGORITMO para começar o nosso algoritmo. Observe que em seguida temos um nome entre as aspas duplas, então, sempre que for desenvolver um algoritmo você deve escrever na primeira linha algoritmo “nome_do_algoritmo”. É importante saber que toda linguagem de programação tem um modo de identificar o inicio do programa. Você sempre deve consultar a documentação da linguagem de programação que deseja trabalhar para verificar a estrutura da mesma.

Linha 2: usamos a palavra chave VAR para indicar que naquele espaço devemos declarar as variáveis que usaremos em nosso programa.

Linha 3: aqui são declaradas as variáveis, com seus identificadores e tipos. Observe que primeiro vem o nome (identificador) da variável e após os dois pontos é que vem o tipo dela. n1 e n2 são os dois números, soma é a variável que armazenará o resultado da operação.

Linha 5: usamos a palavra chave INICIO para indicar que a partir daquele ponto, tem-se o início do programa principal. Programa principal? Mas peraí, a gente já não está no programa? Pois é!!! Vamos esclarecer isso. O algoritmo inteiro, das linhas 01 à 16, é um programa, mas o programa é dividido em partes, como estamos percebendo aqui: nome do programa, declaração de variáveis, etc. Isso é norma para todas as linguagens de programação. O que ocorre é que, o que de fato o algoritmo vai fazer, vai no programa principal, ou seja, dentro de INICIO e FIMALGORITMO. Essas divisões existem pois, como veremos mais adiante, um programa na verdade é um conjunto de programas, é o que chamamos de modularização. Não fiquem com medo, logo falaremos sobre isso. No momento, o mais importante é saber que o programa principal é aquele que faz EXECUTAR os seus comandos.

Linha 7: usamos o comando ESCREVA para que seja impresso na tela do usuário um texto. Neste caso, está sendo impresso na tela um texto de solicitação. Solicitamos que o usuário digite um número.

Linha 8: usamos o comando LEIA para que o valor digitado pelo usuário, no teclado, seja armazenado na variável correspondente. Portanto, será atribuído à variável N1 o valor que o usuário digitar.

Linha 9: idem à linha 7.

Linha 10: idem à linha 8.

Linha 11: aqui é realizada uma operação matemática, mais especificamente aritmética. Observe que usamos o comando <- para que seja atribuído à variável SOMA o resultado da soma entre os valores armazenados em n1 e n2.

Linha 12: aqui novamente usamos o comando escreva, mas observe que desta vez tem algo diferente em relação às linhas 7 e 9. Estamos imprimindo na tela, junto com o texto que queremos, os valores das variáveis. Isso é feito usando-se a vírgula e, pondo após ela, a variável que queremos que seja impressa na tela.

Linha 13: idem à linha 12

Linha 14: idem à linha 12

Linha 16: usamos a palavra chave FIMALGORITMO para finalizar o programa principal e terminar a execução do programa. Essa palavra chave força a saída do programa, fechando a janela e liberando o espaço de memória que estavam reservados para as variáveis.

VisuAlg: software para pseudocódigo

Para ajudar no desenvolvimento dos seus algoritmos, você pode usar um software. Claro que fazer na mão é uma boa ideia sempre, pois quando escrevemos, aprendemos e memorizamos melhor, mas depois dessa fase, é legal testar a sua solução no computador. Este software pode ser baixado aqui.

Após baixar o software, faça a instalação, que é bem fácil e simples. Caso tenha dificuldades neste momento, por favor, deixe ali nos comentários. Depois que o programa estiver instalado, execute-o. No próprio site do software tem um manual que ensina a usá-lo, confira neste link.

Assim que entrar no programa, escreva o código deste artigo lá e execute-o, seguindo o manual citado acima. Uma tela preta, que se chama console, se abrirá quando você executar o programa, e nessa telinha serão solicitados os números para realizar a soma. Você deve se comportar agora como um usuário final para poder testar o seu programa. Digite os números (aperte enter) e aguarde o resultado aparecer.

Pode ser que você tenha dificuldades nesse momento, caso ocorra, deixe nos comentários que eu respondo, ok? O mais importante ao tentar resolver seus problemas usando VisuAlg, é usar corretamente os comandos e, desenvolver seu pseudocódigo com bastante clareza.

Bom, vamos tentar resolver alguns exercícios então? Faça primeiro no papel, depois passe para o VisuAlg, beleza? Até galera.

Exercícios

  1. Construa um algoritmo para ler dois números. Em seguida, calcule a soma, a subtração, a multiplicação e a divisão desses números, armazenando os resultados em outras variáveis. Imprimir os dados iniciais e os resultados. 
  2. Faça um algoritmo para ler a base e a altura de um triangulo. Em seguida, calcular a sua área. Imprimir: base, altura e a área. 
  3. Elabore um algoritmo para ler o nome de um aluno, sua idade (em anos) e as quatro notas (de quatro bimestres). Calcular a média anual do aluno. Imprimir: nome, idade, notas e média.

