Participantes
Alessandra Gomes dos Santos
Luiz Guilherme M. Ito
Pedro K.
Descrição
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma é o tipo mais frequente no Brasil, correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Embora a maioria dos casos de câncer de pele seja curável, o diagnóstico tardio é um dos principais fatores que contribuem para uma taxa de mortalidade significativa. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura.
Neste trabalho, propomos o desenvolvimento de um sistema portátil e barato composto essencialmente pelo sistema embarcado ESP 32-S3-EYE, aplicando suas funções para diagnosticar lesões de pele em tempo real de forma não invasiva, aumentando assim as chances de sucesso no tratamento e potencialmente reduzindo a taxa de mortalidade associada a essa doença.
Hardware
O hardware do projeto será composto essencialmente pelo sistema embarcado ESP 32-S3-EYE e seus recursos. O registro e reconhecimento das imagens será realizado através de uma câmera de 2 megapixels embutida na própria placa, o fornecimento rápido de um pré-diagnóstico será exibido no display LCD, e o processamento de comandos de voz para comandos básicos, tais como: enviar a imagem para um e-mail pessoal, ou até mesmo conectar-se a sistemas de assistentes virtuais (Ex: Alexa).
Software
O software do sistema será composto por duas partes principais: as linguagens C e C++, para as aplicações de Internet das Coisas (IoT), e a linguagem Python, para a visão computacional e a classificação de imagens utilizando técnicas avançadas de redes neurais convolucionais profundas (deep learning). Com a implementação desse sistema, espera-se contribuir para a detecção precoce do câncer de pele, aumentando assim as chances de sucesso no tratamento e potencialmente reduzindo a taxa de mortalidade associada a essa doença.
Referências
REBOUÇAS, Thaysa Keyla Moreira.A internet das coisas como instrumento para a qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais: um mapeamento sistemático da literatura, 2019: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49470 (Acesso em: 04/04/2022)
FREIRE, Anderson, PANTALEON, Efrain, DANTAS, Rummenigge.Sistema Auxiliar em Tempo Real para Prevenção de Lesão por Pressão, 2021:
https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3190 (Acesso em: 06/04/2022)
UTSCH, Kaio, USO DE REDES NEURAIS CONVOLUCIONAIS PARA CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS DIGITAIS DE LESÕES DE PELE, 2018.
https://ele.ufes.br/sites/engenhariaeletrica.ufes.br/files/field/anexo/kaio_g_utsch.pdf (Acesso em 23/04/2022)










