Introdução
Nem sempre pesquisar as patentes, definir os requisitos e especificações técnicas do projeto são suficientes para se iniciar um novo projeto. Muitas vezes precisamos ir atrás de um pouco mais de teoria e de ciência para conseguirmos um embasamento teórico melhor. Aí o negócio é apelar para os universitários…
Publicações online
Uma maneira de se fazer isso, é realizar as pesquisas básicas no Google, Yahoo, Bing ou outro site de buscas de sua preferência. Os melhores resultados porém, você obtém pesquisando em ferramentas especializadas nos assuntos científicos e técnicos. Observe apenas que nem sempre o material encontrado é gratuito. Eu costumo utilizar os seguintes:
-
Aqui você pode pesquisar nas publicações do IEEE:
-
Nesse site você encontra webinários, cursos, treinamentos, white papers, application notes, tutoriais e muitos outros recursos:
-
Esse site é bem legal! Dá para acessar capítulos inteiros de livros e outras publicações:

-
Nesse, as informações são mais concentradas nas áreas de eletricidade:
Apenas a título de comentrio, nas pesquisas que realizei na internet, algumas vezes me deparei com as teses de mestrado ou doutorado de engenheiros portugueses. Vale a pena consultá-los. A qualidade da informação e a clareza com que eles expõem o assunto de que estão tratando são impressionantes.
Webcasts
Um recurso bastante interessante para se aprender um novo assunto ou atualizar os seus conhecimentos são os webcasts. São palestras ou seminários de curta duração, em média de 1 hora, onde é abordado um determinado tema e apresentado um panorama sobre esse tema. Esses seminários online, em geral são transmitidos ao vivo e você pode participar formulando suas perguntas ao palestrante após a apresentação. Os webcasts são arquivados e ficam disponíveis para consulta por um longo período. Algumas fontes de webcasts:
- TOL- Techonline: Nesse site você encontra webinários, cursos, treinamentos, white papers, application notes, tutoriais e muitos outros recursos
- Design News & Digikey – Continuing Education Center: Cursos gratuitos na forma de mini cursos com 5 dias de duração, cada aula dura em média 30 min. É possível acessar cursos arquivados também.
- Outras fontes de informação para webinários, cursos e treinamentos:
- Fabricantes de produtos: Altera, Xilinx, Atmel, Microchip, Texas Instruments, etc;
- Fabricantes de equipamentos: Rohde & Schwarz, Agilent, Anritsu, National Instruments, etc;
- Revistas técnicas: Control Engineering, Eletronic Design, Microwaves & RF, etc.
Cursos universitários online
Expandindo o conceito de educação de nível superior, muitas universidades oferecem cursos formais à distância. Podem ser boas alternativas para complementar sua formação, quando houver necessidade. Nas sugestões abaixo serão destacados apenas as fontes de conhecimento onde é possível realizar treinamentos gratuitos e de qualidade.
- Veduca – Cursos online gratuitos de nível universitário com aulas das universidades de Harvard, Michigan, USP, Unicamp, Unesp, entre outras.
- Coursera – O Coursera é uma plataforma de ensino que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo, para oferecer cursos online e gratuitos a todos.
- MIT OPEN COURSEWARE – Cursos abertos (e gratuitos) do MIT. (Tem alguns em Português!)
- edX– O MIT e a Universidade de Harvard fundaram em parceria o edX , que oferece diversos cursos gratuitos online. Atualmente o edX conta com pelo menos mais 32 universidades parceiras do mundo todo. É imperdível!
- UNIVERSITY OF CALIFORNIA, BERKELEY – Cursos online
- Open Yale Courses – Cursos online
Resumindo, com tantas fontes de educação de qualidade gratuitas à nossa disposição, só não se atualiza profissionalmente quem não quer, não é mesmo? Se você conhece outras fontes para educação universitária gratuita, por favor compartilhe conosco.















Ótima série Henrique, agradável de ler e esclarecedora!
Participar sua experiência somado aos links que você disponibilizou é como dar o peixe e ensinar a pescar. Com certeza ajudará a muitos por muito tempo.
Obrigado!
Adorei as referências para webcasts! Os da TOL são fantásticos…Parabéns pela série! 😉
Abraços,
Henrique
Grato, Henrique.
É gentileza sua. Para mim é uma satisfação poder compartilhar um pouco da minha experiência profissional com os leitores do Embarcados.
Abraço,
Henrique