Introdução a algoritmos

Representação de Algoritmos Comando de Controle IF
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Comentários:
Notificações
Notificar
27 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
evelin rosa
evelin rosa
07/05/2024 16:21

oie alguem poderia me ajuda com essa aqui
Projete um algoritmo que receba um número e mostre o seu valor elevado ao
quadrado e ao cubo

Lucas Matos dos Santos
Lucas Matos dos Santos
Reply to  evelin rosa
08/08/2024 18:10

Olá Evelin Rosa.
Eu acabei de entrar nesta plataforma, estou estundando usando o PORTUGOL, caso estiver usando outro PSEODOCÒDIGO só alterar algum caracter se necessário…
programa
{

funcao inicio()
{
//oie alguem poderia me ajuda com essa aqui
//Projete um algoritmo que receba um número e mostre o seu valor elevado ao
//quadrado e ao cubo
inteiro n1, resultado
escreva(“Digite um número: “)
leia(n1)
resultado = n1
escreva(“\nO resltado ao QUADRADO é: “, resultado, “²”)
escreva(“\nO resultado ao CUBO é: “, resultado, “³”)

}
}

Vanessa Do Santos
Vanessa Do Santos
09/02/2022 13:45

Correndo para te seguir, estou fascinada com o mundo da programação e não sei nadaaaaaaaaaa. E fazendo algumas pesquisas te achei. Tenho dificuldade com a concentração e achei uns post que irão me ajudar a assimilar as coisas.
Obrigada!

Samuel
Samuel
06/10/2021 17:05

Quais os comandos que modificam o valor de uma variável em um pseudocódigo?

Rodrigo
Rodrigo
07/09/2021 10:51

Professora, bom dia,

Foi passado um exercício de como fazer um Fluxograma com esses dados abaixo.
Gostaria de saber como poderia montá-lo?
Desde já, agradeço!

ce = input(‘Custo da aquisição de um novo equipamento: ‘);
ct = input(‘Custo da implementação de mais um turno: ‘);
cf = (ce+ct);
if (cf<=15000000) then
mprintf(‘opção1’);
else if (ce<=ct) then
    mprintf(‘opção2’);
else
mprintf(‘opção3’);
end
end

Jefferthon de souza susana
Jefferthon de souza susana
Reply to  Rodrigo
24/07/2022 22:31

Preciso dessa resposta tbm.

Gaby
Gaby
19/11/2020 16:55

Alguém sabe a resposta do 1?

Fernando
Fernando
Reply to  Gaby
16/02/2021 18:51

Var // Seção de Declarações das variáveis n1,n2,soma,subtracao,divisao,multiplicacao,resultado_soma,resultado_subtracao,resultado_divisao,resultado_multiplicacao:inteiro Inicio // Seção de Comandos, procedimento, funções, operadores, etc…        escreval (” digite o numero 1″)        leia (n1)        escreval (“digite o numero 2 “)        leia (n2)        soma <- n1 + n2        subtracao <- n1 – n2        divisao <- n1 \ n2        multiplicacao <- n1 * n2        resultado_soma <- soma        resultado_subtracao <- subtracao        resultado_divisao <- divisao        resultado_multiplicacao <- multiplicacao        escreval (” o resultado da soma é :” , resultado_soma )        escreval (” o resultado da subtracao : é ” , resultado_subtracao )        escreval (” o resultado da divisao é : ” , resultado_divisao )        escreval… Leia mais »

jilmey da costa
jilmey da costa
14/02/2020 08:05

ok não te conheço, mas valeu mano me ajudou bastante ,sou de são tome

Breenda Oliveira
Breenda Oliveira
06/10/2019 10:45

Olá, na questão 3 do exemplo está pedindo para que o algoritmo leia o nome do aluno, porém, se não me falha a memória, a variável de caractere só armazena uma letra, devo utilizar algum vetor? Se sim, qual?

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  Breenda Oliveira
02/04/2020 23:01

A Variável caractere não armazena só uma letra. pode declarar como caractere, não vai ter problema.

Cátia Cristina de Souza
Cátia Cristina de Souza
17/07/2019 03:09

Excelente conteúdo, ajudou muitíssimo, só tenho a agradecer.

Tiago Mendes
Tiago Mendes
07/05/2019 08:55

Gostei muito do post, claro e simples de perceber. Só acho que poderia ter as soluções dos exercícios propostos para comparação e correção. Valeu ?

Elias
Elias
12/03/2019 15:59

top adorei muito bem explicado , onde aperta o botão pra dá 1 milhão de curtidas , nossa nunca vi minguem explicar como você explicou , muitíssimo obrigado por nos ajudar e compartilhar esse conhecimento maravilhoso , que deus lhe abençoe a sua vida . Gratidão eterna …
agora que me deu mais vontade de praticar e me preparar para entrar na faculdade . 😀

Home » Software » Pseudocódigo

EM DESTAQUE

WEBINARS

VEJA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste: